Direção vacilante...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Jaidersousa
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Fev 2014, 16:22
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Direção vacilante...

Mensagem por Jaidersousa » 24 Set 2015, 11:44

Meus caros, bom dia.

Reparei uma coisa ontem que me deixou preocupado.
Normalmente não faço isso, mas precisei soltar as mãos do guidon para ajustar uma "carga" e a moto não rodou "redondinha".
A direção começou a fazer um movimento vacilante de um lado para o outro (não consegui encontrar termo melhor).
De início quase imperceptível, mas vai aumentando gradualmente até se tornar perigoso, parecendo que se vai perder o controle da mesma. Durante o percurso até minha casa testei algumas outras vezes onde era possível e repetiu todas as vezes. Estava próximo de 60, 70 Km por hora.

1- Um ano e meio de uso, com 5mil Km rodados. Nunca caiu; nunca passei por buraco significativo;
2- Pneus e aro originais;
3- A pista de rodagem é excelente, sem sobressaltos ou imperfeições (Av. Cristiano Machado em BH);
4- Com as mãos no guidon, não se sente nenhum desconforto na direção, parece normal como sempre foi;
54- Utilizo a vacina nos pneus, mas quando fiz o teste já tinha percorrido um bom percurso, ou seja, já tinha sido distribuído dentro do pneu.

E agora, José? O que poderia ser? Alguém sabe me explicar o acontecido?

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Direção vacilante...

Mensagem por vdfritz » 24 Set 2015, 12:24

normalmente isso acontece com pneu ficando quadrado, mas com apenas 5 mil km... a calibragem ta como?

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Direção vacilante...

Mensagem por tiagokxuera » 24 Set 2015, 12:44

Olha, eu nunca vi moto que não acontece isso.
Existem fatores que podem aumentar o problema, como pneus desbalanceados, moto desalinhada etc, mas no geral, eu acredito que todas acontecem.
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Mamão » 24 Set 2015, 13:42

Pode ser um monte de coisas....

Aro torto, pneu, calibragem dele, óleo da bengala.....

Vai por partes....
Primeiro checa a calibragem

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Radames Aragon » 24 Set 2015, 16:13

Pq aconteceria em todas?

Acho ao contrário, q deveria ser liso. Costumo soltar as mãos do guidão em alguns lugares sossegados justamente pra ver o alinhamento geral e a moto segue reta e o guidão sem alterações.

Acho q vale perguntar, qual é a calibragem q vc usa? Qdo a minha fica meio estranha, geralmente pq o pneu dianteiro perdeu pressão.

Bruno Benetti
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Ago 2015, 18:51
Cidade onde mora: Maceió

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Bruno Benetti » 25 Set 2015, 20:42

A minha tem 2.3mil km e antes não fazia, mas agora percebi que ela ta fazendo muito.. To achando que pode ser a roda amassada, sei lá

Jaidersousa
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 25 Fev 2014, 16:22
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Jaidersousa » 28 Set 2015, 08:48

Grato às sugestões!!!!!
Primeiro teste - calibragem exatamente a quantidade colocada - 20 PSI.
Quando meu trabalho permitir (ela fica em casa a maioria do tempo, pois trabalho de carro) levarei a um mecânico para verificar, mas primeiro tenho que encontrar um mecânico bom, pois minha última experiência na concessionária (revisão dos 5mil) foi um tanto traumática (rs). Estou pesquisando com uns amigos.

Tomás Stringhini
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 211
Registrado em: 03 Set 2014, 08:12
Cidade onde mora: Bento Gonçalves/RS

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Tomás Stringhini » 28 Set 2015, 10:24

Amigo, sugiro que leve para verificar amassados na roda. A minha com 21.000km levei para trocar o pneu dianteiro e logo após a troca a frente ficava instável entre 40 e 75km/h, a menos do que isso ou mais era normal. Levei para o mecânico achando que era defeito do pneu, ele desmontou a roda, colocou na máquina e me mostrou muitos pequenos amassados, quase imperceptíveis a olho, mas que estavam causando a instabilidade. Provavelmente o pneu antigo tinha tomado a forma dos pequenos amassados.

Sugiro que leve para fazer o mesmo, ele vai "endireitar" para mim e vou pegar a moto amanhã. Se quiser evitar o problema destes aros vagabundos que a Yamaha usa só trocando por aros de alumínio.

Fico indignado com a falta de noção da Yamaha de utilizar estes aros pra uma moto on/off, meu mecânico disse que nas Lander o pessoal só espera acabar a garantia e troca, pois de tão fraco que é o original teria que andar com cerca de 25 PSI (Dianteira) pra ele durar (Isso é quase pressão de pneu tubeless, chega a ser incômodo andar no calçamento com essa pressão, imagina fazer um offroad de terra batida que for).

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Direção vacilante...

Mensagem por Diogo » 28 Set 2015, 21:20

É importante também verificar raios frouxos e centragem da roda.
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

NEVESGUI
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 07 Set 2014, 18:38
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Direção vacilante...

Mensagem por NEVESGUI » 28 Set 2015, 22:04

A minha Teneré está com 30k e começou a apresentar tal instabilidade dianteira, mas estou primeiro suspeitando do pneu dianteiro que ainda é o original. O traseiro foi trocado com 20k e também vinha apresentando instabilidade mas essa foi resolvida apos o reparo de um furo que acabou esvaziando o pneu lentamente perdendo a calibragem. Mas o problema na dianteira persiste e está começando a incomodar muito inclusive quando ando pelo corredor ou passo em pequenas valetas ou pequenos desníveis no asfalto a direção fica boba como se estivesse guiando com folga no quadro da direção. Vou levar amanhã no mecânico para fazer uma verificação e depois posto aqui o que foi identificado. Abraço.

Responder