Suspensão traseira ficou alta.
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Suspensão traseira ficou alta.
Caros colegas,
A Minha Teneré é 2014/2014 agora com +/- 26k km.
Tem pino de graxa no eixo da balança.
O pino de graxa vem nos dois modelos? A com bucha e com rolamento?
Hoje engraxei o pino do eixo da balança.
Tenho engraxadeira pneumática para engraxar caminhão e trator.
Aconteceu algo estranho.
Vi claramente a suspensão traseira ficando mais alta durante a aplicação da graxa.
Subi na moto, antes não ficava na ponta do pé, isso porque a mesa já está rebaixado com a ponta da bengala quase pegando no guidão, agora fico na ponta do pé. A moto ficou mais alta.
Andei uns 15 km. Continua alto.
Nunca vi isso.
Alguém dos colegas teria alguma informação a respeito?
Grato
Paulo
A Minha Teneré é 2014/2014 agora com +/- 26k km.
Tem pino de graxa no eixo da balança.
O pino de graxa vem nos dois modelos? A com bucha e com rolamento?
Hoje engraxei o pino do eixo da balança.
Tenho engraxadeira pneumática para engraxar caminhão e trator.
Aconteceu algo estranho.
Vi claramente a suspensão traseira ficando mais alta durante a aplicação da graxa.
Subi na moto, antes não ficava na ponta do pé, isso porque a mesa já está rebaixado com a ponta da bengala quase pegando no guidão, agora fico na ponta do pé. A moto ficou mais alta.
Andei uns 15 km. Continua alto.
Nunca vi isso.
Alguém dos colegas teria alguma informação a respeito?
Grato
Paulo
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
Caro colega,ivnn escreveu:vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.
Grato pela manifestação.
Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.
Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.
Será que procede?
Grato
Paulo
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
Se for isso mesmo então foi bom ter lubrificado. O atrito nos mancais já deveria estar comendo eles. E rangendo também.
- lunga
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
exatamente.Paulo Y. Fujihara escreveu:Caro colega,ivnn escreveu:vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.
Grato pela manifestação.
Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.
Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.
Será que procede?
Grato
Paulo
ela deve ter ficado mais alta e mais macia!
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
lunga escreveu:exatamente.Paulo Y. Fujihara escreveu:Caro colega,ivnn escreveu:vc por acaso não teria desmontado o link para lubrificar, né? Pq se monta as chapinhas do link invertidas, o sintoma é exatamente subir a traseira.... Tem gente alta aqui no fórum que já fez isso de propósito.
Grato pela manifestação.
Não foi o caso. Engraxei com a moto apoiada no apoio lateral.
Analisando a situação considerei a seguinte hipótese: pode ser que o dono anterior nunca houvesse lubrificado o eixo da balança.
Então o eixo estaria meio "preso" e não subia a traseira.
Agora com a graxa nova o eixo "soltou" deixando o movimento livre.
Será que procede?
Grato
Paulo
ela deve ter ficado mais alta e mais macia!
Opa, blz?
Realmente ficou mais macia.
Acabou a sensação de pancada seca.
Era falta de lubrificação mesmo.
Abç
Paulo
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
Bom, resolvi o problema da altura da Teneré.
Consegui rebaixar a traseira em 4 cm.
Tem uma peça meio triangular que une 3 pontos da suspensão traseira: a balança, amortecedor e um conector.
Tirei o original e montei um maior. 1 cm mais longo.
Cortei, soldei e furei uma chapa de 1' x 1/4'.
Funcionou mas acredito que não seja muito seguro. Fiz só para teste.
Agora montarei um definitivo com aço mais duro e inteiriço , sem solda.
Terei que cortar ou dobrar um pouco o apoio lateral já que a moto está mais baixa.
Abç
Paulo
Consegui rebaixar a traseira em 4 cm.
Tem uma peça meio triangular que une 3 pontos da suspensão traseira: a balança, amortecedor e um conector.
Tirei o original e montei um maior. 1 cm mais longo.
Cortei, soldei e furei uma chapa de 1' x 1/4'.
Funcionou mas acredito que não seja muito seguro. Fiz só para teste.
Agora montarei um definitivo com aço mais duro e inteiriço , sem solda.
Terei que cortar ou dobrar um pouco o apoio lateral já que a moto está mais baixa.
Abç
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
Uns anos atrás não sei onde consegui as especificações de distância entre esses furos para um rebaixamento de 40mm. Daí fiz a mesma coisa que você: cortei em serra de fita em chapa de (3/16 ou 1/4, não lembro) o perfil, marquei os pontos, furei as duas juntas para casarem os furos, uma limadinha e pronto. Rebaixei a lander da esposa o suficiente.
Ah, sim: Tive que diminuir a altura do pezinho. Mais duas serradas e uma solda. Nem ficou feio porque usei uma TIG.
Mas é mais prático comprar pronto: https://motos.mercadolivre.com.br/acess ... xar-lander O problema do faça-você-mesmo é ter maquinário, espaço e tempo para isso.
Ah, sim: Tive que diminuir a altura do pezinho. Mais duas serradas e uma solda. Nem ficou feio porque usei uma TIG.
Mas é mais prático comprar pronto: https://motos.mercadolivre.com.br/acess ... xar-lander O problema do faça-você-mesmo é ter maquinário, espaço e tempo para isso.
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Re: Suspensão traseira ficou alta.
ivnn escreveu:Uns anos atrás não sei onde consegui as especificações de distância entre esses furos para um rebaixamento de 40mm. Daí fiz a mesma coisa que você: cortei em serra de fita em chapa de (3/16 ou 1/4, não lembro) o perfil, marquei os pontos, furei as duas juntas para casarem os furos, uma limadinha e pronto. Rebaixei a lander da esposa o suficiente.
Ah, sim: Tive que diminuir a altura do pezinho. Mais duas serradas e uma solda. Nem ficou feio porque usei uma TIG.
Mas é mais prático comprar pronto: https://motos.mercadolivre.com.br/acess ... xar-lander O problema do faça-você-mesmo é ter maquinário, espaço e tempo para isso.
Opa!
Blz?
Vi o link do mercado livre que você passou.
É coisa de profissional, facilita muito o trabalho mas achei caro.
Eu gosto de fazer as coisas e sai barato.
Maquinário eu tenho algumas coisas. Queria ter uma TIG mas no momento falta capital.
A minha maquina é um transformador de solda Liepin ano 1982.
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