Cavalete central - Ténéré 250
- Doug
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Eu também acabei comprando pelo site da Masada, pois não recebi retorno da Chapam.
O representante de São Paulo não tinha conhecimento da peça, e não recebi resposta do departamento comercial.
O representante de São Paulo não tinha conhecimento da peça, e não recebi resposta do departamento comercial.
- Fmm4100
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Recebi o meu e já instalei. Não é bicho de 7 cabeças.
Desculpem por algumas fotos escuras, mas o flash fazia a maquina destacar os pontos mais claros.
Veio bem embalado;
Conjunto desembalado
Detalhe dos parafusos que logo logo estarão oxidados se não enxergarem tinta;
Detalhe das soldas bem feitas (diferente do reforço Scam...);
Comece pelo lado direito, soltando os dois parafusos da pedaleira e fixando pelo lado externo o apoio que possui o pino da mola, com dois dos parafusos que vieram no kit;
Proteja a moto e encoste em um local firme;
Solte a pedaleira esquerda, atentando para não danificar o fio do sensor do apoio lateral;
O momento da fixação não deu para registrar, pois estava só e com a mão suja. Segue descrição:
- Lubrifique com graxa os pinos que encaixarão no cavalete, assim como os parafusos que fixarão o conjunto;
- Encaixe o cavalete no apoio do lado direito;
- Encaixe o apoio do lado esquerdo, deixando a fixação da pedaleira/apoio lateral entre o encaixe do cavalete central e o quadro;
- Atente as duas arruelas que vão entre a fixação da pedaleira/apoio lateral e o quadro;
- Instale os outros dois parafusos que vieram no kit, observando que o de cima precisará de uma arruela para garantir o seu aperto total. Sem esta arruela ele tocou no quadro e não dava mais aperto;
- De o aperto nos 04 parafusos;
- O cavalete está preso, porem falta a mola;
- Para fixar a mola, conecte a extremidade mais curta no cavalete e com uma chave Philips, faça uma alavanca para travar a extremidade mais longa no fixador do cavalete ao quadro. Com o jeito certo você conseguirá facilmente;
- O cavalete está instalado.
Detalhe da arruela;
Detalhe da posição da mola;
Tanque cheio e traseira leve = Roda traseira no alto
Baú com pouco peso = Roda dianteira elevada (Posição mais segura)
Considerações finais:
- Acho que a melhor forma de parar a moto continua sendo o apoio lateral, pois há o risco de algum curioso encostar na moto e acabar empurrando para frente, desarmando o cavalete central e consequentemente derrubando a moto
- Não gostei da pressão da mola, não que exista risco dela pular fora, mas ao ponto de não ser suficiente para puxar o cavalete quando descemos a moto (foto mais abaixo). Passando um pouco deste ponto ele já sobe sozinho;
- Vou seguir a sugestão do Kakko e travar o cavalete na pedaleira traseira;
- O produto atende aos momentos de manutenção na moto e ao estacionar eventualmente em algum bolsão sem ficar por cima da moto ao lado;
Angulo quase reto do cavalete, com a roda traseira elevada (melhor deixar a roda dianteira erguida);
Detalhe do trecho onde a falta de pressão na mola fica evidente. Depois disso ele já vai sozinho pro lugar;
Distancia da roda traseira erguida (procurei alguma referencia padrão, mas na hora so tinha o nivel);
Ponto de apoio no quadro quando abaixado;
Quando erguido;
Vista geral;
"Kit Kakko" de segurança
Atualização 15/12/12 -Conflito com o protetor de carter Roncar - Resolvido
Hoje chegaram o protetor de motor e carter Roncar e após a instalação, verifiquei que o cavalete não armava.
Para resolver, afrouxei os parafusos do protetor de carter e forcei para frente com uma alavanca.
Não ficou totalmente livre, ainda ficando um pouco forçado, mas como não tenho mais o esmeril para trabalhar as peças, vai desgastando com o tempo até ficar bom.
Marcas indicando o conflito entre o cavalete e o PC
Cheguei o PC para frente e consegui armar o cavalete
Marca mostrando que faltou muito pouco, mas com o tempo o desgaste irá resolver
Protetores Roncar + cavalete instalados
Roda dianteira erguida
Desculpem por algumas fotos escuras, mas o flash fazia a maquina destacar os pontos mais claros.
Veio bem embalado;
Conjunto desembalado
Detalhe dos parafusos que logo logo estarão oxidados se não enxergarem tinta;
Detalhe das soldas bem feitas (diferente do reforço Scam...);
Comece pelo lado direito, soltando os dois parafusos da pedaleira e fixando pelo lado externo o apoio que possui o pino da mola, com dois dos parafusos que vieram no kit;
Proteja a moto e encoste em um local firme;
Solte a pedaleira esquerda, atentando para não danificar o fio do sensor do apoio lateral;
O momento da fixação não deu para registrar, pois estava só e com a mão suja. Segue descrição:
- Lubrifique com graxa os pinos que encaixarão no cavalete, assim como os parafusos que fixarão o conjunto;
- Encaixe o cavalete no apoio do lado direito;
- Encaixe o apoio do lado esquerdo, deixando a fixação da pedaleira/apoio lateral entre o encaixe do cavalete central e o quadro;
- Atente as duas arruelas que vão entre a fixação da pedaleira/apoio lateral e o quadro;
- Instale os outros dois parafusos que vieram no kit, observando que o de cima precisará de uma arruela para garantir o seu aperto total. Sem esta arruela ele tocou no quadro e não dava mais aperto;
- De o aperto nos 04 parafusos;
- O cavalete está preso, porem falta a mola;
- Para fixar a mola, conecte a extremidade mais curta no cavalete e com uma chave Philips, faça uma alavanca para travar a extremidade mais longa no fixador do cavalete ao quadro. Com o jeito certo você conseguirá facilmente;
- O cavalete está instalado.
