Barulho na corrente

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Gabriel Coelho
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2015, 22:20
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Barulho na corrente

Mensagem por Gabriel Coelho » 28 Jan 2016, 11:39

Bom dia amigos.

Comprei em dezembro uma Té 250, 2015/16. Percebi que a corrente vem fazendo um barulho enorme nas retomadas, já retirei aquela proteção e lubrifiquei com Motul C4 e nada, isso ocorre principalmente quando estou com garupa. Na antiga Té250 2010 isso não ocorria. Alguém aqui sabe o que poderia ser?

Já fui na cc e disseram q essa nova veio com este "problema", mas que a fábrica informou que é normal.

Abçs,
Gabriel
Abçs,
Gabriel Coelho

Avatar do usuário
arsantoz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 24 Out 2015, 13:24
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por arsantoz » 28 Jan 2016, 11:59

Bom dia amigo!
A minha tb e 2015/2016 e notei este barulho. Na primeira revisão falei com o mecânico e ele me passou que é normal. Segundo ele, o fato de não existir coxim entre a roda e a coroa, ajuda nisso.

[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016012 ... d88bdc.jpg[/img]

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Gabriel Coelho
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2015, 22:20
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Barulho na corrente

Mensagem por Gabriel Coelho » 28 Jan 2016, 18:44

pois é, pior que eles disseram que não há o que fazer.
Abçs,
Gabriel Coelho

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por KANEKO » 29 Jan 2016, 13:07

Que estranho isso amigos.

Eu adoro a minha tenebrosa (2013 ) exatamente pela relação ser super silenciosa e sobre o coxim nunca tivemos e isso nunca foi um problema para esses barulhos ( na vibração eu concordo ).
Estranho as 2016 vir com esse "problema" já que na parte de transmissão não teve nenhuma mudança.

A unica vez que minha relação fez barulho e estralos foi quando meu pinhão já tinha falecido a muito tempo (dentes super finos e tortos ).

Eu tentaria levar em um mecânico de confiança e pediria para ele dar uma checada em folgas e tudo para a loja enquanto está na garantia tudo é normal.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por ivnn » 29 Jan 2016, 13:29

Quando ajustam a roda com folga demais na corrente, o barulho fica bem grande. Não será isso? Notei (assunto de outro tópico) que de uns tempos para cá as correntes "VD" da DID, que são as originais de fábrica, tem vindo com um monte de elos duros de girar. Daí na retomada, quando a corrente folga embaixo, alguns elos não se alinham direto ao sair do pinhão, fazendo com que a corrente se projete com velocidade na saboneteira. Diminuir a folga da corrente minimiza esse problema ao fazer com que a corrente fique mais reta embaixo.

Então esse não seria um problema da Te2016, mas das correntes VDs produzidas em 2015.

Só lembro que não pode deixar esticada também, de jeito nenhum. Ruim para o rolamento do câmbio, corrente, pinhão, tudo. Tem que ter os 30mm de folga especificados no manual.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por KANEKO » 29 Jan 2016, 14:40

ivnn escreveu:Quando ajustam a roda com folga demais na corrente, o barulho fica bem grande. Não será isso? Notei (assunto de outro tópico) que de uns tempos para cá as correntes "VD" da DID, que são as originais de fábrica, tem vindo com um monte de elos duros de girar. Daí na retomada, quando a corrente folga embaixo, alguns elos não se alinham direto ao sair do pinhão, fazendo com que a corrente se projete com velocidade na saboneteira. Diminuir a folga da corrente minimiza esse problema ao fazer com que a corrente fique mais reta embaixo.

Então esse não seria um problema da Te2016, mas das correntes VDs produzidas em 2015.

Só lembro que não pode deixar esticada também, de jeito nenhum. Ruim para o rolamento do câmbio, corrente, pinhão, tudo. Tem que ter os 30mm de folga especificados no manual.
Boa observação Ivnn porque eu não consigo ver outro motivo para isso acontecer.
Pois o projeto não mudou.

Avatar do usuário
spencer.chedid
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Ago 2012, 13:52
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Barulho na corrente

Mensagem por spencer.chedid » 31 Jan 2016, 22:25

A minha é 13/14 estava com um barulhão insuportável. Resolvi investigar e descobri que a porca que segura o pinhão estava completamente solta! Além disso a corrente estava bem folgada.

Reapertei bem a porca do pinhão e regulei a folga da corrente. O barulho diminuiu 80%, os outros 20% creio que seja por conta de alguns elos mais rígidos da corrente.

Sujiro dar uma verificada nessa porca do pinaho.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por KANEKO » 31 Jan 2016, 23:28

spencer.chedid escreveu:A minha é 13/14 estava com um barulhão insuportável. Resolvi investigar e descobri que a porca que segura o pinhão estava completamente solta! Além disso a corrente estava bem folgada.

Reapertei bem a porca do pinhão e regulei a folga da corrente. O barulho diminuiu 80%, os outros 20% creio que seja por conta de alguns elos mais rígidos da corrente.

Sujiro dar uma verificada nessa porca do pinaho.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
Spencer,
Você disse um negocio que eu fiquei cabreiro também até fiz um post para alertar os amigos, um belo dia tirei a tampa do pinhão faço isso de tempos e tempos para dar uma geral.
Tava limpando o pinhão e conseguir girar ele para frente e para trás com a mão :shock: :? levei na oficina onde tinha trocado o kit o mecânico trocou a travinha e o parafuso e me disse que não era a primeira (lander ou tenere ) que tinha acontecido isso imagina se isso pula para fora olha o perigo.
Depois disso venho acompanhando isso regularmente por enquanto tudo firme.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Barulho na corrente

Mensagem por ivnn » 31 Jan 2016, 23:35

Pois é. Tem aquela arruela que tem a abinha que dobra e bloqueia a porca do pinhão. Existe uma razão para ela estar lá.



O mecânico que monta o pinhão sem uma arruela nova, ou com a arruela antiga sem condição de dobra, está fazendo serviço de porco. A porca do pinhão sofre impacto e vibração grandes. Só o aperto nem sempre segura ela.

É um absurdo montar o pinhão, apertar a porca, e achar que está OK. Tem que dobrar a aba da arruela e bloquear a porca. Não é "frescura". É obrigatório.

Tem gente que só aprende isso errando.

Mas acaba aprendendo.

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 905
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Barulho na corrente

Mensagem por SREELDIN » 01 Fev 2016, 09:01

Isso mesmo, essa arruela não pode ser reaproveitada, tem que substituir por uma nova e não esquecer de dobrar a mesma travando a porca. Esse é um tipo de procedimento que eu mesmo prefiro fazer, deixar na mão de mecânico é ter dor de cabeça.
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Responder