Dúvidas de iniciante.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
samuelbettiol
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Fev 2015, 09:18
Cidade onde mora: Campinas/SP

Dúvidas de iniciante.

Mensagem por samuelbettiol » 22 Abr 2015, 17:12

Fala ai galera.. tenho uma 2015 com 1.000km..

Ela tem feito 26, 27/L..

Mas o que estou achando estranho (nunca tive moto, pode ser normal).. ela varia e muito a marcação de combustível.

Exemplo quando esta com 2 tracinhos.. ligo ela e ela começa a piscar a reserva.. alguns minutos em movimento ela volta os dois tracinhos.. isto é normal?

Acontece com a de vocês?

Outra coisa que notei.. tenho 1,82 de altura.. e quando passo da velocidade de 120, 130.. parece que o guidão.. ou a roda da frente fica meio bamba.. no ar.. perde estabilidade.. (ou eu que não tenho confiança)..

Fui dar uma volta com minha mulher.. e fiquei com um puta medo de ela empinar na arrancada..

Me ajudem a melhorar meu modo de pilotar..

Abraço

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por Diogo » 22 Abr 2015, 17:32

Sobre a marcação de combustível, é normal esse comportamento, a moto precisa ficar um tempinho rodando na posição vertical pra marcar o combustível certinho.

Sobre a estabilidade, nunca senti nada disso com a moto, a não ser que vc de uma boa arrancada e queimando um pouco a embreagem acho brabo de empinar sozinha.
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por diegonunes » 22 Abr 2015, 17:39

O marcador dela tem um delay alto mesmo, demora um pouco pra estabilizar.

Quanto a instabilidade, verifique a calibragem dos pneus e lembre-se que a TNR 250 é uma moto trail, não se comporta tão bem alta velocidade como uma moto mais baixa. Empinar somente usando embreagem, a moto não tem torque suficiente pra empinar sem esse macete.

Você já teve moto antes? Era de outra categoria (street, custom, racing...)?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por vdfritz » 22 Abr 2015, 17:50

eu sentia ela meio boba de frente em alta velocidade também, na minha ex ninja isso nao acontecia, mas parece que é questão de costume mesmo, desencanei com isso e hoje ando em alta velocidade super carregado com garupa e tal, vou embora, quando bate vento contra a frente fica mais boba ainda, mas ainda tem tração suficienten no pneu pra fazer as curvas de boa

isso ai é medo normal de quem nunca teve moto

Avatar do usuário
kmcm
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Fev 2015, 12:44
Cidade onde mora: Fortaleza/CE

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por kmcm » 22 Abr 2015, 22:24

samuelbettiol escreveu:Fala ai galera.. tenho uma 2015 com 1.000km..

Ela tem feito 26, 27/L..

Mas o que estou achando estranho (nunca tive moto, pode ser normal).. ela varia e muito a marcação de combustível.

Exemplo quando esta com 2 tracinhos.. ligo ela e ela começa a piscar a reserva.. alguns minutos em movimento ela volta os dois tracinhos.. isto é normal?

Acontece com a de vocês?

Outra coisa que notei.. tenho 1,82 de altura.. e quando passo da velocidade de 120, 130.. parece que o guidão.. ou a roda da frente fica meio bamba.. no ar.. perde estabilidade.. (ou eu que não tenho confiança)..

Fui dar uma volta com minha mulher.. e fiquei com um puta medo de ela empinar na arrancada..

Me ajudem a melhorar meu modo de pilotar..

Abraço
Salve! Tenho uma 2015 também, cinza fosco, comprei no finalzinho de Fevereiro... :animadao:

Só que a minha já passou dos 4mil km... :rock:

Eu tenho pouca experiencia de moto, uns 15mil km rodados na vida. Também acho ela meio instável acima dos 120km/h, vibra mais e consome bem mais também.

Mas não gosto de andar nessa vibe, não gosto de andar nos 90% do limite da moto, prefiro ficar de boa ali na faixa dos 6mil a 7mil RPM. Nessa velocidade vc tem mais controle, tem folego pra ultrapassar e menos turbulência, dá pra curtir mais... :sol:

Pelo que li, acho que tu tens o costume de ligar ela no descanso, por isso a variação no marcador depois que começas a andar na vertical. Eu já costumo subir nela antes, alinhar e depois dar na chave e na partida, com ela retinha.

Não sei se isso faz alguma diferença na lubrificação de um motor mono, mas imagino que uma moto é projetada para funcionar nessa posição, então prefiro não ligá-la enquanto está inclinada.

To planejando comprar o descanso bilateral do Manivela, aí sim eu começo a ligar ela no descanso sem nóia.
"Enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa... a vida é tão rara!"

Té25

Avatar do usuário
samuelbettiol
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Fev 2015, 09:18
Cidade onde mora: Campinas/SP

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por samuelbettiol » 23 Abr 2015, 11:00

Show.. é isso mesmo galera!

Não ligo ela inclinada.. subo em cima e depois ligo.

Mas de boa, não sendo problema está resolvido.

Em relação a instabilidade nunca tive outra moto.. por isso senti.

De boa, estou super contente com a moto.. Além do mais ela é linda d+!!!

Grande abraço..

collozzo
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2015, 14:14
Cidade onde mora: São João da Boa Vista - SP

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por collozzo » 24 Abr 2015, 17:48

A minha está com 100 km rodados... estou gostando muito da moto. A única coisa que está me chateando é um barulho no motor... aparece em torno dos 2500 rpm com a moto quente... parece uma maquina de costura... lembra batida de válvula...
Levei na CC e me falaram que é normal...
é isso mesmo?
Abração, Carlos.

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por Dpomarico » 24 Abr 2015, 18:48

Collozzo, o barulho de máquina de costura é normal.

Para desencargo se consciência podes mandar regular válvula na revisão.

Mas acredito que é isso mesmo. Vc acostuma.
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

collozzo
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 16 Abr 2015, 14:14
Cidade onde mora: São João da Boa Vista - SP

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por collozzo » 27 Abr 2015, 14:17

Olá David, muito obrigado pela orientação.
Neste final de semana andei em mais duas Tenerés, uma com 32.000 km e outra com 135.000 km, as duas tem o mesmo barulho da minha... agora só curtir a moto e não me preocupar com isso.
Abração, Carlos.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Dúvidas de iniciante.

Mensagem por ventania » 27 Abr 2015, 17:04

Tudo bem Samuel.


Esse seu medo é normal de iniciante, mas voce tem razão em sentir essa frente leve, já que a frente da moto fica leve mesmo com peso do garupa, tipo efeito gangorra, já que o maior peso carregado se concentra na roda traseira.

Responder