barulho tec tec no pião

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
leandro andrade
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Fev 2017, 10:31
Cidade onde mora: santo andre sp

barulho tec tec no pião

Mensagem por leandro andrade » 08 Fev 2017, 10:42

galera sou novo aqui na comunidade e estou passando pelo um problema com minha tenere 250 azul 2012, percebo um tec tec na saída e quando esta em uma subida o barulho aumenta pensei que seria relação mais a minha esta nova e kmc c/ retentor troquei os rolamentos e pastilha e mandei esticar a corrente que esta com a folga padronizada já lubrifiquei e nada acontece o maldito tec tec ainda continua queria saber se alguém esta com esse problema, pode ser rolamento do eixo do pião sei la...alguém pode me ajudar por favor! :cry: :cry:

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por ivnn » 08 Fev 2017, 11:47

Quando a corrente é com retentor, estar na "folga padronizada" não quer dizer muita coisa.

Explicando melhor:

Quando a corrente é SEM retentor, a água a chuva e sujeira contaminam por igual os pinos e buchas. Dá um desgaste mais ou menos uniforme, e a medida que desgasta, cada elo vai criando uma folga, e a soma das folgas define o esticamento da corrente. Daí quando ela estica bastante vc troca, porque não dá mais ajuste.

Quando a corrente é COM retentor a coisa é mais complicada. Correntes com retentor durariam um absurdo, porque entre o pino e bucha tem um lubrificante que fica prisioneiro lá. No entanto, os orings de vedação gastam. E sempre vai ter uns poucos, no meio dos 212 presentes, que perdem a vedação primeiro.

Daí esses pinos e buchas que perdem a vedação primeiro iniciam um processo de desgaste acelerado, enquanto que o resto continua protegido pelo lubrificante original.

Como consequência, depois de um tempo, a corrente com retentores folga muito eu um ou outro elo, e continua justa no resto. Dependendo da sorte (ou azar), você pode ter uma corrente com 102 elos justos e só uns 4 folgados. Esses 4 elos folgados não representam um esticamento de corrente apreciável, afinal, apesar da folga grande são só 4. O proprietário pode até falar "olha só que corrente boa, rodei já 30kk e não estiquei nada!" e na realidade estar com uma corrente prestes a estourar.

Isso só não ocorre de verdade porque esses elos muito folgados estalam. Enquanto estão alojados na coroa ficam com distância nominal definido pelos seus dentes, mas no momento que eles vão saindo e recebem a tração, a folga faz com que estalem.

Eu se fosse você faria o seguinte: Folgaria bem a corrente e passaria ela inteira pelas suas duas mãos. As mãos seguram a corrente com um trecho de 10 cm de corrente entre elas. Em cada trecho de 10cm, você faz força de compressão e tração. Essas folgas aparecem fácil assim, e dá para localizar elos exageradamente folgados. Se tiver algum elo com folga maior que 1mm, a corrente precisaria ser trocada imediatamente.

leandro andrade
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Fev 2017, 10:31
Cidade onde mora: santo andre sp

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por leandro andrade » 08 Fev 2017, 14:45

obrigado amigo pela sua explicação muito bem feita por sinal,vou retirar minha corrente e verificar elo por elo e dar uma boa lubrificada, talvez como vc mesmo disse algum ring pode ter estourado e por isso esse barulho tec tec. obrigado e se resolver faço um novo comentário. abç

luizc4
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Nov 2016, 11:27
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por luizc4 » 08 Fev 2017, 17:09

Na minha moto anterior e tbm em uma moto de de um amigo aconteceu um barulho semelhante, tipo uns estalos, foi resolvido simplesmente com a troca do pinhão, que estava com os dentes desgastados e virados para frente. Com a troca do pinhão o barulho acabou.

alexandredinizassis
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Fev 2017, 09:48
Cidade onde mora: Juiz de Fora/MG

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por alexandredinizassis » 20 Fev 2017, 10:25

Amigo
Estou exatamente com o mesmo problema.
Ja lubrifiquei, afrouxei e apertei a corrente. Porém não ajudou em nada.
Tanto na autorizada quanto um mecânico de confiança que costumo levar a moto me falaram que só resolveria o barulho trocando toda a relação.
O engraçado é que a relação está com 22mil km's rodados e ainda não apresenta desgaste severo.
Está meia vida ainda.

