Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Pessoal,
como tenho a moto a pouco tempo não sei se isso é normal, mas vou descrever o que está acontecendo aqui pra que vocês possam me ajudar e analisar.
Comprei a moto 0 km, fez média de 29 km/l no primeiro tanque, comprei em outra cidade e viajei de volta pra minha(130km de distância) com garupa, e sim, passei dos 5 mil RPM, tudo de boa até que no terceiro tanque, próximo dos 600 ou 700 no odômetro, a moto ficou dando umas engasgadas em algumas vezes que eu acelerava, o seu consumo caiu para 24~25 km/l e a rotação ao acelerar não fica estável, varia uns 600 RPM, não fica linear(parado em uma rotação), e sim, meu punho ta fixo e travado , se eu não acelero ela fica paradinho nos 1500 quando frio e próximo dos 1000 quando quente. (Mais tarde posto um vídeo com essa oscilação) Ela parece ter perdido potência também.
Já fiz a revisão dos 1000km, relatei a variação de RPM na hora lá, mas não fizeram nada a respeito, aliás nem lubrificaram a corrente, segundo eles "por falta de lubrificante apropriado".
Estou chegando nos 1500km rodados e ainda estou com um pé atras sobre isso. É normal ou não?! Pois estava querendo levar em uma oficina de confiança aqui.
Meu uso é diario, de segunda a sexta vou pra universidade (8km de distância)em certa de 10 minutos, volto e vou para o trabalho (2km de de distância) e volto pra casa, rodo cerca de 20km diariamente, sábado eu vou trabalhar e saio a noite, rotação média de 6000 RPM, dificilmente passo dos 8000 RPM.
como tenho a moto a pouco tempo não sei se isso é normal, mas vou descrever o que está acontecendo aqui pra que vocês possam me ajudar e analisar.
Comprei a moto 0 km, fez média de 29 km/l no primeiro tanque, comprei em outra cidade e viajei de volta pra minha(130km de distância) com garupa, e sim, passei dos 5 mil RPM, tudo de boa até que no terceiro tanque, próximo dos 600 ou 700 no odômetro, a moto ficou dando umas engasgadas em algumas vezes que eu acelerava, o seu consumo caiu para 24~25 km/l e a rotação ao acelerar não fica estável, varia uns 600 RPM, não fica linear(parado em uma rotação), e sim, meu punho ta fixo e travado , se eu não acelero ela fica paradinho nos 1500 quando frio e próximo dos 1000 quando quente. (Mais tarde posto um vídeo com essa oscilação) Ela parece ter perdido potência também.
Já fiz a revisão dos 1000km, relatei a variação de RPM na hora lá, mas não fizeram nada a respeito, aliás nem lubrificaram a corrente, segundo eles "por falta de lubrificante apropriado".
Estou chegando nos 1500km rodados e ainda estou com um pé atras sobre isso. É normal ou não?! Pois estava querendo levar em uma oficina de confiança aqui.
Meu uso é diario, de segunda a sexta vou pra universidade (8km de distância)em certa de 10 minutos, volto e vou para o trabalho (2km de de distância) e volto pra casa, rodo cerca de 20km diariamente, sábado eu vou trabalhar e saio a noite, rotação média de 6000 RPM, dificilmente passo dos 8000 RPM.
Editado pela última vez por YuriCPS em 26 Mar 2015, 19:28, em um total de 1 vez.
- glaucomoreira
- Mestre-
- Mensagens: 773
- Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
- Cidade onde mora: sao paulo sp
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
não é normal isso não, em relação a variação de rotação, em relação ao consumo 1º vc tem q levar em consideração q a nossa gasolina agora tem mais alcool q antes, 2º q o motor esta em amaciamento e é normal ele gastar mais mesmo, depois normaliza.
sugiro a vc voltar na cc e exigir q eles resolvam o problema, vc comprou ela 0km não foi?? então corra atras dos seus direitos...........
sugiro a vc voltar na cc e exigir q eles resolvam o problema, vc comprou ela 0km não foi?? então corra atras dos seus direitos...........
sou o q sou e é tudo q sou
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Troca de concessionária
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Acione a garantia, simples assim...
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
1-Meu jovem seu trajeto é curto, não dá tempo nem da moto esquentar o motor. Meu trajeto é parecido com o seu e a minha faz entre 24 e 25, mas quando pego estrada ela faz até 31. Some isso ao fato de sua moto estar amaciando e a gasolina com muito álcool
2-Engasgada com motor frio acho que é normal nessa moto. A minha faz a mesma coisa.
3-Desencana com esse negócio de rotação linear, isso não mede nada.
4-1.500km a moto é bebê ainda. Roda mais um pouco e troca umas idéias com a galera que tem a moto pra ter uma segunda opinião.
