Moto ligou e nao desligou mais...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
dbtremanti
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Jun 2016, 18:46
Cidade onde mora: Santos/SP

Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por dbtremanti » 04 Jun 2017, 17:09

Pessoal , preciso de ajuda. Tenho 64 anos e nao entendo nada de mecanica. Tenho a T250 ano/mod 2016 faz uma ano , com cerca de 3mil km, e na última 5a feira ao sair para o médico , liguei a moto e um barulho enorme e muito estranho apareceu...parecia que o motor de arranque tinha continuado "ligado" ..porém a moto funcionou. Tente desligar a chave e nada...moto não desligou e nem o barulho muito alto acabou. Desliguei o corta corrente...e nada..continuou ligada e com barulho. Tive de entrar na garagem , retirar o banco e desconectar a bateria. Aí o motor desligou e o barulho desapareceu.
Parecia que a moto estava se desmanchando !!! Fiquei apavorado...e ainda mais com consulta no médico !
Liguei para a CC do Guarujá, já que a da cidade onde moro , Santos , fechou e o chefe da oficina me disse que poderia ser o relé de partida que entrou em curto. Mandei a moto para CC e ela está lá até agora. Eles estão testando , porem me informaram que o problema não apareceu mais.....
Será que alguém poderia ajudar ? O que teria acontecido...??
Desde já , agradeço muito
Grande abraço a todos.
Domingos

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por filipedonato » 04 Jun 2017, 21:51

Pode ter sido isso mesmo, travou algo e o motor de partida ficou ligado fazendo aquele barulho característico dele.
Se fizer de novo, repita o procedimento que você fez e leve para um mecânico abrir o motor de partida, revisar ele e a parte elétrica associada a ele.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por ivnn » 05 Jun 2017, 14:14

Mas o motor de partida está funcionando, certo? Não tem o que ver nele.

O fato é que o motor de partida não poderia, de forma alguma, estar energizado com a chave desligada.

O relê colou. Só pode. Não há mais nada entre a bateria e o motor de partida; só o rele.

Ou é isso ou há um curto circuito grotesco na cablagem, talvez escondida dentro dos espaguetes. Mas se fosse essa hipótese, não teria aparecido exatamente quando deu a partida, mas sim em instantes aleatórios.

Portando o relê colou.

Esses relês, para não colarem, recebem um tratamento de platina em sua superfície. Tanto que na Metaltex (um fabricante de relés aqui da zona sul) guardava os contatos que seriam usados na produção.... em um cofre! (histórias antigas; hj não sei como é). Talvez seu relê esteja premiado com pouca, ou nenhuma, proteção.

dbtremanti
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Jun 2016, 18:46
Cidade onde mora: Santos/SP

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por dbtremanti » 05 Jun 2017, 15:07

A moto ainda está na CC e não me deram o diagnostico ainda. Seria o caso de trocar o relé ?
Obrigado / abcs
Outra coisa, o corta corrente - botao vermelho - não deveria desligar o sistema todo ?
Grato

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por ivnn » 05 Jun 2017, 17:52

é que a corrente de partida é muito grande para rotear pela chave.

Então o que acontece de verdade é que a chave do guidão aciona relê, que por sua vez aciona motor de partida.

Com certeza, ao desativar o botão vermelho, você comandou o desligamento do relê. Ele deveria desconectar o motor de partida por efeito mola. O que acontece com contatos ruins é que na hora que conecta, há um faiscamento, uma (muito pequena) quantidade de metal dos contatos se funde, e "cola" o relê na posição ligada. Daí o efeito mola não tem força para desfazer essa "soldagem". É por isso que se usam metais nobres nos contatos; exatamente para dificultar esse efeito de colagem (e tb o problema de oxidação, que daria mal contato).

dbtremanti
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Jun 2016, 18:46
Cidade onde mora: Santos/SP

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por dbtremanti » 05 Jun 2017, 20:43

Muito obrigado pelas explicações. Vamos aguardar a CC. Espero que liberem a moto rapidamente e que o problema não volte a aparecer...
Abcs

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: Moto ligou e nao desligou mais...

Mensagem por --V8-- » 22 Jun 2017, 19:32

E a moto já saiu da concessionária?

Qual era o problema?
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

Responder