Ténéré 250 - Reforço de quadro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
farruda1
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 02 Jun 2012, 22:34
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por farruda1 » 02 Out 2014, 19:09

Imagem
O meu é Scam. Pra mim é o melhor que tem.
Fabiano Arruda
TENERE 660 - AZUL - 2013
TENERE 250 - AZUL - 2013
DT-200 - AZUL - 1980
Mobilete Caloi

CURITIBA-PR
Imagem

Avatar do usuário
Kel Miguel
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 88
Registrado em: 15 Jun 2014, 15:47
Cidade onde mora: São José dos Campos / SP

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por Kel Miguel » 02 Out 2014, 20:09

Acabei de instalar o meu da Scam e achei muito bom!

Avatar do usuário
Luan Rossi
Usuário
Usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Set 2014, 23:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por Luan Rossi » 02 Out 2014, 20:35

Wladimir Souza escreveu:Luan,

Eu recomendo esse bagageiro da Scam. É muito resistente e achei muito bonito.

Dizem que o reforço de quadro pega no pneu.

Isso mesmo Wladimir,
Achei o custo benefício do kit muito bom. Se o reforço apresentar problemas eu compro o novo modelo da scam que é muito similar ao do Paulo e não pega no pneu.
Abss
Luan Rossi


Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!!!
- Ténéré 660 Azul - 15/16
- Ténéré 250 Azul - 14/15
- HONDA CG 150 Preta - 06/07
- HONDA CG 150 Azul - 04/05

Marcos Alligator
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Out 2014, 19:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por Marcos Alligator » 12 Out 2014, 12:12

Amigos sou novo no fórum e novo comom proprietário de uma teneré.
Não sou engenheiro, porém esses reforços de chassis (tanto o duplo como o simples) têm duas fixações no suporte da pedaleira e uma abaixo da rabeta; impressão minha ou a estrutura vai balançar do mesmo jeito, submetendo o quadro ao mesmo movimento que sem esse reforço? Me parecem melhor as barras fixas lateralmente no bagageiro e no suporte de pedaleira, um de cada lado, fazendo um triângulo com a traseira do quadro. Pensei errado?
Sahara Roxa 1997
Ténere Cinza 2015

Avatar do usuário
viniciuspc
Administrador
Administrador
Mensagens: 527
Registrado em: 29 Ago 2013, 20:54
Cidade onde mora: Curitiba - Brasil

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por viniciuspc » 12 Out 2014, 15:49

Comprei o reforco de quadro da SCAM, modelo novo, no centro de niteroi por 99 dilmas, foi facil instalar ele, bastou desprender as pedaleiras, e um parafuso da capa de plastico do escapamento, depois foi so colocar o reforco no lugar e apertar tudo!

Marcos, tbm nao sou engenheiro, mas se vc pesquisar, vai ver que a maioria das quebras do quadro desta plataforma, ficam mais acima mesmo... vc deve encontrar mais fotos de Lander quebrados do que da te250...

Por 100 reais, acho que valeu a pena.. talvez eu nunca teria algo assim sem o reforco, mas achei melhor prevenir... ;)

[]'s
vStrom ABS 14/15 Branca.
Ténéré 250-2013 Azul
Imagem

Marcos Alligator
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 10 Out 2014, 19:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por Marcos Alligator » 12 Out 2014, 20:18

Blz. Valeu a dica. Não é nem questão da grana; tinha uma sahara e reforcei o quadro com travessas no chassis e bagageiro maciço (gabaritado). Viajava com bauleto de 42 carregado mais barraca amarrada em cima. Gostaria de ter a mesma tranquilidade.
Sds. :thumbup:
Sahara Roxa 1997
Ténere Cinza 2015

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por CANO » 12 Out 2014, 22:33

Vai de Paulo Reis, meu amigo.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
Marlon80
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Set 2012, 10:00
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por Marlon80 » 12 Out 2014, 22:45

Pessoal, esse da scam eh melhor do que o manivela?? Alguem indica um local aqui no Rio para comprar com bom preço??
Marlon / Rio de Janeiro

Tenere 250 / Cinza 2015
Tenere 250 / Branca 2011

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Ténéré 250 - Reforço de quadro

Mensagem por CANO » 12 Out 2014, 23:15

Eu penso que 4 pontos de fixação dão muito mais firmeza do que apenas 3. Mesmo com esta alteração no projeto eu continuo achando fraco o reforço da Scam, não só pelos 3 pontos de apoio, mas por ser construído com tubos ocos (como já disse na página anterior).
Obviamente o reforço Scam é melhor do que nenhum. Mas se eu me disponho a pagar R$100 para reforçar um pouco o quadro, por que não pagar R$130 e deixá-lo MUITO mais resistente?
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Comparativo dos reforços de quadro Paulo Reis X Scam X Maniv

Mensagem por CANO » 13 Out 2014, 02:11

Com três meses de atraso finalmente vou postar as fotos da instalação do reforço Paulo Reis:

Imagem
Embalagem fechada

Imagem
Embalagem aberta - todas as peças bem protegidas contra impactos e arranhões

Imagem
Peças desembaladas - reparem que não há quinas nem dobras nas duas peças, e o perfeito acabamento das 4 pontas

Imagem
Reforço instalado - o fotógrafo incompetente não conseguiu um bom enquadramento

Imagem
Pontos de fixação traseiros - os parafusos pegam nos furos ao lado dos pontos de fixação do bagageiro/alças de mão

Imagem
Fixação dianteira direita - reto, sem dobras

Imagem
Fixação dianteira esquerda - idem

Eu só percebi dois PEQUENOS detalhes que podem ser melhorados:
1) Os parafusos Allen (mais compridos, que substituem os originais dos suportes das pedaleiras) não têm nenhum tratamento. Hoje, com 3 meses de uso diário, estão oxidados. Uma pintura resolve.
2) As duas barras ficam muito próximas a peças plásticas. TALVEZ com o movimento e o vento as peças plásticas arranhem a pintura das barras. Ainda não examinei como elas estão hoje. Um pouco mais de curvatura nas barras pode resolver.

Por que não gosto do reforço Scam?
Ele é feito em tubo oco (amassado nas pontas), tem apenas 3 pontos de fixação e VÁRIOS pontos de solda:
Imagem

Por que não gosto do reforço Manivela?
Ele fixa em CINCO pontos, mas apesar de ser construído com barras chatas de boa espessura, tem dobras nos pontos de fixação dianteiros que, a meu ver, são passíveis de quebra. Neste tópico (muitas páginas atrás) alguém relatou que o reforço quebrou justamente nestes pontos.
Imagem

Por que escolhi o reforço do Paulo Reis?
Como disse antes, pelo material utilizado (ferro maciço) e pela forma das barras (sem quinas nem dobras), na MINHA opinião este é o melhor reforço entre todos os que apareceram aqui ATÉ AGORA. Se não me engano paguei R$120 (junho/2014), e estou muito satisfeito. Aliás, todos os amigos aqui do fórum que instalaram este reforço disseram estar muito satisfeitos. Diferente dos outros modelos, que têm reclamações relatadas aqui (basta ter paciência e tempo para ler os posts anteriores).

Esta foto do DINHO.P mostra melhor o reforço do Paulo Reis instalado:
Imagem

Espero poder ajudar quem ainda estiver na dúvida de qual reforço comprar. Deixo claro que tomei minha decisão apenas lendo os posts deste tópico. Não conheço o Paulo, mas gostei muito do trabalho e do atendimento dele. Por isso o recomendo aqui desde que comprei.

Abraços!
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Responder