Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 08 Out 2014, 19:14

Comprei uma vela da NGK DR8EA por 44,90 R$ na Moto Bras, pagado vintão e colocando o restante no crédito :D

Vou rodar amanhã e depois de uma certa KM coloco minhas observações.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 08 Out 2014, 21:49

DrigoRJ.

Tente, nem que por uma única vez a dupla Vela de Iridium + Gasolina Pódium. Sei que é mais caro, mas um único tanque de Pódium não vai acabar com a sua ceia de Natal. :mrgreen:

Aí sim, você posta as suas observações. Vela original + Gasolina amarela, Vela Iridium + Gasolina amarela e finalmente Vela Iridium + Gasolina Pódium.

Dica: - Não procure por potência extra. Apenas perceba o comportamento da moto, ouça o motor, repare nas partidas à frio e sinta o cheiro do escapamento (também não é para intoxicar... :D ). A Pódium com a vela de Iridium os gases de escapamento tem cheiro que lembra o gás de cozinha... A gasolina comum com a vela original lembra cheiro de vela...

Tenho o hábito de notar o cheiro da fumaça do escapamento dos motores desde sempre... só de sentir o cheiro de um escapamento sei se um motor (carburado) esta bem acertado... (Quem se lembra dos motores 2 tempos sabe exatamente do que estou falando...)

Abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 08 Out 2014, 23:41

Kablack,

Farei este teste!!! :thumbup:

:offtopic: Só espero que a minha T não se comporte como minha gatinha kate, porque ela comia qualquer gororoba até que apresentei uma ração famosa...rs Se minha moto estranhar a gasolina amarela tou ferrado!

Avatar do usuário
glaucomoreira
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 773
Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
Cidade onde mora: sao paulo sp

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por glaucomoreira » 09 Out 2014, 01:34

drigojr.

condordo com o q o kablack disse, vc só sentira diferença com vela iridium e gasolina pódium em motos de alto desempenho, e mesmo assim pouca coisa, para c aumentar a potencia uma boa vela e um bom combustivel ajuda. Tente fazer o seguinte troque o filtro de ar por um esportivo k&n e troque o scap por um full, ai vc vai sentir uma diferença significativa.
mantendo a moto original vc vai perceber como o q o kablack disse, no comportamento da moto.
Velas seja qual for o tipo precisam sim ajustar a folga do gap, seja velas comum, iridium, platina ou o q for, as velas saem com uma distancia meio q padronizada da fabrica, e em diferentes motos pode-se ter a mesma vela especificada, só q com gap diferente. veja:
na tabela da NGK a nossa tenere 660 usa a vela CR7E (comum) e CR7EIX (iridium) com gap de 0,7mm, enquanto a suzuki bandit 1250 GSF usa a mesma vela CR7E e CR7EIX só q com o gap de 0,6mm.

para confirmarem esta informação segue o link da NGK, além de disponibilizarem a tabela de aplicação em pdf para baixar, eles tbem disponibilizam cursos on-line para quem quiser, vale a pena.

tabela de aplicação: http://www.ngkntk.com.br/automotivo/tab ... aplicacao/" onclick="window.open(this.href);return false;
cursos: http://www.ngkntk.com.br/automotivo/treinamento/" onclick="window.open(this.href);return false;
sou o q sou e é tudo q sou

Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Luiz Koudela » 09 Out 2014, 07:15

kablack escreveu:DrigoRJ.

Tente, nem que por uma única vez a dupla Vela de Iridium + Gasolina Pódium. Sei que é mais caro, mas um único tanque de Pódium não vai acabar com a sua ceia de Natal. :mrgreen:

Aí sim, você posta as suas observações. Vela original + Gasolina amarela, Vela Iridium + Gasolina amarela e finalmente Vela Iridium + Gasolina Pódium.

Dica: - Não procure por potência extra. Apenas perceba o comportamento da moto, ouça o motor, repare nas partidas à frio e sinta o cheiro do escapamento (também não é para intoxicar... :D ). A Pódium com a vela de Iridium os gases de escapamento tem cheiro que lembra o gás de cozinha... A gasolina comum com a vela original lembra cheiro de vela...

Tenho o hábito de notar o cheiro da fumaça do escapamento dos motores desde sempre... só de sentir o cheiro de um escapamento sei se um motor (carburado) esta bem acertado... (Quem se lembra dos motores 2 tempos sabe exatamente do que estou falando...)

Abraço!
:-) filosofia!!!! Sinta o ronco do motor...

Concordo contigo. Melhor queima, melhor desempenho!

Luiz Koudela
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 09 Out 2014, 12:37

Glauco,

Pra não ficar com dúvidas fui ao mecânico pra ver se a vela está com a especificação correta, e verifiquei estar ok, valeu!

Obrigado pela dica das modificações, mas sou conformado com a limitação de potencia da T 250. Salvo exceções, minha tocada é quase de tiozão. :lol: Só dou gás total, raramente, em ultrapassagens!

juhniu
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 24 Out 2013, 20:16
Cidade onde mora: floripa

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por juhniu » 15 Nov 2014, 20:35

galera já usei a podium com a ngk iridium
e faz uma baita diferença no barulho do motor

parece que fica mais redondo
desempenho e consumo não senti diferença

mas esse combustível não é recomendado para motor com com baixa taxa de compressão
que é o caso da nossa tenere

RINALDO
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Nov 2014, 15:50
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por RINALDO » 19 Nov 2014, 16:32

Boa tarde caríssimos.

Uso na T600/90 e não vi diferença nem no consumo nem muito menos em seu funcionamento.

É jogar grana fora, já que nossas motos não são para alta performance (corrida)!

Na boa, não aconselho também, filtro K&N...

Tenha em mente que são motocicletas ON-OFF road, com uma caixa de marcha para esse fim (reduzida) e não para alta velocidade (street ou esportiva)

Valeu.

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Luiz Koudela » 19 Nov 2014, 20:36

Eu já não concordo com o Rinaldo, a vantagem do filtro e a possibilidade de lavagem e a grande km até q isso aconteça e com relação a velas iridium, a durabilidade é muito maior e tb proporciona uma melhor queima... Acredito eu q na minha ignorância que ajuda na vida útil de motor, de resto, como o Rinaldo falou, tb não senti diferença alguma, com exceção da peidarada na Té66 q diminuiu...
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Christofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 28 Dez 2014, 00:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC
Localização: Florianópolis/SC

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Christofer » 28 Dez 2014, 00:54

Olá,

Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, comprei uma Tenere nova e também já possuo a vela Iridium para ela, coloco já de cara ou rodo pelo menos 1000km com a original?

Outra coisa, o mecânico da Yamaha falou que ele mesmo troca e que realmente é melhor mas uma coisa ele disse sobre a gasolina, recomendou utilizar V-POWER da Shell e não a PODIUM da Petrobras, segundo ele a PODIUM é muito seca.

Desde já agradeço!

Abs,
Bruno

Responder