Cavalete central - Ténéré 250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Dumbo
Novato+
Novato+
Mensagens: 55
Registrado em: 11 Set 2013, 22:24
Cidade onde mora: Quarai/RS

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Dumbo » 11 Nov 2013, 17:11

Fmm4100 escreveu:Não, basta pisar na alavanca do cavalete e puxar a moto para trás.
:thumbup: :ohhhhh: :joinha:
Valeu!
Descobri que moto é um estado de espírito...

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Aderpa » 21 Nov 2013, 01:14

Pessoal,
Li todas as páginas anteriores e pouco foi falado sobre a possibilidade do cavalete Chapam bater na balança traseira!
Vi que ele não bate quando a moto está parada, porém, quando se passa em uma lombada e a roda traseira não toca momentaneamente na chão, ocorre da balança traseira bater no cavalete?

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por MaxxTazzi » 21 Nov 2013, 06:29

Aderpa no meu nunca ocorreu tal fato de tocar.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Fmm4100 » 21 Nov 2013, 08:04

O meu encosta apenas quando a moto esta enclinada no descanso lateral, isso porque ja foi severamente castigado nos off road mais pesados.
No formato original nao encostava.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Ricardo Capile
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 456
Registrado em: 30 Dez 2011, 18:40
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Ricardo Capile » 21 Nov 2013, 11:16

Tb tenho o Chapam e nunca vi isso acontecer!
Tenha uma vida equilibrada: ande em duas rodas.

Avatar do usuário
mgnovaes
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Set 2013, 12:59
Cidade onde mora: duque de caxias

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por mgnovaes » 23 Nov 2013, 20:26

o galera ajuda ai coloquei um chapam , e tb comprei o protetor de carte depois que o animal viu que o cavalete pega no protetor !,alguem tem uma solução não queria debastar nenhuma peça!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Fmm4100 » 23 Nov 2013, 21:05

Força o protetor para frente. No começo pega um pouco, mas com o uso gasta e fica bom de usar.
Na hora de abaixar, calce o cavalete com o pé e jogue a moto para frente, dai ele desarma.

Hoje dei uma recuperada no meu, todo torto depois de algumas pedras de fundo de rio...
Pus para apoiar no peito de aço mesmo.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Fmm4100 » 23 Nov 2013, 21:09

To citando pq já se passaram muitas paginas...
Fmm4100 escreveu:Recebi o meu e já instalei. Não é bicho de 7 cabeças.
Desculpem por algumas fotos escuras, mas o flash fazia a maquina destacar os pontos mais claros.

Veio bem embalado;
Imagem
Imagem

Conjunto desembalado
Imagem

Detalhe dos parafusos que logo logo estarão oxidados se não enxergarem tinta;
Imagem

Detalhe das soldas bem feitas (diferente do reforço Scam...);
Imagem
Imagem

Comece pelo lado direito, soltando os dois parafusos da pedaleira e fixando pelo lado externo o apoio que possui o pino da mola, com dois dos parafusos que vieram no kit;
Imagem

Proteja a moto e encoste em um local firme;
Imagem

Solte a pedaleira esquerda, atentando para não danificar o fio do sensor do apoio lateral;
Imagem

O momento da fixação não deu para registrar, pois estava só e com a mão suja. Segue descrição:

- Lubrifique com graxa os pinos que encaixarão no cavalete, assim como os parafusos que fixarão o conjunto;
- Encaixe o cavalete no apoio do lado direito;
- Encaixe o apoio do lado esquerdo, deixando a fixação da pedaleira/apoio lateral entre o encaixe do cavalete central e o quadro;
- Atente as duas arruelas que vão entre a fixação da pedaleira/apoio lateral e o quadro;
- Instale os outros dois parafusos que vieram no kit, observando que o de cima precisará de uma arruela para garantir o seu aperto total. Sem esta arruela ele tocou no quadro e não dava mais aperto;
- De o aperto nos 04 parafusos;
- O cavalete está preso, porem falta a mola;
- Para fixar a mola, conecte a extremidade mais curta no cavalete e com uma chave Philips, faça uma alavanca para travar a extremidade mais longa no fixador do cavalete ao quadro. Com o jeito certo você conseguirá facilmente;
- O cavalete está instalado.
Imagem
Imagem

Detalhe da arruela;
Imagem

Detalhe da posição da mola;
Imagem

Tanque cheio e traseira leve = Roda traseira no alto
Imagem

Baú com pouco peso = Roda dianteira elevada (Posição mais segura)
Imagem

Considerações finais:

- Acho que a melhor forma de parar a moto continua sendo o apoio lateral, pois há o risco de algum curioso encostar na moto e acabar empurrando para frente, desarmando o cavalete central e consequentemente derrubando a moto
- Não gostei da pressão da mola, não que exista risco dela pular fora, mas ao ponto de não ser suficiente para puxar o cavalete quando descemos a moto (foto mais abaixo). Passando um pouco deste ponto ele já sobe sozinho;
- Vou seguir a sugestão do Kakko e travar o cavalete na pedaleira traseira;
- O produto atende aos momentos de manutenção na moto e ao estacionar eventualmente em algum bolsão sem ficar por cima da moto ao lado;

Angulo quase reto do cavalete, com a roda traseira elevada (melhor deixar a roda dianteira erguida);
Imagem
Imagem
Imagem

Detalhe do trecho onde a falta de pressão na mola fica evidente. Depois disso ele já vai sozinho pro lugar;
Imagem
Imagem

Distancia da roda traseira erguida (procurei alguma referencia padrão, mas na hora so tinha o nivel);
Imagem
Imagem

Ponto de apoio no quadro quando abaixado;
Imagem
Quando erguido;
Imagem

Vista geral;
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

"Kit Kakko" de segurança
Imagem

Atualização 15/12/12 -Conflito com o protetor de carter Roncar - Resolvido

Hoje chegaram o protetor de motor e carter Roncar e após a instalação, verifiquei que o cavalete não armava.
Para resolver, afrouxei os parafusos do protetor de carter e forcei para frente com uma alavanca.

Não ficou totalmente livre, ainda ficando um pouco forçado, mas como não tenho mais o esmeril para trabalhar as peças, vai desgastando com o tempo até ficar bom.

Marcas indicando o conflito entre o cavalete e o PC
Imagem
Imagem

Cheguei o PC para frente e consegui armar o cavalete
Imagem
Imagem

Marca mostrando que faltou muito pouco, mas com o tempo o desgaste irá resolver
Imagem
Imagem
Imagem

Protetores Roncar + cavalete instalados
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Roda dianteira erguida
Imagem
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por Monteverdi » 24 Nov 2013, 12:37

Puxa.... Isso que é um tutorial..!!kk Pois é, esse cavalete central faz uma falta danada, mas ainda não me convenci se esse modelo (que é o único) é o melhor.

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Cavalete traseiro - Ténéré 250

Mensagem por MaxxTazzi » 24 Nov 2013, 12:52

Na minha opinião é o melhor custo benefício.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder