Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
pedrova
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Set 2012, 08:55
Cidade onde mora: Niterói/RJ
Localização: @ work

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por pedrova » 13 Ago 2014, 15:38

Galera to usando a vela Iridium por quase 20.000 km e não tenho qq problema com ela.

O consumo ta igual, to fazendo 28km/L andando a 120-130.

Até comprei outra pra próxima revisão.
Ténéré 250 11/11 branca.

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por marcooc » 16 Set 2014, 00:59

marcooc escreveu:Após quase dois meses com a vela de iridium, percebi aumento no consumo nas duas medias que fiz já com as velas, fiz 31,16 e 31,48km / litro, respectivamente. A última media antes da iridium foi 34,21km / litro.

Notei que houve uma sensivel melhora nas retomadas em baixa rotação e disponibilidade de giros maior nesta condição. Minha conclusão é que a vela de iridium muda a regulagem da moto, deixando-a mais acelerada e o giro por isso mais alto e talvez por esta razão aumente o consumo. Notei isso pois observei que o giro da moto quando fria subiu de 1500 rpm para 1800 rpm.

Fiz uma regulagem da aceleração e ajustei para os valores que estavam antes, hoje enchi o tanque novamente, vamos ver se o consumo volta às últimas medições.

De resto, não aumentou a velocidade não deu mais torque e nada do gênero, se o consumo continuar 3 km a mais voltarei para vela original, pois não vejo custo x benefício em ter uma vela que em tese dure mais, e por outro lado me faça gastar 3 km a mais em relação a vela normal pois o custo da durabilidade maior da vela seria perdido pelo aumento do consumo.
Atualizando as quetoões que apontei acima com a vela iridium:

Após fazer a regulagem da moto conforme relatei acima estava muito acelerada, já no próximo abastecimento o consumo foi de 32,4km/l e o último abastecimento o consumo ficou em 33,8km/l, parece que normalizou.

Outro detalhe que também pode ter influido, foi que junto com a vela iridium eu troquei o óleo do motor e limpei o filtro de ar apliquei aquele óleo específico para filtro de ar, o "OIL FILTER SUOLO," e ele é muito pegajoso pode ter difilcultado a passagem de ar e contribuido para o aumento do consumo, então antes do último abastecimento, removi o filtro e escorri ele tirando o excesso do oil filter, isso antes do abastecimento em que ela marcou 33,8km/l.

Guimas
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:30
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Guimas » 16 Set 2014, 17:28

Não li as 25 páginas do tópico, me desculpem mas não tive como parar pra fazer isso....

Então caso pergunte algo que já foi abordado, vamos relevar.

Tem algumas empresas vendendo as Iridium + um tal de cabo Ibooster F1... Alguém ja usou ?? Vale o investimenro ??
O valor total = 129 dilmas...

Abs,

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por rafaelr000 » 16 Set 2014, 22:39

Quanto a esse kit ibooster, não tenho experiência pessoal, mas é algo cujos princípios de funcionamento não estão claros, nem mesmo no site do fabricante. Não vejo como poderia haver benefícios em condições normais de trabalho do motor. Só acreditaria se o detalhamento técnico fosse muito melhor explicado e existissem testes em bancada ou dinamômetro com condições de comparação mínimas. Nunca encontrei nada em nenhum desses sentidos, mas somente opiniões pessoais, nas quais, com todo respeito, não acredito.

Guimas
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Jul 2013, 17:30
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Guimas » 19 Set 2014, 13:46

rafaelr000 escreveu:Quanto a esse kit ibooster, não tenho experiência pessoal, mas é algo cujos princípios de funcionamento não estão claros, nem mesmo no site do fabricante. Não vejo como poderia haver benefícios em condições normais de trabalho do motor. Só acreditaria se o detalhamento técnico fosse muito melhor explicado e existissem testes em bancada ou dinamômetro com condições de comparação mínimas. Nunca encontrei nada em nenhum desses sentidos, mas somente opiniões pessoais, nas quais, com todo respeito, não acredito.
Faz sentido, por isso fiquei com dúvidas na hora de investir os 100 conto que pedem pelo produto...

Avatar do usuário
rafaelr000
Novato+
Novato+
Mensagens: 41
Registrado em: 15 Jul 2014, 15:35
Cidade onde mora: Rio Claro - SP
Localização: Campinas / Rio Claro / Caconde

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por rafaelr000 » 19 Set 2014, 16:18

Ontem tirei minha vela antiga comum (DR8EA), ela estava praticamente solta no cabeçote, não tive que fazer força nenhuma para desrosqueá-la. Ela estava com uns 15.000 km e a folga do eletrodo estava em 0,85mm (lembrando que o recomendado no manual é de 0,6mm a 0,7mm).

