Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por RAlves » 14 Mar 2014, 18:56

Cara,

Negativo do farol vai no negativo da bateria,

Positivo do farol vai no comutador (qualquer fio) e o outro fio do comutador vai no positivo da bateria.

Veja bem:
O comutador nao fica invertido. Em uma posicao, ele da contato entre os dois fios, na outra, nao. e so isso.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por GABA » 17 Mar 2014, 16:09

Galera,

Valeram as dicas, consegui montar a bagaça no FDS, vou ver se consigo postar as fotos.

Ficou muito bom!

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por willianlimasantos » 17 Mar 2014, 16:27

Faz um mini tutorial pra gente ai, estou comprando um kit também e pretendo instalar eu mesmo, toda informação já ajuda bastante.

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por GABA » 18 Mar 2014, 16:47

willianlimasantos,

Vai colocar o par ou um só?? Se forem dois eu já não sei como fazer...KKKKKK

Na verdade, com um só, é bem fácil, o que deu trabalho foi soldar, medir, etc...
Acabou ficando um pouco de fio sobrando em alguns pontos porque nem desmontei as carenagens nem nada, só tirei o banco.

Tentei upar as fotos no imageshack, não consegui, vou tentar de novo.

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por willianlimasantos » 18 Mar 2014, 22:39

Blz então no meu vou colocar dois, mas acho que deve ser o mesmo esquema, se conseguir postar umas fotos ai já ajuda, recebi os meus faróis hoje, vou instalar nesta semana quando sobrar um tempo, só to com uma dúvida onde vou fixá-los.

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por willianlimasantos » 18 Mar 2014, 22:56

farruda1 escreveu:E ai galera, estou instalando um par da farol de led de 9W na minha tenebrosa. Acho que este é o melhor lugar, pois a iluminação acompanha o giro do guidão nas manobras. A parte elétrica ainda vou fazer. Como não sou eletricista aceito sugestão dos amigos de onde puxar a energia elétrica. Eu gostaria de energizar somente quando ligar a ignição da moto. Quero colocar um botão liga/desliga no guidão. Aguardo sugestão dos amigos.
Imagem
Imagem
Ola farruda1 gostaria de saber como você prendeu o farol auxiliar ai, comprei um farol deste também e gostaria de instalar neste mesmo lugar.

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por GABA » 20 Mar 2014, 12:22

willianlimasantos escreveu:Blz então no meu vou colocar dois, mas acho que deve ser o mesmo esquema, se conseguir postar umas fotos ai já ajuda, recebi os meus faróis hoje, vou instalar nesta semana quando sobrar um tempo, só to com uma dúvida onde vou fixá-los.
Cara, não sei como proceder para ligar dois faróis, até a semana passada não sabia nem como ligar um...kkkkk

Para um é o seguinte: ligue um fio no positivo da bateria e leve até o fio vermelho da chave liga/desliga (se ligar no fio preto tbm funfa, mas o liga vira o desliga e vice versa) depois ligue o fio preto da chave no positivo do farol. O negativo do farol não precisa ser ligado no negativo da bateria, por ser terra, pode ser ligado em qualguer parte do chassis, como um parafuso por exemplo. Eu liguei num dos parafusos da mesa inferior. Após estes passos está pronto.

Por opção, preferi ligar direto na bateria então não preciso estar com a ignição ligada. No seu caso você teria que ligar no pós-chave da moto, que não é nada mais que qualquer coisa que funcione apenas com a ignição ligada, pode puxar do farol, lanterna, inerruptores de freioo, setas, etc...

Basta que você encontre um desses fios positivos.

Nâo consegui upar as fotos para o imageshack, ele pede para eu virar usuário pagante e não tô afim...alguém sabe outro meio para jogar fotos aqui no fórum??

Espero ter ajudado.

Abraços!!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por willianlimasantos » 20 Mar 2014, 12:37

Blz amigo, obrigado pelo tuto, peguei meus kit de farol auxiliar, depois tento postar foto do kit, ele já vem completinho, da pra ligar direto na bateria, vou tentar instalar este fim de semana, depois tento tirar umas fotos.

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por ivojoseaug » 20 Mar 2014, 15:22

Rapaziada, se a moto tiver na garantia, nao altere o chicote dela. Comprem um fio paralelo 2x1mm, um porta fusível automotivo, um fusível automotivo entre 3 e 5 A e terminais para encaixar o fio na bateria.

- O porta fusível deve ser colocado em série com o positivo: Bateria da moto ---porta fusível ------fio-----interruptor---farol
- O negativo vai direto da bateria da moto para o farol.
- Não faça a instalação sem fusível, se der curto e não tiver a proteção, a moto pode literalmente torrar...pegar fogo...Em veículos movidos a gasolina, deve sempre existir fusível como proteção da parte elétrica o mais perto possível da origem de tensão.
- para instalar a fiação, compre: Abraçadeiras plásticas e fita isolante.
- Retire a carenagem esquerda da moto e o banco. Passe o fio juntamente com o quadro da moto, se afastando de zonas de calor. Vá fixando o fio com as abraçadeiras ao longo do caminho. com o fio instalado, deve haver uma sobra nas duas pontas.
- Instale primeiro o fio nos faróis, lembrando de dimensionar o fio de desvio para o interruptor. Pode utilizar solda ou contato mecânico e sempre isolando com a fita isolante. Depois instale perto da bateria o porta fusível e, por consequencia, os terminais da bateria.


Para quem não tem solda: O contato mecanico consiste numa técnica de descascar os fios a serem juntados em uns 2 cm e enrolar um no outro fortemente. depois basta isolar. Ao contrário do senso comum, esse tipo de contato, se bem feito, funciona bem. é desejável soldar, mas uma solda mal feita é pior que o contato mecânico.

Avatar do usuário
willianlimasantos
Usuário
Usuário
Mensagens: 140
Registrado em: 12 Out 2012, 22:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Faróis auxiliares

Mensagem por willianlimasantos » 20 Mar 2014, 16:38

Bela explicação, vou instalar o meu kit desta maneira, já está tudo providenciado, só falta instalar na moto.

Responder