Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por GABA » 12 Fev 2014, 17:09

Boa tarde, galera!!

Alguém conhece este acessório?

Imagem

Imagem

É uma alternativa interessante para quem deseja carregar muita tranqueira e detesta bauletos (eu por exemplo).

Aquele negócio batendo e fazendo barulho definitivamente não me agrada, sem contar a estética.

Este acessório seria válido para quem anda com garupa em viagens, geralmente, fica por conta do garupa carregar as tralhas nas costas.
Acredito que principalmente em passeios Off Road, onde geralmente levamos barraca, lona, colchão inflável, mochila, etc..
Terreno acidentado com bauletos convencionais não é legal!

O funcionamento é simples, prende-se a plataforma no bagageiro da mesma forma que se prende o bauleto (com parafusos e travas), coloca-se a carga e a mesma é presa com elásticos ou esticadores. Simples e funcional, vejam na pratica:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Peço desculpas pela qualidade das fotos da plataforma montada sobre a moto, foram tiradas à noite, com o celular e depois de uma viagem de 300Km.

Também quero ressaltar que a plataforma ainda está em fase de testes e que utilizo um bagageiro tubular (não maciço) da Chapam. Tanto a plataforma quanto o bagageiro aguentaram o tranco sem problemas, mesmo com minha namorada apoiada sobre bagagens o trajeto (mencionado acima) inteiro.

A plataforma é feita em chapa de Aço Carbono cortada a laser com espessura de 2,00mm e pintada com tinta eletrostática em preto fosco texturizado.

Também utiliza parafusos escareados de Inox 304 do tipo Allen e arruela feita sob medida (Ainda em fase de testes e acabamento)

Gostaria muito de receber sugestões, dúvidas e pedradas de vocês, seria de grande ajuda. :thumbup:

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
jonny_russo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 17 Fev 2014, 20:59
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por jonny_russo » 17 Fev 2014, 21:07

Olá colega!
Sou daqueles que também que não gosto de bauletos.
Encontrei esse acessório na Motoban, porém ao custo de R$ 293,00. Achei caro demais.
Onde você comprou o seu? Pagou quanto?
Obrigado!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por Fmm4100 » 17 Fev 2014, 21:20

Seria interessante um reforço no quadro e umas hastes do bagageiro ate as pedaleiras, pois isso gera muito esforço na extremidade.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por GABA » 17 Fev 2014, 21:32

jonny_russo escreveu:Olá colega!
Sou daqueles que também que não gosto de bauletos.
Encontrei esse acessório na Motoban, porém ao custo de R$ 293,00. Achei caro demais.
Onde você comprou o seu? Pagou quanto?
Obrigado!

Jonny, beleza?

Eu achei umas fotos na net, fiz o projeto, mandei cortar a laser, dobrar, pintar e fazer as arroelas para os parafusos escareados.

A chapa mede 40x30cm, se tiver interesse, posso fazer em outras medidas para voce e num preço bem mais em conta.

Eu tinha colocado até um logo para ser cortado a laser, mas só coloquei no desenho geral e esqueci de colocar no desenho de corte e acabou saindo sem. :batecabeca:

Se quiser uma me mande um MP que levanto os custos e te passo o preço.

Abraço!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por GABA » 17 Fev 2014, 21:43

Fmm4100 escreveu:Seria interessante um reforço no quadro e umas hastes do bagageiro ate as pedaleiras, pois isso gera muito esforço na extremidade.
Felipe,

Como ainda está em fase de testes, preferi não colocar reforços de quadro para saber quais problemas o equipamento poderia causar, tanto que comprei o bagageiro tubular e não maciço, na esperança de que se algo quebrar, que seja o bagageiro.

Tenho para mim que o que quebra as soldas do quadro é a vibração, não o peso. E por incrível que pareça, a peça não vibra! Isso porque eu montei sem borrachas entre o bagageiro e a chapa, não faz um barulhinho sequer!

Veja um vídeo feito sexta-feira onde eu e o meu amigo cfarias pegamos um trecho OFF voltando do trabalho. Andamos forte e no caminho tinha buracos e trechos com muitas pedras, minha mochila ficou amarrada no extensor o tempo todo e não atrapalhou em nada.


https://www.youtube.com/watch?v=GOY9q2BOt5k

Claro que o ideal seria utilizar os reforços de quadro, mas, durante a fase de testes o extensor está se saindo melhor do que eu esperava.

Abraço!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
jonny_russo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 17 Fev 2014, 20:59
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por jonny_russo » 17 Fev 2014, 23:05

Legal Gaba!
Instalei na minha Ténéré o bagageiro Givi SR374, pois com esta plataforma que você desenvolveu, pretendo utilizar a mala impermeável da Givi de 40 litros.
Acho que será suficiente para meus passeios.
Por outro lado, a Roncar possui uma base estendida para bauletos, que serviria para mim. Veja:
http://www.roncar.com.br/produto/detalh ... -40-litros" onclick="window.open(this.href);return false;
Só não tenho as medidas. Já mandei um email para eles, solicitando as dimensões.
Depois disso, voltamos a conversar.
Um abraço.

Enviado de meu GT-P3110 usando Tapatalk

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por GABA » 18 Fev 2014, 09:37

Jonny, bom dia!

Interessante essa base da Roncar, mas para dizer algo teria mesmo que saber as medidas.

Só achei estranho que ela não tenha dobras nos cantos, deve ficar um pouco molenga. As dobras conferem muito mais resitência à torção.

Se tiver interesse, tire as medidas da área de contato da mala cheia com o bagageiro e podemos dimensionar a chapa de maneira que melhor o atenda.

Eu ainda tenho vontade de fazer um desses em aço inox, serviria para carregar as tranqueiras e posteriormente de chapa para fritar uns bifes no camping...kkkkk

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
jonny_russo
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 17 Fev 2014, 20:59
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por jonny_russo » 18 Fev 2014, 23:21

E aí Gaba...tranquilo?
Recebi a mensagem da Roncar e me informaram que a dimensão daquela base é de 20x30cm. É pequeno.
Como você fixou a sua base no bagageiro?
Você não pensou fazer em alumínio?
Gostaria de saber sobre os teus custos para produzir mais uma chapa dessas.
Vamos conversando.
Abraço.

Enviado de meu GT-P3110 usando Tapatalk

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por GABA » 19 Fev 2014, 11:19

Tudo certo, Jonny! E aí?

Usei parafusos em aço inox M8x50 (muito grandes no comprimento, na próxima utilizarei parafusos menores) do tipo allen com cabeça escareada e arroelas feitas sob medida na parte superior e na parte inferior arroelas lisas, porcas M8 do tipo Parlock com travas convencionais para bauleto.

Já pensei em alumínio, mas o acabamento prateado não me agrada então não levei pra frente, vou estudar o assunto considerando alumínio escovado ou anodizado. Mas imagino que os custos aumentem consideravelmente, em breve te dou um retorno sobre o assunto.

Você gostaria da plataforma nas medidas originais, 300x400mm?

Abraços!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Plataforma extendida para bagageiro - Opiniões

Mensagem por ghamauricio » 19 Fev 2014, 14:24

Eu até queria um negócio desses, mas nunca vi um feito de maneira que me satisfizesse. Isto é popular lá na gringa, mas lá fora nego costuma usar aqueles elásticos desse estilo aqui:

http://www.rokstraps.com/overview.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
ImagemImagemImagem

Gaba, quanto sai pra você fazer uma chapa dessas? Se eu te mandar um arquivo em CAD, você corta uma pra mim? Vamos montar uma sociedade? Imagem Qualquer coisa, me manda uma MP!

Abs!

Responder