Erro 12 painel TENERE 250 2016

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
RRossi
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Out 2019, 14:05
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por RRossi » 27 Ago 2020, 15:53

No meu caso era o motor de partida. Não era nem as escovas, eram os imãs que estavam completamente danificados.
Vez por outra acontecia de ela dar erro 12 no painel e só ligava depois de dar um tranco (não ligava dando tranco, dava a partida normal depois do tranco).
Achei que eram as escovas e, ao abrir o motor de partida, eram os imãs.

Avatar do usuário
FabioSp
Usuário
Usuário
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jun 2016, 08:45
Cidade onde mora: RMC/SP
Localização: RMC/SP

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por FabioSp » 31 Ago 2020, 15:59

Imãs soltos no motor de partida? Isso acontece nas Midnight 950 também.

theCrys
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Ago 2020, 21:37
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por theCrys » 02 Set 2020, 09:43

Galera peguei a minha Tenere ontem com 39k ela estava com esse erro 12 e eu de cara troquei a bateria e mesmo assim precisou ligar no tranco.
Ou seja bateria nova não resolveu o problema, ela fica como se a bateria estivesse descarregada a luz do painel baixa um pouco e ela só faz um (estalinho) levei é uma CcYamaha e o mecânico me falou que provavelmente seja o relê de partida mas precisa pagar uma vistoria e scaner no computador para saber de fato o que é.
De aviso ele me informou que apertando o freio ou colocando em marcha e apertando a embreagem a moto liga.
Hoje na partida a frio precisei dar uns 8 solos curtos para ela poder ligar mas está dando os solos como o mecânico falou

RRossi
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Out 2019, 14:05
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por RRossi » 12 Nov 2020, 08:43

Mais um capítulo da minha saga com a Teneré 2016, beirando os 40 mil km.

Após substituição do motor de partida no final de agosto, ela voltou a apresentar o erro 12 no painel no último sábado (07 de novembro).

Coloquei para pegar no tranco, ligou um pouco acelerada e uns 30 segundos depois apagou e não ligou mais, dessa vez apresentando erros 24 e 46.
Não sei se é o caso, mas acredito que não pode ser a bateria, já que uso a moto no dia-a-dia e ela não dá sinais de que a bateria tá indo pra o saco (que também é nova, ainda está inclusive no período de garantia).

Só saiu em cima do reboque. Ainda estou aguardando o diagnóstico da oficina.

[ATUALIZANDO]

Passando só para dar o feedback do diagnóstico. Os erros da minha moto supostamente eram causados devido a problemas de voltagem no sistema elétrico.
A priori, o diagnóstico foi bateria, mas como ela é nova, descartaram essa hipótese e substituíram o retificador de voltagem.
Como peguei a moto hoje (18/11), vou fazer um teste por um tempo e ver como se comporta.
Espero ter resolvido de vez.

{ATUALIZANDO} - 29/12/2020

Até agora, moto se comportando normal. Se fosse bateria já teria ido pro saco.
Provavelmente, problema resolvido (substituição do retificador de voltagem).

APL1980
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Abr 2017, 22:15
Cidade onde mora: Indaiatuba/SP

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por APL1980 » 07 Jun 2021, 12:32

Pessoal, boa tarde.
Consultei o fórum pra tentar resolver o ERRO 12 na minha Tenere 2016. Peguei ela há 2 meses e dava esse erro na partida. Apertava a embreagem algumas vezes e levantava o descanso lateral e a moto pegava. Porém, algumas vezes ela pegava de primeira. Defeito intermitente é complicado. Primeira coisa foi testar os sensores do descanso e da embreagem, tudo ok. Depois troquei a bateria que era a original (+ de 5 anos). Ela dava o erro na primeira partida e depois pegava normal. Mas como o erro continuou, fiz alguns testes e percebi que era o relé de partida. Algumas vezes ele falhava e outras não. Troquei faz alguns dias e até agora sem problemas, a partida está excelente.
Saudações a todos.

ricardofrance
Novato-
Novato-
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Dez 2021, 16:13
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por ricardofrance » 08 Fev 2022, 19:34

A minha deu este erro 12 e não dava partida (apenas ligava o motor elétrico).
Tive que trocar a Placa de Partida. O mecânico disse que é desgaste natural.
A minha moto é 2016 e está com 64.000 km.