Troquei por uma Iridium DR8EIX que importei pelo Ebay, ela também veio com a folga acima de 0,7mm, precisei ajustar e deixei com 0,6mm cravados.

Depois de uns 300km, não tenho certeza de alterações para melhor ou pior no funcionamento. Também não tenho média de consumo atualizada desde então.

Abraço.

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 07 Out 2014, 10:38

kablack escreveu:GABA;

Não se ajusta a folga dos eletrodos em velas de Iridium. É muito fino e quebra facilmente. Além do que a folga vem certa para 99% dos motores, incluindo nossa Té.

Basta desatarrachar a vela original e atarrachar a nova. Sugiro colocar umas duas gotas de óleo na rosca da vela nova e rosquear manualmente até o fim do curso depois dar o aperto com a chave.

Não aperte a vela demais, depois de uns 200 kms dê um outro reaperto de leve.
Bom dia a todos.

Parabéns ao debatedores sobre o debate do inicio do tópico!!! Mas fiquei com duvidas sobre a necessidade de ajuste do eletrodos para os 6mm. Se vier com 7mm ou 8mm não deve ser ajustado?

Vou atrás desta vela!
Editado pela última vez por DrigoRJ em 08 Out 2014, 10:25, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 07 Out 2014, 22:21

DrigoRJ;

Na minha opinião não deve ser ajustado.

A folga do eletrodo, ou gap, é calculada para a vela original. A menos que você seja engenheiro mecânico, projetista de motores na Yamaha Japão ou NGK/Denso Japão, nunca saberá o valor correto do gap para a vela de Iridium.

A vela de Iridium aumenta (muito pouco é verdade) o rendimento justamente porque permite utilizar um gap maior que a original. (o que em teoria adianta um pouco o ponto de ignição... mas isso é outra história...)

Na verdade, quanto maior o gap melhor. Quanto maior o gap maior a centelha, maior o arco voltaico, maior a faísca, e... maior a explosão do combustível na câmara de combustão. (Ou como diria um engenheiro: - "maior a velocidade da reação físico-quimica, termodinâmica, da queima do combustível..." blá-blá-blá...)

Mas a vela original sofre limitações de gap porque os eletrodos são mais grossos, então, em altas rotações e, especialmente, em taxas de compressão mais elevadas é necessário uma maior voltagem para gerar o arco voltaico. (Faísca para os íntimos...) De outro lado, um eletrodo mais fino necessita de menor voltagem para gerar o mesmo efeito. (Fiquei com vergonha de falar do arco voltaico novamente... :D )

O metal na ponta do eletrodo não suporta o calor em espessura muito pequenas e derrete. Por isso velas de platinum, iridium, adamantium...

Aí é que entra o Iridium... metal ultra-mega-pica-foda-extraterrestre que suporta trabalhar na câmara de combustão em 1.000.0000.000.000.000.0000.0000 de ºC sem derreter, propiciando uma ponta de apenas 0,4 cm e... adivinha... um gap maior!!!

:mrgreen: ¿¡ Compreende muchacho ?! :mrgreen:

Abraço!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por DrigoRJ » 08 Out 2014, 10:31

Entendido, Kablack!!

Como estou longe de ser engenheiro, acho que deverei deixar como vier!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por ivojoseaug » 08 Out 2014, 11:38

rafaelr000 escreveu:Ontem tirei minha vela antiga comum (DR8EA), ela estava praticamente solta no cabeçote, não tive que fazer força nenhuma para desrosqueá-la. Ela estava com uns 15.000 km e a folga do eletrodo estava em 0,85mm (lembrando que o recomendado no manual é de 0,6mm a 0,7mm).

Troquei por uma Iridium DR8EIX que importei pelo Ebay, ela também veio com a folga acima de 0,7mm, precisei ajustar e deixei com 0,6mm cravados.

Depois de uns 300km, não tenho certeza de alterações para melhor ou pior no funcionamento. Também não tenho média de consumo atualizada desde então.

Abraço.
Continuo acreditando que iridium, iboost, não trazem nenhum benefício no desempenho. A unica coisa de verdade na vela iridium é que ela dura bastante.

Responder