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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 10:04 
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Sei que não é o caso da bateria da Teneré (selada), mas fica aí a dica.
Ontem fui à casa da minha sogra (outra vez. Assim ela vai acabar pensando que gosto dela) pra instalar o alarme na moto. Depois de desmontar tudo e instalar o alarme percebi que a partida estava pesada. Duas partidas depois ela não ligou mais. Dei um tranco e vim embora pra casa. Chegando aqui dei outra partida e ela pegou normalmente. Hoje pela manhã retirei a bateria da moto para verificar o estado. Medi e ela tinha 12,15V. Não tão mal, mas de cara a especificação da bateria está errada para a moto. A Drag Star precisa de uma bateria com no mínimo 12 amperes e esta tem 10 amperes, além de ser de uma marca mais ou menos. Como não tenho nenhum equipamento elétrico na moto e o alarme fica desligado quando a moto está na garagem, vou com esta mesmo até dar pau.
Aqui veio a dúvida. Esta bateria é selada, de baixa manutenção ou normal? Não tem respiro, mas tem uma tampa, onde está escrito NÃO ABRA. Não abra!?!?! O Caramba. A moto é minha e eu abro sim. Retirando a tampa deu pra ver que não é selada. Inclinei a bateria para ver quanto tinha de solução nela e......nada??? Mas estava úmido lá dentro, sem ressecamento nem crostas, um bom sinal. Completei os seis vasos com água desmineralizada (foram mais de 100ml), fechei, limpei os terminais com uma solução de água e bicarbonato de sódio e coloquei na moto novamente. Dei a partida e ela pegou. Depois de uns dois minutos eu medi novamente e ela já estava com 12,54V. Agora é andar pra ver se volta ao normal. Se não der certo compro uma Yuasa de 14 amperes

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Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).


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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 10:35 
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Grande Marcel
Bela motoca, parabéns pela paciência e zelo no trato da maquina, tive uma Shadow 600 que me deixou saudades.
Quanto a bateria, mesmo com pouca carga ela vai mostrar 12 volts, o que muda e a corrente/amperes, seu multi teste mede corrente (não meça em bateria com mais de 10 amperes com este multi teste), faça a medição em amperes e verá se a bateria esta segurando carga ou não.

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E Braz
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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 10:48 
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Valeu Braz. Quando sair com ela pretendo medir novamente.
Um abraço.

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 12:40 
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Exato, meça a corrente e fale para a gente.

Essa história de selada rsrs é uma grande e longa história para reforma e venda das baterias...enfim, vc fez certo.

Lembrando que a vida útil dela pode ser pra mais ou menos mesmo com a troca quimica, pois as placas já fadigaram....

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 18:35 
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Com a bateria do meu carro aconteceu a mesma coisa, quando abri, ví que estava seca, coloquei água, liguei e estou com ela até hoje.

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 18:43 
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Braz escreveu:
(...)
Quanto a bateria, mesmo com pouca carga ela vai mostrar 12 volts, o que muda e a corrente/amperes, seu multi teste mede corrente (não meça em bateria com mais de 10 amperes com este multi teste), faça a medição em amperes e verá se a bateria esta segurando carga ou não.


Opa!! Existe uma relação entre voltagem e carga sim.

Veja:

viewtopic.php?f=8&t=2169#p37082

kablack escreveu:
(...)
A relação entre carga e tensão das baterias chumbo ácido de 12 volts se dá abaixo:

100% = 12,7~12,8 Volts
75% = 12,4~12,6 Volts
50% = 12,2~12,4 Volts
25% = 12,0~12,2 Volts
0% = 11,9~12,0 Volts

A carga deve ser medida após 12 horas de repouso, sob pena de se aferir "carga residual" do alternador.

Baterias que ficam com tensão inferior a 12,4 Volts entram em processo de Sulfatação em algumas horas. (Recomendo fortemente carregadores inteligente UI ou UUI como o exibido neste tópico para quem utiliza as motos apenas nos fins de semana.)


Para quem quiser se aprofundar mais:


http://www.hobbys.com.br/centraldevelei ... terias.pdf


(...)
Este site tem absolutamente tudo que precisei saber até hoje sobre baterias. Recomendo.

http://www.batteryuniversity.com/


Abraço

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 19:20 
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Cara essa tabela é a co-relação de tensão com a amperagem, e é muito relativa, serve apenas para se basear mesmo, esse é o famoso fator que muitos de nossos esquipamentos usam para mostrar a quantidade que resta de carga mais não de durabilidade.

Para chegarmos nisso teríamos que fatorar temperatura, tempo de carga, quantidade de ciclos, tempo de descarga, amperagem de carga, picos e etc...

O melhor e mais direto é medir no multimetro e rapidinho ela faz essa relação, não certeira mais aproximada e assim podemos ver se ela está mais ou menos.

Eu hj, qualquer bateria, deu 2 anos eu troco não importa como está, claro, isso é minha opinião e experiência.

Enviado do meu GT-I9100

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 19:59 
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Concordo.

A tabela indica estado de carga e não durabilidade da bateria.

Porém... Se depois de umas 12 horas em repouso a bateria mantiver a carga plena, (mais de 12,6 volts) podemos considerar que ela está em excelente estado. Concorda?

Também não devemos ignorar o fenômeno "morte súbita" que algumas marcas de bateria sofrem.

Abraço

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 20:21 
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kablack, a tabela procede.
Mas como ele possui o multi teste que "mede" a corrente, é bem mais fácil que ficar brigando com décimos de tensão. Só facilitando mesmo.

Abraço

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MensagemEnviado: 27 Jan 2013, 20:53 
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Ok. Mas... Como funciona medir a corrente?

A corrente nominal da bateria é de 10 Ah, Tensão de 12 v, certo?

Se ele medir 9,5 Ah, o que significa?

Quais são os parâmetros usados para saber se a bateria está boa ou ruim por este critério?

Abraços

P.S.: :sol: Estou perguntando mesmo, Ok? Desconheço o método. Só isso. Só conheço a relação Tensão x Carga. :sol:

P.S.2.: Sei que os multímetros comuns medem só até 10 Ah antes de queimarem... Já "fritei" vários usando a escala errada...:risadinha:

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