Indicador de Marcha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LFPS
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 15 Jan 2013, 07:38
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por LFPS » 03 Mai 2013, 15:00

Faraho escreveu:Boas fotos...
Gostei do acabamento que tu deu...
Valeu.
alexandrepalhynha escreveu:tem um jeito mais facil, menos peças, mas tem que mexer em dois fios: o que entra no contagiros e o do velocimetro. coloca um uC fazendo a leitura dos dois e dividindo os valores, programa uma tabelinha e conforme apurar a marcha joga no display.
fica bom e virtualmente a prova de erros, só nao marca correto se andar queimando embreagem. mas quando largar ele volta a medição certa.
No forum da Tenere 1200, o Heyder instalou um sistema que utiliza esses fios que você citou(viewtopic.php?f=29&t=1302&hilit=indicador+de+marcha. O display(GIpro-xt) que ele utilizou custa bem mais. E achei muito "intrusivo" na eletrônica da moto.

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por alexandrepalhynha » 03 Mai 2013, 15:12

intrusivo se vc for injetar sinal nestes fios, como vai apenas ler, tudo bem. claro que precisa fazer direito, isolar bem, etc.
se tiver conector no chicote aonde se possa puxar o sinal beleza. querendo é so retirar que fica tudo original.
alias todas as minhas melhorias na minha moto são assim, posso voltar para o original a qquer momento.

Avatar do usuário
LFPS
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 15 Jan 2013, 07:38
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por LFPS » 03 Mai 2013, 18:57

alexandrepalhynha escreveu:intrusivo se vc for injetar sinal nestes fios, como vai apenas ler, tudo bem. claro que precisa fazer direito, isolar bem, etc.
se tiver conector no chicote aonde se possa puxar o sinal beleza. querendo é so retirar que fica tudo original.
alias todas as minhas melhorias na minha moto são assim, posso voltar para o original a qquer momento.
Penso da mesma forma. Gosto de manter original. Tanto que no alarme, usei o kit da positron para Tenere. :thumbup:

Conseguiu achar onde ligam os fios? Acho que o mais complicado seria montar o display, não?

Barbugiani
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Fev 2015, 11:08
Cidade onde mora: São Paulo - SP

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por Barbugiani » 29 Dez 2016, 14:22

LFPS escreveu:
jxylopes escreveu:LFPS,

Coloca aí o link de onde você comprou!
Eu comprei no ebay com esse vendedor: http://www.ebay.com/itm/Red-Universal-D ... 3cbab23405

na época foi 19,90 dólares. Parece que ele aumentou o preço para 23 dólares. Mas existem outros vendedores do mesmo produto no ebay. É só procurar por "universal gear indicator".

Agora as fotos de como instalei os sensores na moto:

IMAGEM
Fiz esta peça pra prender o imã na alavanca de marcha. Fiz usando uma cantoneira de aluminio. E colei o imã com araldite. Depois envolvi com termo-retrátil.

IMAGEM
Prendi os sensores aproveitando as ranhuras desse acabamento da moto. Usei fita dupla face 3M Fixa Forte(extern. / intern.)

IMAGEM
Aqui a peça com o imã já está parafusada no lugar. Em verde é o fio que deve ser ligado no sensor de neutro da moto.

IMAGEM
A ligação dos fios é bem simples. Só precisei ligar 1 fio positivo, 1 terra e 1 fio no sensor de neutro da moto. Os outros fios vão para os sensores.


Esse indicador consegue marcar de 0 a 8... Mas com o espaçamento correto do sensor ele marca as 5 marchas da moto certinho. Mesmo que você tente engatar a 6ª na moto, o sensor só indica até a 5ª marcha. Por isso o esquema é ajustar bem a distância entre os sensores e o imã.

Rodei com a moto 200km e todas as marchas foram mostradas corretamente. E não tem delay(lag) na indicação. Ao engatar a marcha, já aparece o número correspondente no display.
Ressuscitando o tópico.
Amigo LFPS, sei que esse post é antigo, mas ainda teria as imagens utilizadas ?
Comprei o meu a uns 20 dias e tive medo de colocar justamente por conta dos sensores.
.
Muito obrigado
"Nunca pilote mais rápido do que seu anjo da guarda possa voar"

Versys X-ABS-Tourer - 20/20 - 300cc
Téneré 14/15 - 250cc
Sahara 1996 - 350cc
Ténéré 15/16 - 25cc
Kymco Zing 2000 - 150cc
CG 1998 - 125cc
XLX350R 1993 - 350cc

RAFAELFSIERRA
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 12 Mai 2017, 13:45
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por RAFAELFSIERRA » 25 Mai 2017, 11:22

Galera ... o meu indicador de marcha chegou ...
Não consigo ver as imagens postadas. Cm sou novo aqui no Forum, gostaria de ter a possibilidade de auxilio dos mais antigos presentes.
Sou de Duque de Caxias, tenho uma Tê 2016 azul. Antiga Fazer 2001, outra Fazer 2014 e agora a Tenere 2016.
Desde já agradeço.

Avatar do usuário
MARCIO MPS2000
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 72
Registrado em: 09 Fev 2013, 20:35
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Indicador de Marcha

Mensagem por MARCIO MPS2000 » 25 Mai 2017, 22:28

Eu também comprei um agora e um mecânico aqui do Engenho Novo- RJ vai instalar pra mim.
Atuais:
2012 - YAMAHA XTZ 250 Ténéré - 4T / I.E.
1991 - YAMAHA RX - 1979 - 2T
Ex:
1990 - GARELLI III - 2T
Sonho:
YAMAHA XTZ 350 Ténéré - 6 marchas / ABS

Responder