Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 30 Set 2015, 13:28

E aí galera,

Como não encontrei nenhum tópico que falasse especificamente sobre esse problema resolvi criar esse.

Bom, tenho uma ténéré 250 2013, e ela apresenta engasgos e meio que um patinado nas retomadas. Quando reduzo para entrar em alguma rua, assim que retomo a aceleração, ela dá meio uma patinada na aceleração (não é patinada nos discos de embreagem, você sente que é na aceleração, quase um engasgo, parece que você está entrando com marcha alta, mas não é) e depois de uma certa velocidade ela continua normal. Se eu retormar a aceleração bem devagar, não dá pra sentir muito, mas se acelerar um pouco mais rápido, ela embola e pára depois de uma certa velocidade.

O que já foi feito: discos, separadores e platô de embreagem novos, anéis do tps trocados, bomba de combustível foi trocada o refil e o regulador de pressão, limpeza do corpo de injeção e bico injetor, troca do sensor de temperatura, bateria, filtro de ar e vela conferidos.

Depois da troca do refil da bomba de combustível e do regulador de pressão, ela deu uma melhorada mas não resolveu. Reparei que o conta giro as vezes dá uma variada, tipo: tem hora que está em 1400rpm depois de andar um pouco cai pra 1200rpm, depois de andar mais um pouco ele cai pra 1100rpm, e depois sobe de novo pra 1400rpm e por aí vai. Eu sei que quando a moto esquenta ela baixa a aceleração, mas mesmo depois de quente ela aumenta e diminui aleatoriamente, a variação é pouca meio que de 100rpm pra mais ou pra menos, as achei isso estranho. Quando acelero a moto na marcha lenta ela dá uns engasgados. Já foi passado o scanner, mas não acusou nada.

Galera que puder ajudar eu agradeço.
Editado pela última vez por thiagombrito em 30 Set 2015, 19:05, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Moto falhando nas retomadas

Mensagem por vdfritz » 30 Set 2015, 14:27

a minha é 2013 e também tem a marcha lenta meio bizarra, mas nunca engasgou acelerando não, tem 26 mil km
estranho... vou acompanhar, mas você já viu tudo que se tem pra ver normalmente numa hora dessa, estranho, já passou scanner?

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 30 Set 2015, 15:28

vdfritz escreveu:a minha é 2013 e também tem a marcha lenta meio bizarra, mas nunca engasgou acelerando não, tem 26 mil km
estranho... vou acompanhar, mas você já viu tudo que se tem pra ver normalmente numa hora dessa, estranho, já passou scanner?
Já passei sim, mas não acusa nada.

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 30 Set 2015, 16:00

As válvulas estão reguladas? Confere a bobina tb.

Abs,

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 30 Set 2015, 18:39

AdrianoGH escreveu:As válvulas estão reguladas? Confere a bobina tb.

Abs,
As válvulas estão OK. Quanto a bobina, vc quer dizer pra verificar se não está vazando corrente?

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 01 Out 2015, 07:53

A minha estava problema (bobina), trocou e resolveu.

Tenta testar com alguma de outra moto, pode ser de Fazer, Lander ou 250X, que são as mesmas. A minha tá rodando com de Fazer (era a que tinha disponível na época).

Abs,

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 01 Out 2015, 10:09

AdrianoGH escreveu:A minha estava problema (bobina), trocou e resolveu.

Tenta testar com alguma de outra moto, pode ser de Fazer, Lander ou 250X, que são as mesmas. A minha tá rodando com de Fazer (era a que tinha disponível na época).

Abs,
Quando a sua estava com problema na bobina, ela apresentava que sintomas? Ela engasgava?

Vou ver se consigo testar com a da lander do meu irmão.

vlw.

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por AdrianoGH » 01 Out 2015, 10:20

Em baixas rotações era normal, mas qdo vc dava cabo ela engasgava, tossia antes de subir o giro. Ainda sim não chegava nem nos 8,5 mil rpm (nem com ela parada!).

Pior que medindo a voltagem com ela parada, a bobina tava dentro dos parâmetros, mas acelerando variava muito.

Na chuva então ficava pior, morria e demorava uns 5 a 10 min pra pegar. Depois tive q ficar acelerando pra não morrer. Maior sufoco!

Demorei pra achar o problema. Nem a CCS achou... Tentei um último mecânico antes de abrir o motor. Ainda bem q ele resolveu!

Fui sorteado mesmo, já que é difícil dar problema nessa peça.

Abs,

thiagombrito
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Abr 2015, 16:12
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por thiagombrito » 01 Out 2015, 11:48

Pois é mano, é mesmo um problema chato, mas na chuva ela não desliga não, antes desligava porque vazava corrente pelo cachimbo, depois que troquei o cachimbo não morreu mais na chuva, o estranho é que é não hora de torcer o punho que ela falha, depois q ela sobe o giro ela não falha mais,se eu tô andando na faixa de 40km se eu torcer o punho as vezes ela dá uma falhada e depois desenvolve a velocidade. Na maioria da vezes ela engasga quando tá fria, hoje quando vim trabalhar, mesmo fria ela não engasgou. Já notei q é de lua, tem vez que engasga e outras vezes não, mas o patinado na retomada tem sempre. É aquela sensação de marcha alta que dá pra ouvir a corrente encostando na balança quando retoma a velocidade, aí depois pára.

Vou tentar gravar um vídeo mostrando o engasgado na lenta.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Tenere 250 - Moto falhando nas retomadas

Mensagem por RAlves » 02 Out 2015, 07:03

Olha a única coisa que não vi ai no seu chacklist: REgulagem das válvulas.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder