Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
nardao
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Mar 2013, 10:55
Cidade onde mora: São Paulo - SP

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por nardao » 13 Abr 2016, 11:10

Bom dia pessoal, era o pinhão mesmo, gastei 70,00 pra troca-lo.

A corrente e coroa ainda estão em bom estado, mantive por enquanto, a grana ta curta.

Abraço

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por FMainieri » 14 Abr 2016, 12:34

Boa tarde Nardao!

Aqui na empresa tem um colega dono de uma Ténéré também. A dele trocou apenas o pinhão, com 30K km rodados. Agora ela está com 57K rodados com a mesma coroa e corrente ainda originais. Vai trocar agora o conjunto inteiro. Did e Riffel (pinhão). Coroa será a original também.

Cuidados? Sempre lubrificar quando anda na chuva ou lavar. Nada mais. E sem trancos no sistema, por exemplo arrancadas bruscas, reduzidas de saltar os olhos da cara e rotação muito baixa. O cabra é um coxinha mesmo! rsrss

Mas sou também, cuido do que tenho, pois sei o preço que pago. A minha fez hoje 156 Km rodados!!! Passei na primeira fase do amaciamento e já posso esticar até 6000 rpm vez que outra! rsrsr E que venham os 500 Km !!!!


Abração!
Mainieri...


nardao escreveu:Bom dia pessoal, era o pinhão mesmo, gastei 70,00 pra troca-lo.

A corrente e coroa ainda estão em bom estado, mantive por enquanto, a grana ta curta.

Abraço

SrTurko
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 30 Set 2015, 11:00
Cidade onde mora: mogi guaçu / SP

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por SrTurko » 14 Abr 2016, 13:48

Fala galera!!
Cheguei aos 26mil km e está chegando a hora de trocar a relação.
Uma dúvida que estou é se é comum a corrente ficar frouxa com frequência quando a relação está chegando ao fim (ainda tem 2 riscos na marca da relação), pois vem acontecendo isso com a minha tenere.

Outra dúvida é qual relação usar? Encontrei da riffel (40z X 135z com corrente 520H x106L) por um preço legal, mas não sei se é a correta.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por ivnn » 14 Abr 2016, 21:54

Essa corrente não tem retentor. Por isso tem preço bacana. Custa pouco e dura menos ainda.

Para a corrente durar bastante convém ter retentor, que segura a lubrificação entre o pino e a bucha mesmo que esteja chovendo. De outra forma a lubrificação sai, a terra, areia e pó entram, e a corrente não dura nada.

Com retentor:
http://www.riffel.com.br/kit-relacao-tr ... o-x-106l/p

Sem retentor:
http://www.riffel.com.br/kit-relacao-tr ... h-x-106l/p

E dizem por aí no forum que é melhor negócio (custo / benefício) comprar corrente DID ou KMC, as duas com retentor. E a coroa e pinhão de quem achar (Riffel, DID, VAZ), tanto faz. Dizem que corrente da Riffel e principalmente corrente da VAZ duram pouco.

Avatar do usuário
Alfredo
Novato+
Novato+
Mensagens: 49
Registrado em: 05 Ago 2013, 00:11
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Alfredo » 18 Abr 2016, 12:55

poxa, minha relações sempre foram problemáticas. a original durou 28k KM, eu sempre lubrifiquei, mas apertos nela eram frequente. praticamente toda semana folgava, tinha que aperta novamente.

troquei por cora/pinhão riffel e corrente did. Essa ai não durou 15K KM, troquei essa semana, desgastou muito rápido.

Coloquei agora um kit KMC, que pra minha surpresa já entrou no meio do ajuste do eixo. o que será que tá provocando esse desgaste prematuro?

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por meteficha » 19 Abr 2016, 01:39

Alfredo escreveu:poxa, minha relações sempre foram problemáticas. a original durou 28k KM, eu sempre lubrifiquei, mas apertos nela eram frequente. praticamente toda semana folgava, tinha que aperta novamente.

troquei por cora/pinhão riffel e corrente did. Essa ai não durou 15K KM, troquei essa semana, desgastou muito rápido.