Amanhã vou buscá-la e atualizo aqui como ficou e se foi só isso mesmo que foi trocado mesmo.

**Atualizando**
Troquei a Placa de Partida e o problema foi resolvido.
Editado pela última vez por ricardofrance em 22 Fev 2022, 09:24, em um total de 1 vez.

caiotenere250
Novato-
Novato-
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Fev 2022, 20:13
Cidade onde mora: Praia Grande

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por caiotenere250 » 21 Fev 2022, 20:32

Fala pessoal, tudo bom?
Procurei no fórum todo e acho que esse é um tópico condizente com meu problema.
Estou tendo problemas com minha Tenere 250, ano 2013.
Aproximadamente duas semanas atrás, em uma sexta-feira, eu estava indo para casa após o trabalho e a moto desligou (como se tivesse morrido) e ficou piscando a luz da injeção. Procurei oficina nos arredores e nada, então acionei o seguro para um guincho buscar ela. Ao chegar em casa, com motor frio, a moto funcionou normalmente.
Sábado lavei ela normalmente, deixei funcionando cerca de 30 minutos enquanto secava e lubrificava a corrente dela.
Domingo liguei ela e fui fazer um passeio. Minha sorte é que ambos os postos que eu normalmente calibro os pneus estavam sem bomba de calibragem, me forçando a ir no terceiro posto próximo de casa para calibrar os pneus.
Ao tentar sair do posto com a moto, morreu igual na sexta-feira. Desliguei na chave a moto, liguei novamente e dei partida. Funcionou e ao tentar sair novamente ela morreu e começou a piscar a luz da injeção.
Levei ela para casa e percebi que a luz da injeção pisca da seguinte forma: Uma vez lenta e duas vezes rápida. Procurei na internet e achei que isso significaria o código de erro 12.
Achei duas informações na internet, sendo uma dizendo que o código 12 é referente ao sensor de virabrequim da moto. Já a outra informação é de que esse erro 12 é referente ao sensor de marchas na carcaça.
Enfim, com essa divergência de informações, desmontei todas as carenagens da moto para realizar limpeza dos conectores e do punho de partida. Sem sucesso. Moto continuava sem ligar e, se ligasse, funcionava por 5 minutos e morria igual da primeira vez, voltando a piscar a luz da injeção indicando o erro 12.
Levei a moto em duas oficinas próximas da minha casa, onde ambas não conseguiram achar identificar o erro. Foi realizado apenas limpeza da injeção, troca da tampa de válvula (que quebrou ao abrir para verificar as válvulas) e regulagem das válvulas.
Foi passada no scanner diversas vezes, onde não consta mais erro 12, porém no painel ainda aparece o maldito erro.
Foi testado bobina de ignição, estator, punho de partida, bateria e nada. Nenhuma luz do que pode ser ou o que olhar.
Alguém já passou por algo parecido e que tenha solucionado? Já não estou sabendo mais o que fazer e não acho mais oficina próximo aqui de casa para levar ela.
Motos:
Next 250 2014 (2019 ~ 2020)
Factor 125 2014 (2020 ~ 2021)
Ténéré 250 2013 (2013 ~ ∞)

pqdt85
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Mar 2018, 22:31
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Erro 12 painel TENERE 250 2016

Mensagem por pqdt85 » 03 Mai 2023, 18:24

Aconteceu a mesma coisa comigo. A bateria tem 3 meses. Levei no mecânico e ele testou o relê de partida e estava ruim. Trocou o mesmo e a moto esta ótima agora.

Imagem

Responder