Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 76)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por kablack » 12 Set 2011, 16:49

Petrel;

Penso igualzinho. Mas minha abordagem foi um pouco diferente. Eu pedi para pagar os retentores. Ele disse que nao mexe... O que posso fazer neste caso?

Abraco
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Petrel » 12 Set 2011, 18:53

Pode fazer o que estou te sugerindo, peça pra olhar o manual de serviço da nossa moto, eles tem em papel, lá pela pagina 180 +- ele tem no total 380 paginas, eu estive com ele nas minhas mãos por um bom tempo. e foi com base nele que solicitei o serviço. nós temos o exemplo do Kakko, os retentores dele vazaram pouco tempo depois do serviço. e outra coisa não é só os retentores não. mais importante na minha avaliação são as buchas guia (que são uma especie de mancal de curso longitudinal da bengala), se eles derem uma bobeira ela vai pro saco. veja a quantidade de escritos ( atenção, cuidado, etc ) no procedimento de desmontagem e montagem.
Agora vamos a verdade dessa historia toda, se a dona Y levasse o consumidor a sério como faz em outros paises ela ja teria colocado um monte de kit completo de suspensão nas cc pra troca imediata, seguindo regorosamente o que ta no manual de serviço, isso seria atitude que ela tomaria si estivessemos no japão por exemplo, mas aqui no Brasil é tudo ao contrário mesmo.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

fredericow
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 226
Registrado em: 04 Ago 2011, 23:22
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Vitória ES

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por fredericow » 17 Set 2011, 15:45

esse tópico tem muitas páginas e as principais informações estão em menos de 10 postagens. Acho interessante concentrar as principais informações na primeira página, pois poupa muito tempo. Vale lembrar ainda que ir rolando página por página pra chegar nas citadas no título é uma luta.
A minha está com estalo e contactei a yamaha hoje. Segunda se num chegar um email com resposta até meio dia vou ligar para o SAC.

picapau
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por picapau » 17 Set 2011, 20:21

A minha foi feita a troca da flauta e o toc toc parou!! mas, começou outros barulhos como o de ferro rangendo e outro parece como estivesse esvaziando alguma coisa cheia de ar!!

Uma coisa que percebi quando voltou da cc e que as sanfonas das bengalas estavão cheias de furos!! Agara não sei se já eram assim? ou eles fizeram isso lá!!

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Petrel » 18 Set 2011, 19:32

Picapau, as sanfonas sempre tiveram furos, o que eles mudaram na cc foi posição da sanfona, os furos ficaram indevidamente expostos, por isso vc percebeu a axistencia deles. entendo que a posição ideal desses furos são voltados pra tras pra dificultar a entrada de sugeira, numa pilotagem na chuva por exemplo. a finalidade dos furos é possibilitar a entrada e saída de ar.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Rodrigo Revoltado
Usuário
Usuário
Mensagens: 130
Registrado em: 21 Fev 2011, 18:54
Cidade onde mora: Conceição de Macabu/RJ

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Rodrigo Revoltado » 21 Set 2011, 09:21

Blz amigos..
Ontem fiz a revisão dos 1000km.. comentei sobre o toc toc que somente acontece em algumas depressões onde a compressão e o retorno é muito rápido.
Logo o pessoal da concessionária falou sobre a flauta (recall) e disse que tinha uma disponivel para troca, e assim o fizeram (a que estava na minha tinha 2 furos)... até agora não percebi nada de anormal.

Gostei muito do serviço apesar de já conhecer algumas pessoas que trabalham lá e residem na minha cidade, a CC foi a Yamalagos em Macaé.