Enquanto não acho o problema, estou rodando com o barulho.
Apesar da ser chato e o instinto motociclista clamarem por uma solução.

Vou acompanhar a discussão para ver se achamos uma solução :D

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por Thiago_1100S » 20 Fev 2017, 11:02

da uma olhada no pinhão, oq pd acontecer as vezes é os dentes estarem muito desgastados, com a ponta quebrada, ai devido ao alongamento da corrente o pino fica apoiado justamente acima do dente sem a ponta, e estala quando ele escorrega para o lugar.... a corrente original da tenere troquei com 40k... mas o pinhão foi com 22, e dps de desmontar a corrente vi que não deveria ter trocado, não havia nenhum elo com desgaste excessivo... ela durava pelo menos mais uns 10k.... mas como fui trocar coroa e pinhão ja troquei tudo logo...
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

joao.oncken
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2016, 10:12
Cidade onde mora: Cruzeiro do Oete/PR

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por joao.oncken » 27 Fev 2017, 14:52

Olá amigo,

Eu tive um barulho na corrente também, em determinada rotação, quando vc colocava uma marcha mais pesada e acelerava por exemplo dava umas estraladinhas, resolvi trocando o guia de corrente que fica na balança e calçando ele por dentro(entre ele e o alumínio da balança) com uma tira de borracha de câmara de ar de bike por exemplo. Colei a borracha na guia e montei na balança, ficou quietinho e parou toda a vibração.

Tomara que seja o seu caso e que de alguma forma eu tenha ajudado. ;)

JC

alexandredinizassis
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Fev 2017, 09:48
Cidade onde mora: Juiz de Fora/MG

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por alexandredinizassis » 28 Fev 2017, 08:51

joao.oncken escreveu:Olá amigo,

Eu tive um barulho na corrente também, em determinada rotação, quando vc colocava uma marcha mais pesada e acelerava por exemplo dava umas estraladinhas, resolvi trocando o guia de corrente que fica na balança e calçando ele por dentro(entre ele e o alumínio da balança) com uma tira de borracha de câmara de ar de bike por exemplo. Colei a borracha na guia e montei na balança, ficou quietinho e parou toda a vibração.

Tomara que seja o seu caso e que de alguma forma eu tenha ajudado. ;)

JC
Mas então, o barulho vinha da região do pinhão? E só aparecia o barulho quando acelerava ou em qualquer situação?

joao.oncken
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2016, 10:12
Cidade onde mora: Cruzeiro do Oete/PR

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por joao.oncken » 28 Fev 2017, 09:38

alexandredinizassis escreveu:
joao.oncken escreveu:Olá amigo,

Eu tive um barulho na corrente também, em determinada rotação, quando vc colocava uma marcha mais pesada e acelerava por exemplo dava umas estraladinhas, resolvi trocando o guia de corrente que fica na balança e calçando ele por dentro(entre ele e o alumínio da balança) com uma tira de borracha de câmara de ar de bike por exemplo. Colei a borracha na guia e montei na balança, ficou quietinho e parou toda a vibração.

Tomara que seja o seu caso e que de alguma forma eu tenha ajudado. ;)

JC
Mas então, o barulho vinha da região do pinhão? E só aparecia o barulho quando acelerava ou em qualquer situação?

Exatamente amigo, na verdade depois descobri que vinha ali do início da balança, ao lado do pinhão. Quando acelerava apenas é que a corrente vibrava e o trec trec na verdade era o som da corrente que batia no guia(borracha) que batia na balança(de alumínio e oca). A borracha da câmara de ar serve para amortecer isso tudo e funcionou.

Não estou dizendo que esse barulho tem haver apenas com o guia, pode ser realmente o pinhão, mas no meu caso resolveu.

Comprei o guia novo na yamaha, original e mais barato que alguns paralelos que existem por aí. Paguei em dez/16 55 reais.

Abçs a todos!

JC :joinha:

emannuelrocha
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jan 2019, 21:41
Cidade onde mora: Santa Cruz - RN

Re: barulho tec tec no pião

Mensagem por emannuelrocha » 26 Jan 2020, 09:12

No meu caso, tb era só o pião q empenou alguns dentes, nem chegou a desgastar, com menos de 10mil km.
https://ibb.co/qx7K7LS

Responder