Auxiliar Strobo com controlador

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
andreperandin
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2014, 14:00
Cidade onde mora: Santo André - SP

Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por andreperandin » 17 Jun 2014, 10:49

Bom dia pessoal.
Tava pensando em instalar um LED com controlador strobo na ténéré, pois pego a anchieta todo dia de madrugada.
Alguém ai já fez isso?
Achei esse modelo aqui pra colocar, mas não sei se é fácil de instalar, se dá pra colocar apenas uma e não as duas, se liga direto na bateria... enfim, se alguém já fez por favor compartilhe conosco...inclusive fotos caso tiver...vlw!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -xenon-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por Dpomarico » 17 Jun 2014, 11:33

André,

Cuidado com os acessórios que você quer colocar. Sei que a intenção é "ser visto", porém você estará agindo contra lei:

Esse negócio de usar strobo "se passando" por uma unidade policial é crime grave.

O CTB em seu inc. VII e Art.29 determina quem usa o strobo vermelho:

"VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:"

Lendo a tipificação mencionada fica fácil, portanto quem usa os giroflex ou high-light na cor vermelha são as viaturas de:
1- Bombeiros
2- Polícias
3- Fiscalização e operação de trânsito
4- Ambulâncias
O §3º da Resolução 268/08, adiciona ainda os veículos destinados ao atendimento de emergência de acidentes ambientais, fora disso mais ninguém.

O CTB não determina que cor deve ser a luz dos veículos prestadores de utilidade pública, deixando este encardo no texto do inc.VIII do Art.29 ao CONTRAN, que o fez na Resolução 268, tipificando que esta deveria ser na cor amarelo âmbar (Art.3º "caput" da Res.268/08), percebe-se que o CTB (Lei 9503/97), deixa também a encargo do CONTRAN determinar quais serão os veículos prestadores de utilidade pública, que em conformidade com o §1º do Art.3º da Resolução 268, são os seguintes:

"I - os destinados à manutenção e reparo de redes de energia elétrica, de água e esgotos, de gás combustível canalizado e de comunicações;
II - os que se destinam à conservação, manutenção e sinalização viária, quando a serviço de órgão executivo de trânsito ou executivo rodoviário;
III - os destinados ao socorro mecânico de emergência nas vias abertas à circulação pública;
IV - os veículos especiais destinados ao transporte de valores;
V - os veículos destinados ao serviço de escolta, quando registrados em órgão rodoviário para tal finalidade;
VI - os veículos especiais destinados ao recolhimento de lixo a serviço da Administração Pública."

Mesmo estes órgão precisam de prévia autorização para poderem utilizar este dispositivo, conforme tipifica o §2º do mesmo Art.3º da Resolução mencionada:

"§2º A instalação do dispositivo referido no "caput" deste artigo, dependerá de prévia autorização do órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal onde o veículo estiver registrado, que fará constar no Certificado de Licenciamento Anual, no campo “observações”, código abreviado na forma estabelecida pelo órgão máximo executivo de trânsito da União."

Portanto nenhum cidadão pode fazer uso de tais dispositivos.

Fonte: Portal BigTrail, usuário rpalmeida.

Além disso, a não utilização do strobo te livra de tomar um tiro a toa... SP e regiões do grande ABC não está fácil!
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por ivojoseaug » 17 Jun 2014, 13:16

A única coisa que eu concordo aí é que se passar por polícia não é bom negócio, hahahaha...Embora o coléga Dpomarico esteja 110% correto, eu acho que uma iluminação mais eficiente é necessário para que você seja visto na rodovia à noite, independente de lei, tratado, pacto social e etc...esses documentos abstratos não vão garantir sua vida. A luz forte fará vc ver e ser visto, melhorando muito suas chances de sobrevivência. Invista em faróis auxiliares.

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por Dpomarico » 17 Jun 2014, 19:11

Se quer ser visto, basta um xênon.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

Avatar do usuário
CelioDias
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1458
Registrado em: 27 Jan 2013, 21:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por CelioDias » 17 Jun 2014, 19:17

andreperandin

Você vai encontrar bastante informação no tópico abaixo, tem diversas opções de Led que pode ser colocado no lugar do Strobo.

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... l+auxiliar" onclick="window.open(this.href);return false;
Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
São Paulo/SP

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por Led-RJ » 18 Jun 2014, 01:36

Sobre o Xenon, ele tbm estaria contra a legislação...
E sobre o strobo, não foi dito nada sobre ele na cor branca...
Penso tbm que antes os veículos me verem com um strobo branco do que um acidente...
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

andreperandin
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2014, 14:00
Cidade onde mora: Santo André - SP

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por andreperandin » 18 Jun 2014, 06:16

Minha intenção nunca foi me passar por polícia ou coisa do tipo... É questao de segurança mesmo. Por coincidência, hj passou por mim uma fazer com strobo, mas o dele era diferente, o farol xenon que piscava como strobo. Alguém ja viu isso?

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por ivojoseaug » 18 Jun 2014, 10:23

o problema não é vc querer se passar por polícia, é os mano achar que vc é polícia e meter bala...eu não boto nada piscando na moto, hahahaha.

jcurty
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Mai 2013, 17:02
Cidade onde mora: rio de janeiro/rj

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por jcurty » 18 Jun 2014, 11:04

Eu tenho strobos brancos uso direto em qualquer lugar estrada e tudo, já passei por blitz até de prf nunca tive problemas.

andreperandin
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jun 2014, 14:00
Cidade onde mora: Santo André - SP

Re: Auxiliar Strobo com controlador

Mensagem por andreperandin » 18 Jun 2014, 14:34

Boa tarde jcurty!
Tem como vc passar o link dos que você comprou? (caso tiver comprado pela net)
Você mesmo que instalou? Tem fotos?

Responder