Ténéré 250 - Vela iridium

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Petrel » 24 Set 2011, 14:18

Chegou a vela NGK iridium fornecida pelo Cassio, acabei do colocar no lugar, agora é só rodar e analisar os resultados.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por cassioxtz » 27 Set 2011, 01:48

Valeu Petrel :joinha:

Use e comprove a qualidade e benefícios que esse tipo de vela traz para as nossas motos.

Quem tiver interesse, segue o link: viewtopic.php?f=24&t=1279" onclick="window.open(this.href);return false;

Abçs.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Petrel » 10 Out 2011, 19:48

Rapaziada depois de quase duas semanas com a vela de iridium NGK, adquirida do Cassio, pude perceber algumas diferenças.
- Realmente o motor ficou mais redondo (liso) com respostas mais lineares, parece que a queima é mais completa. é preciso senssibilidade pra perceber a melhora, pois ela não é grande, mas existe.
- Consumo não houve alteração, tentei manter a mesma forma de pilotar, mais como tive que dar umas esticadas pra testar a performance da moto, na primeira semana ela bebeu um pouco mais, como sempre foi.
- Acredito que a curva de torque tenha melhorado, aparecendo um pouco mais em uma rotação menor, aquela vibração que aparece quando tentamos tracionar a moto com o motor abaixo de 3krpm quase sumiu por completo.
Resumo: acho que vale o investimento, apresentou um ótimo custo benefício. ou seja tudo como já havia sido mencionado por alguns amigos aqui do nosso forum, sendo o meu relato apenas mais um testemunho sobre o assunto.
abs.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 10 Out 2011, 22:21

É isso mesmo. Up grade barato e com resultado modesto, mas vale a pena.

A minha tem vela Iridium, anda com pódium, só uso óleo da Motul sintético. Ela rende em torno de 0,0000001% a mais que a original.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Kakko » 10 Out 2011, 22:48

Estou a fim de testar essa vela.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por kablack » 10 Out 2011, 22:49

Vai nela Kakko que é satisação garantida. Excelente custo-benefício.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Alves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Alves » 11 Out 2011, 12:05

Petrel escreveu:Rapaziada depois de quase duas semanas com a vela de iridium NGK, adquirida do Cassio, pude perceber algumas diferenças.
- Realmente o motor ficou mais redondo (liso) com respostas mais lineares, parece que a queima é mais completa. é preciso senssibilidade pra perceber a melhora, pois ela não é grande, mas existe.
- Consumo não houve alteração, tentei manter a mesma forma de pilotar, mais como tive que dar umas esticadas pra testar a performance da moto, na primeira semana ela bebeu um pouco mais, como sempre foi.
- Acredito que a curva de torque tenha melhorado, aparecendo um pouco mais em uma rotação menor, aquela vibração que aparece quando tentamos tracionar a moto com o motor abaixo de 3krpm quase sumiu por completo.
Resumo: acho que vale o investimento, apresentou um ótimo custo benefício. ou seja tudo como já havia sido mencionado por alguns amigos aqui do nosso forum, sendo o meu relato apenas mais um testemunho sobre o assunto.
abs.
Petrel, vc pode garantir que a vibração sumui ou que pelo menos tenha diminuido com o uso da iridium? Se for, quero colocar também, pq adorei a moto, mas essa vibração ninguém merece.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Kakko » 11 Out 2011, 13:07

Que vibração que voces estão falando ? se for a vibração normal do motor, esquece. :crazy:

Será que apenas a vela tem esse poder de reduzir vibração do motor ? Acho que não heim.....esse motor é um mono do tipo superquadrado....o curso é curto em relação ao diametro do cilindro e trabalha em alta....portanto .....

Também quero experimentar essa vela....e vamos ver o que rola...depois faço os comentários, galera :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Petrel » 11 Out 2011, 13:58

Kakko, não e a vibração típica dos monos não, é aquela vibração anormal que aparece quando a gente inadivertidamente tenta tracionar a moto com o motor abaixo de 3krpm.
Vamos lá, vou tentar explicar o que eu percebi, com essa vela parece que a queima é melhor, percebí uma mudança até no barulho do motor numa certa rotação, acredito que o torque apareça numa rpm mais baixa, então aquela falta de torque quase absurda que esse motor tem a menos de 3krpm, é amenizada. claro que tudo isso é numa escala muito pequena que é até de difícil percepção, eu tenho um amigo que tá com a moto dele ainda original, talvez nesse final de semana iremos fazer um teste mais afinado, vamos trocar de moto algumas vezes para tentar fazer uma análise mais aprofundada, serão duas opiniões.
Volto a dizer isso foi só a minha impressão, portanto não posso garantir nada.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Ténéré 250 - Vela iridium

Mensagem por Jonathan » 12 Out 2011, 22:24

Kakko escreveu:Que vibração que voces estão falando ? se for a vibração normal do motor, esquece. :crazy:

Será que apenas a vela tem esse poder de reduzir vibração do motor ? Acho que não heim.....esse motor é um mono do tipo superquadrado....o curso é curto em relação ao diametro do cilindro e trabalha em alta....portanto .....

Também quero experimentar essa vela....e vamos ver o que rola...depois faço os comentários, galera :joinha:
:offtopic:
Kakko, quando vc falou em motor superquadrado fiquei curioso e fui pesquisar. Tenho duas perguntas p te fazer agora:

1. O subquadrado ou de curso longo dá mais torque em baixa rotação pq a cambota faz um círculo com diâmetro maior? O q facilitaria para por a moto em movimento;

2. O motor da 660 é um exemplo de subquadrado? Pois vejo q ele atinge uma rotação baixa antes de cortar o giro. Ou só corta o giro cedo pq é mono mesmo?
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Responder