Coloquei agora um kit KMC, que pra minha surpresa já entrou no meio do ajuste do eixo. o que será que tá provocando esse desgaste prematuro?
Você deve estar apertando demais sua corrente.
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
FMainieri
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:24
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por FMainieri » 25 Abr 2016, 15:26

Alfredão!

28.000 Km pra uma relação não é ruim. No teu caso, será que não estás apertando demais? Será que não estás dando trancos demais nela, andando em rotação muito baixa ou sendo bruto com a embreagem? Estás lubrificando corretamente?

No caso do Kit Riffel com DID, se tua corrente era original DID (tem muitas falsificadas no mercado), provavelmente o que lascou foram a coroa e o pinhão.

Quando essa acabar, coloca a original ou uma marca boa de coroa / pinhão com corrente DID com o-ring. Depois, lubrifica sempre que molhar (lava a corrente antes) ou lavar a motoca. Não precisa ser um tarado em a toda hora melecar o conjunto (eu era e fiz 67.000 Km com as originais da minha GSXR 1100W).

Falando nisso, hoje preciso lubrificar aqui!!!! rsrsrs


Abração,
Francisco...




Alfredo escreveu:poxa, minha relações sempre foram problemáticas. a original durou 28k KM, eu sempre lubrifiquei, mas apertos nela eram frequente. praticamente toda semana folgava, tinha que aperta novamente.

troquei por cora/pinhão riffel e corrente did. Essa ai não durou 15K KM, troquei essa semana, desgastou muito rápido.

Coloquei agora um kit KMC, que pra minha surpresa já entrou no meio do ajuste do eixo. o que será que tá provocando esse desgaste prematuro?

Marcelo Bismara
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 02 Set 2013, 12:55
Cidade onde mora: mogi mirim/sp

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por Marcelo Bismara » 06 Mai 2016, 16:13

Salve pessoal. Comprei um kit top riffel na Masada que me disseram que na corrente tinha emenda com rebite. Abri a caixa e a corrente é com clip !!!! Q raiva !!! Ja pedi esclarecimento para a loja pq comprei uma coisa achando que era outra. Alguem sabe me dizer as vantagens e desvantagens dessa emenda com clip? Segue foto da tal emenda.[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016050 ... 8e938d.jpg[/img]

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

amorais
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Mai 2016, 13:45
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por amorais » 31 Mai 2016, 13:52

Boa tarde pessoal!
Minha corrente e coroa estão indo para 50k originais. A única troca que fiz foi do pinhão com 40k.
Porém, agora ela está dando uns estalos bem altos e vou precisar trocar a transmissão inteira. (Uma pena, já que minha coroa parece zerada e a corrente não folgou ainda).
Pelos comentários anteriores, vi que a galera tem comprado corrente DID ou KMC mais a coroa e pinhão VAZ.
Posso comprar a corrente KMC com retentor mais a coroa e pinhão VAZ sem medo?
Lembrando que sempre limpo e lubrifico a transmissão com o maior carinho.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Quantos quilômetros dura o kit de relação

Mensagem por dinho.p » 06 Jun 2016, 23:54

Pessoal, com 20mil Km troquei apenas o pinhão (que tava no osso), conforme me recomendaram aqui no fórum, da marca Riffel.
A moto acabou de virar 31mil KM, a alguns dias tenho notado uns barulhos diferentes na relação. Hoje levantei a suspensão traseira para lubrificar a corrente e dar um "check-up geral na situação": o pinhão está com alguns dentes quebrados. Coisa estranha, pq nunca andei com corrente "estrangulada" ou algum outro incidente que possa ocasionar... Tô achando q esse pinhão é q não presta.

A alguns anos, minha esposa tinha uma biz q quebrou a corrente novinha (coisa de 100 a 200KM), duas vezes, e era Riffel.

Não faço idéia de que marca de pinhão colocar. A coroa tem um certo desgaste, mas ainda tá mto boa, o desgaste é pouco para a KM; a regulagem da corrente ainda está na metade.

Responder