Detalhe da arruela;
Detalhe da posição da mola;
Tanque cheio e traseira leve = Roda traseira no alto
Baú com pouco peso = Roda dianteira elevada (Posição mais segura)
Considerações finais:
- Acho que a melhor forma de parar a moto continua sendo o apoio lateral, pois há o risco de algum curioso encostar na moto e acabar empurrando para frente, desarmando o cavalete central e consequentemente derrubando a moto
- Não gostei da pressão da mola, não que exista risco dela pular fora, mas ao ponto de não ser suficiente para puxar o cavalete quando descemos a moto (foto mais abaixo). Passando um pouco deste ponto ele já sobe sozinho;
- Vou seguir a sugestão do Kakko e travar o cavalete na pedaleira traseira;
- O produto atende aos momentos de manutenção na moto e ao estacionar eventualmente em algum bolsão sem ficar por cima da moto ao lado;
Angulo quase reto do cavalete, com a roda traseira elevada (melhor deixar a roda dianteira erguida);
Detalhe do trecho onde a falta de pressão na mola fica evidente. Depois disso ele já vai sozinho pro lugar;
Distancia da roda traseira erguida (procurei alguma referencia padrão, mas na hora so tinha o nivel);
Ponto de apoio no quadro quando abaixado;
Quando erguido;
Vista geral;
"Kit Kakko" de segurança
Atualização 15/12/12 -Conflito com o protetor de carter Roncar - Resolvido
Hoje chegaram o protetor de motor e carter Roncar e após a instalação, verifiquei que o cavalete não armava.
Para resolver, afrouxei os parafusos do protetor de carter e forcei para frente com uma alavanca.
Não ficou totalmente livre, ainda ficando um pouco forçado, mas como não tenho mais o esmeril para trabalhar as peças, vai desgastando com o tempo até ficar bom.
Marcas indicando o conflito entre o cavalete e o PC
Cheguei o PC para frente e consegui armar o cavalete
Marca mostrando que faltou muito pouco, mas com o tempo o desgaste irá resolver
Protetores Roncar + cavalete instalados
Roda dianteira erguida
Editado pela última vez por Fmm4100 em 15 Dez 2012, 17:43, em um total de 1 vez.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
me pareceu ficar pouco avançado quando abaixado, de forma que fica muito facil de empurrar e desarmar. talvez limando o batente ele va para uma posição que mantenha a moto mais firme.
se ainda nao vender a moto este mes vou comprar.
se ainda nao vender a moto este mes vou comprar.
- Ricardo Oliveira
- Usuário-
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Show de bola esse cavalete!
Fica sem aquele aspecto de "gambiarra" do oferecido pela manivela!
Só vou ficar atento a esta mola para não passar por uma lombada rápido e ele acabar descendo.
Agora vou ter de eliminar o banco de madeira para fazer as manutenções heheheh
Valeu pelas fotos Fmm4100
Fica sem aquele aspecto de "gambiarra" do oferecido pela manivela!
Só vou ficar atento a esta mola para não passar por uma lombada rápido e ele acabar descendo.
Agora vou ter de eliminar o banco de madeira para fazer as manutenções heheheh
Valeu pelas fotos Fmm4100
Atual -Coruja Azul 12/12 (Ténéréclub)
Ex -XR Tornado urubu 04/04 (Tornadeiros)
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- Fábio Tuze
- Mestre+
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Posso dar uma dica? Com um alicate, aperte as extremidades da mola pra não saírem com facilidade do cavalete.
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ
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- Fmm4100
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
- Apertei depois das fotos, porem não amassa muito devido a material da mola.
- O perigo de limar o batente é voce diminuir a elevação da roda traseira, que fica em 4cm.
- O cavalete pode atrapalhar num eventual off, mas basta carregar uma 17 de estria e remover o lado que fica a mola. Dai o cavalete sai e pode ser guardado em casa ou no bauleto.
- O perigo de limar o batente é voce diminuir a elevação da roda traseira, que fica em 4cm.
- O cavalete pode atrapalhar num eventual off, mas basta carregar uma 17 de estria e remover o lado que fica a mola. Dai o cavalete sai e pode ser guardado em casa ou no bauleto.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
em vez de mexer na mola, ponha um cabo de aço ligando as pontas aonde ela se prende, deixando uma folga para ela trabalhar no maximo que pode. assim se quebrar ou sair, nao vai pular fora e perder andando.
uso muito isso no ultraleve, para evitar acidentes.
uso muito isso no ultraleve, para evitar acidentes.
- Fmm4100
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Pus mais fotos mostrando que dá para instalar o cavalete junto com o protetor de carter Roncar.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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- Mestre
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
olhando daqui (daqui de longe e por uma foto) me parece que limando o batente e fazendo o cavalete ficar uns graus mais deitado, vai ficar mais segura a moto e nao vai abaixar tanto o pneu.
eu vou comprar um e fazer essa mudança.
eu vou comprar um e fazer essa mudança.
- Fmm4100
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Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250
Faz ai e manda pra gente ver.
O que pega pro meu lado é a falta de lugar para fazer as coisas. Aqui na garagem do prédio é meio limitado...
Na casa do Rio tem (ou tinha, se meu pai levou pra outra casa) uma oficina quase completa.
O que pega pro meu lado é a falta de lugar para fazer as coisas. Aqui na garagem do prédio é meio limitado...
Na casa do Rio tem (ou tinha, se meu pai levou pra outra casa) uma oficina quase completa.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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