O que me chateu foi o seguinte o banho que derão arranhou a bolha :pdavida: sei que de uma forma ou outra iria arranhar.. mas tão rápido.. e nem fui eu.. fiquei p&%$#@ da vida

Valor da Revisão R$ 81,16 (02 Litros de Yamalube, trouxe o restante na próxima somente 01 Litro, e Filtro de óleo)..
Que venham o 5000km...
XTZ 250 Ténéré 2011 Black
CRF 230 2009 - Alzira II
Antiga NXR 150 Bros ES 07/08
Antiga XR 200 (Trilha) Alzira

André Vellinha
Visitante
Visitante

Problema da suspensão ("toc toc") resolvido com garantia

Mensagem por André Vellinha » 17 Out 2011, 12:09

Bom galera, frequento o fórum já faz um tempo como expectador, porém, como dei uma pesquisada e não vi nada referente ao assunto, resolvi postar para tentar ajudar o pessoal.

Adquiri uma Ténéré 250 a mais ou menos 4 meses, e desde a primeira volta senti o "toc toc" da suspensão.
Levei para a oficina da concessionária onde comprei a moto e o atendente me informou que outras pessoas estavam reclamando do mesmo problema e o mesmo já tinha sido reportado a fábrica.
Perguntei se não haveria um recall para troca da peça e fui informado que não, pois segundo o atendente, recall só acontece quando o problema incide risco à segurança do comprador, porém, mesmo sem o recall ele me informou que a garantia cobriria o problema.
Então, depois de um tempo de espera para o recebimento das peças ("flautas" da suspensão) pela concessionária, consegui realizar a troca, sem nenhum gasto.

Aproveitei a troca de peças para pôr óleo Motul na suspensão (que a garantia não cobre o valor), pois é bem superior ao que eles botariam.

Posso dizer que a moto ficou outra. Muito mais macia e sem aquele "soco" quando pegava algumas depressões, quebra-molas, etc...!

Bom, espero que a informação tenha sido útil.
Qualquer dúvida que tiverem eu tentarei ajudar aqui pelo tópico.

Abraço.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Helano » 17 Out 2011, 13:50

Olá André,

Primeiramente, gostaria de dar as sinceras boas-vindas ao Ténéré Club. :joinha:

Para que você possa se familiarizar com as ferramentas e procedimentos de utilização do fórum, peço que leia atentamente todas as informações que constam AQUI

Antes de abrir um novo tópico, por favor utilize a pesquisa para verificar se já há tópico sobre o assunto em questão. Por este motivo, movi sua mensagem para o tópico adequado.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
HENKS
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:17
Cidade onde mora: Venâncio Aires - RS

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por HENKS » 17 Out 2011, 20:45

Pessoal peguei minha Nega dia 14, sai da cc mirando buraco e depressões, e escutei somente em raros casos um barulhinho que parecia ser o de carenagem batendo, como vc's relataram que era assim o barulho acho que deve ser o famoso toc-toc. MINHA CONCLUSÃO: se for só esse barulhinho e ele não aumentar, e que eu nem perceberia se não fosse o fórum, não vou mandar trocar as flautas pois para mim ela está perfeita desse jeito. Qualquer alteração no barulho eu posto novas informações.
Super Ténéré 2015
Bonneville T120 2017
NC700x 2014
Tenere250 16
XV250Virago 98
YBR125K 08
SuperTénéré 14
Tenere250 11
StreetScrambler900 18
BizC100 03
Rd135Z 93
Xl125S 93
DragStar650 05
Turuna125 86
Tenere250 11
Xlr125 02
Cg125 86
Ml125 83
Rx80 79

Avatar do usuário
Ret1ca
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Set 2011, 22:04
Cidade onde mora: Campinas/sp

Re: Ténéré 250 - Toc-toc suspensão (resumo pgs. 1, 36, 71, 7

Mensagem por Ret1ca » 17 Out 2011, 23:07

Henks,

Cara fico impressionado. Você tirou a T dia 14 e ela ainda veio com o Toc-Toc?? :pdavida:

Será que alguém comprou uma T sem o Toc-Toc de "série"? :crazy:

Abraço a todos,

RET
RET1CA

Responder