Aquecer Motor

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Motti
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Jul 2015, 13:41
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: são Paulo

Aquecer Motor

Mensagem por Motti » 29 Nov 2015, 09:51

bom, comprei um Tne 2014 a pouco tempo, e sempre tive o costume de aquecer a moto, fiquei uns anos sem moto, pelo desde os 12 anos e primeira aos 14 e sempre tive costume de aquecer o motor antes de sair, isso se reforçou qndo comprei um 350 sahara que era imprescindível aquecer, msm pq sem este ritual ela ficava super amarrada e não andava bem até aquecer, agora continuo fazendo isso, mas não sei se ainda é necessário, esta é minha primeira moto com injeção antes só tinha motos carburadas. alguem tambem faz isso? é necessário na tenere?

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Aquecer Motor

Mensagem por filipedonato » 29 Nov 2015, 10:11

Todo motor é bom aquecer antes de sair.

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Aquecer Motor

Mensagem por KANEKO » 29 Nov 2015, 13:25

Todo motor é muito bom aquecer já que o maior desgaste acontece nesse momento.

Sempre fiz isso nos meus carros e motos ( carburados e injetados ) na motoca enquanto eu to me vestindo já coloco ela para funcionar.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Aquecer Motor

Mensagem por oscarmaxi » 29 Nov 2015, 22:21

Você já ouviu falar que as válvulas da moto devem ser reguladas com o motor bem frio?
Isso porque as folgas das válvulas vão sumir quando o motor esquentar e dilatar.
Quando o motor começa a funcionar, o óleo é bombeado para a oarte de cima, para o cabeçote, lubrificando-o.
Enfim, quando o motor é colocado em funcionamento e aquecido, tudo se ajusta e trabalha como foi projetado para trabalhar.
A injeção eletrônica vai permitir que em qualquer temperatura a mistura oxigênio e combustível seja a mais equilubrada, de acordo com a programação da central eletrônica, mas o motor foi desenvolvido para trabalhar quente e bem lubrificado. Mas sem exageros... Eu aqueço um pouco, até sentir com a mão que a parte de baixo do motor já esquentou um pouco e vou embora.
A moto anda melhor, mais solta e feliz.
Boa sorte.

Warais
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 29 Nov 2015, 11:19
Cidade onde mora: salvador/BA

Re: Aquecer Motor

Mensagem por Warais » 30 Nov 2015, 11:11

Bem, sou novo para moto. Nunca tive uma. To comprando a minha agora. Mas carro tive a via toda. Nos manuais de carros novos eles falam que não ha necessidade de esquentar. É melhor vc sair com ele que ele esquenta de forma rapida durante o percurso. Porem é claro que vc não vai sair forçando ele todo. mas bastam poucos kilometros e ele estaria tinindo para vc. Ate pq esquentar na garagem demora. ele esquenta mais rapido no trajeto.

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aquecer Motor

Mensagem por vdfritz » 30 Nov 2015, 12:49

se você sair de boa não precisa não, o óleo circula muito rapidamente e faz seu trabalho mesmo frio, desde que você não saia sentando o couro

em motos antigas a função disso acho que era mais estabilizar a marcha lenta, o carburador é ajustado com o motor quente, então enquanto ele está frio fica com funcionamento irregular, em moto injetada é tudo feito em tempo real

Motti
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Jul 2015, 13:41
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: são Paulo

Re: Aquecer Motor

Mensagem por Motti » 06 Dez 2015, 09:04

Obrigado, depois de um tempo sem moto e acostumado com as carburadas tudo muda. E também me mudei a pouco tempo para São Paulo e sempre que tinha alguma coisa já passava no mecânico que é um grande amigo ele já solucionava a duvida e mexia na moto. agora aqui to sem mecânico e agora com moto, rsrsrs

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Aquecer Motor

Mensagem por allex2000 » 07 Dez 2015, 11:59

Ligue, espere 5 segundo e saia com a moto com a mão bem leve, troque de marcha aos 3.500 RPM no primeiro km. Pronto, o motor está aquecido com carga leve.

No manual de carro VW, eles pedem pra não aquecer parado pois forma borra, fora que o motor com carga aquece mais rápido.
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Aquecer Motor

Mensagem por vdfritz » 07 Dez 2015, 12:35

se trocar marcha na tenere em 3.500 rpm ela vai ficar dando cabeçada pela falta de amortizador no cubo traseiro, parece um cavalo cavalgando nos entornos de 2.000, eu troco em até uns 4.500 em média, depois de uns 3 minutos ando normalmente

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Aquecer Motor

Mensagem por allex2000 » 07 Dez 2015, 14:19

é que a troca tem que ser sem carga....se acelerar estrala mesmo, e se for em subida, claro que não vai dar, terá que subir na marcha que está bem na manha, mas em reta eu ando com a mão bem leve, conforme ela sobe pra 3800 rpm eu troco, justamente pra não girar muito o motor e nem dar peso pra ele....dificil explicar assim, um dia eu filmo....
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Responder