Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 07 Set 2011, 19:03

Pessoal;

Quando troquei a vela uma coisa que me chamou muito a atenção foi o estado que saiu a vela original.

Bastante suja e com o eletrodo central arredondado. Tudo isso em apenas 1.800 Km.

Achei muita sujeira e muito desgaste para tão pouca quilometragem.

Vejam:



E a Iridium zero Km:




Detalhe, até a data da troca nunca tinha usado gasolina comum ou aditivada. Só Podium.

*Excepcionalmente, para fins de teste, estou usando no momento aditivada da BR. Segundo tanque. Depois volto para a Pódium.

Estranho, não?
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

GABA
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 01 Set 2011, 23:30
Cidade onde mora: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP
Localização: Araraquara-SP/Sertãozinho-SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por GABA » 07 Set 2011, 22:59

kablack, coloquei a vela hoje a tarde e fui testar. A moto fica outra coisa, muito mais esperta! Gostei muito!

Minha vela estava com 12.300Km e não estava desse jeito, cara! Parece que na sua tem óleo queimato na ponta.
Hoje quando tirei a original reparei que ela tinha carvão por toda a rosca, mas nada de óleo e o eletrodo também estava em bom estado.

Só sei que a de iridium da Denso deixa a moto muito mais esperta em acelerações em baixa e retomadas. Além disso, conegui andar com ela em segunda marcha sem acelerar e ela andou redondinha e não pulando como um cavalo como fazia com a vela original.

Abraços a todos e obrigado pelas dicas!
GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
Imagem

Balbino
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Balbino » 08 Set 2011, 18:47

Alguém pode tirar uma dúvida minha?
Se as velas Iridium melhora a performance da moto assim, pq as montadoras não as utilizam na montagem das motocicletas?
:crazy: :crazy: :crazy:

Avatar do usuário
Sevla
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 20 Abr 2011, 00:07
Cidade onde mora: Guarulhos - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Sevla » 08 Set 2011, 19:04

Balbino meu velho, infelismente, tudo se resulta em custo x receita = qualidade meia boca, isto é se rodar e vender esta excelente.
Imagem

XTZ TÉNÉRÉ 250 - PRETA - 2011

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Alves » 08 Set 2011, 19:08

Simplesmente Balbino por uma questão de economia. Vc lembra qdo os carros populares começaram a sair com apenas uma lâmpada indicadora de marcha à ré, imagina a economia ou melhor, lucro.

Balbino
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Balbino » 08 Set 2011, 19:48

Pode até ser, mas pra mim não faz sentido. Economia de tão pouco por uma moto de 13.000 reias.
Penso que se eles melhorassem esse tipo de coisa a moto ia ficar muito melhor que XRE (ou outra eventual concorrente), desse modo ia vender muito mais unidades, gerando mais lucro.
Definitivamente, não entendo. :crazy:

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Jonathan » 08 Set 2011, 19:58

Só o fato da XRE ter akelas rodas de alumínio já deixam ela com algum opcional interessante.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 08 Set 2011, 20:01

Balbino;

Existem outras questões envolvidas.

Quando nós colocamos, por nossa conta e risco, velas de Iridium na moto ou um óleo de melhor qualidade, isso nos custa alguns reais.

Quando uma fábrica projeta um motor ela define parâmetros de potência, curvas de injeção e ignição, tempo de troca da vela, troca de calor entre a vela e o cabeçote, a influência da vela em vários aspetos do motor... por aí vai...

Para a Yamaha certificar uma vela para um motor custa muito, mas muito mais dinheiro do que imaginamos.

Por exemplo, a Toyota está veiculando uma propaganda que afirma que eles gastam US$ 1.000.000,00 por minuto em pesquisa.... O novo Corolla já vem com farol de Xenon e velas Iridium...

A rigor, trocar um modelo de vela para a Yamaha não faz sentido, pois o projeto do motor já está pronto e aprovado. Se você trocar um ítem deste motor, teria que efetuar uma imensa bateria de testes para comprovar se há algum ganho... e se o ganho compensa o investimento.

Abraço.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ghamauricio » 08 Set 2011, 20:57

Acredito que além do que o Kablack mencionou, o fator "economia" também é pesado, posto que são uma dezena de reais economizados na vela, mais umas dzenas economizadas no aro de aço, mais algumas dezenas de reais na balança que também não é de alumínio, mais alguns reais reconomizados na mangueira do óleo do freio, mais a do óleo do motor e por aí vai...

A lista é sem fim, mas digamos que eles consertassem algumas coisas e isto aumentasse o preço da moto em R$500,00.
Bem, esta diferença de 500 pratas é suficiente pra quem está em dúvida entre a XRE 300 e a Té 250 ir na XRE. O cara pensa "estou pagando o mesmo preço por uma moto de 300cc", entende? O custo da vela é baixo sim, mas se for pra trocar a vela por que não trocar a balança por uma de alumínio? E que tal o aro também? E por que não usar um sistema de freio mais parrudo? E por aí vai.

Abraço!

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Alves » 09 Set 2011, 18:42

Balbino, essas mudanças não iriam aumentar as vendas, visto que, qdo vc, eu, entre outros compraram a moto, não nos importamos em perguntar qual tipo de vela ela usava, simplesmente compramos. Qdo compramos uma moto estamos mais preocupados com a revenda, robustez do motor, sistema de freios e suspensão e principalmente preço.
Pense bem, se ela viesse com aros de alumínio, com certeza teríamos 1 milhão de gente reclamando da cor. É uma moto de baixa cilindra, é para o público menos afortunado - se você não concorda com o preço praticado, isso é culpa da política tributária.
Veja como há muita gente feliz com a moto (inclusive eu), outros além de estarem felizes, deram um up e deixaram a moto com a cara deles. Isso faz com que se movimente o mercado e valorize a moto ainda mais. Pra ser sincero, eu nunca vi no mercado uma aposta tão rápida que essa moto daria certo, podemos ver que logo já lançaram vários acessórios para ela.
Para concluir, eu concordo plenamente com o KaBlack. No mercado é assim que a banda toca.
Não sei se sou pessimista ou realista. Mas não concordo com modificações feitas em motos/carros de baixa performance. Modificações do tipo trocar velas, gasolina de alta octanagem e outras coisas que prometem melhorar a performance, acho dinheiro jogado fora.
Vamos fazer uns cálculos:
o Honda Civic tem 140cv de potência, se com algumas modificações ele ganhar 1%, isso dará aproximadamente quase 1,5cv. Pode-se considerar um ganho.
a Ténéré tem 21cv, se ganhar os mesmos 1%, terá 0,21cv a mais, será que fará alguma diferença?

Responder