2-Engasgada com motor frio acho que é normal nessa moto. A minha faz a mesma coisa.
3-Desencana com esse negócio de rotação linear, isso não mede nada.
4-1.500km a moto é bebê ainda. Roda mais um pouco e troca umas idéias com a galera que tem a moto pra ter uma segunda opinião.
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
É isso mesmo, antes de fazer qualquer coisa testei deixar ela esquentar antes de sair e fiz uma pequena viagem, com o motor quente e óleo quente tudo ok, também mudei de posto, botei uma gasolina que aparentemente estava "batizada", o que de certa forma potencializou as engasgadas fazendo com que me preocupasse.banido escreveu:1-Meu jovem seu trajeto é curto, não dá tempo nem da moto esquentar o motor. Meu trajeto é parecido com o seu e a minha faz entre 24 e 25, mas quando pego estrada ela faz até 31. Some isso ao fato de sua moto estar amaciando e a gasolina com muito álcool
2-Engasgada com motor frio acho que é normal nessa moto. A minha faz a mesma coisa.
3-Desencana com esse negócio de rotação linear, isso não mede nada.
4-1.500km a moto é bebê ainda. Roda mais um pouco e troca umas idéias com a galera que tem a moto pra ter uma segunda opinião.
Obrigado!
- Diego Gini
- Novato-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 25 Mar 2014, 20:45
- Cidade onde mora: Ribeirão Bonito SP
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Boa Noite Yuri, vou tentar esclarecer um pouco as coisas pra você.
Primeiro: A respeito do amaciamento e não passar dos 5000 RPM, não é recomendado pois o problema não é exatamente a rotação do motor mas sim a carga que lhe é aplicada, e por isso que vem no manual a recomendação de não colocar muito peso, coisa que você fez, não conduzir por longos períodos e não acelerar totalmente para evitar que ela esquente demais. Quanto submetida a estas condições, o motor novo gera mais calor, e isso é prejudicial no período de amaciamento, que sim existe, pois as peças se dilatam um pouco mais com o calor excessivo, por consequência aquele esmerilhamento vai ser mais agressivo e o motor pode apresentar folgas e borra mais cedo. Mas não se preocupe pois isso é a longo prazo, acima dos 80.000km, e da uma compensada agora tratando a moto com mais carinho.
Segundo: O Consumo é esse mesmo, a minha ta fazendo o mesmo e eu to sorrindo. A rotação fica alta mesmo quando fria por que a injeção reconhece que ela precisa esquentar, e quando esquenta ela cai para a marcha lenta normal que nesse caso ta baixa, vai la no manual que tem uma parte que fala sobre o ajuste de marcha lenta e você mesmo com uma chave philips e com ela quente você acerta isso, tem que ficar entre 1.300 e 1.500 se não me engano, mas a minha fica em 1.400.
Terceiro: A respeito dela não segurar uma RPM fixa com a mão paradinha, bem vindo ao mundo das mono-cilíndricas meu amigo, se você conseguir um jeito de tirar vibração e dar uniformidade a esses motores me chama pra ser seu sócio, é uma caraterista desses motores, e eu adoro.
Espero ter ajudado. Have a nice day.
Primeiro: A respeito do amaciamento e não passar dos 5000 RPM, não é recomendado pois o problema não é exatamente a rotação do motor mas sim a carga que lhe é aplicada, e por isso que vem no manual a recomendação de não colocar muito peso, coisa que você fez, não conduzir por longos períodos e não acelerar totalmente para evitar que ela esquente demais. Quanto submetida a estas condições, o motor novo gera mais calor, e isso é prejudicial no período de amaciamento, que sim existe, pois as peças se dilatam um pouco mais com o calor excessivo, por consequência aquele esmerilhamento vai ser mais agressivo e o motor pode apresentar folgas e borra mais cedo. Mas não se preocupe pois isso é a longo prazo, acima dos 80.000km, e da uma compensada agora tratando a moto com mais carinho.
Segundo: O Consumo é esse mesmo, a minha ta fazendo o mesmo e eu to sorrindo. A rotação fica alta mesmo quando fria por que a injeção reconhece que ela precisa esquentar, e quando esquenta ela cai para a marcha lenta normal que nesse caso ta baixa, vai la no manual que tem uma parte que fala sobre o ajuste de marcha lenta e você mesmo com uma chave philips e com ela quente você acerta isso, tem que ficar entre 1.300 e 1.500 se não me engano, mas a minha fica em 1.400.
Terceiro: A respeito dela não segurar uma RPM fixa com a mão paradinha, bem vindo ao mundo das mono-cilíndricas meu amigo, se você conseguir um jeito de tirar vibração e dar uniformidade a esses motores me chama pra ser seu sócio, é uma caraterista desses motores, e eu adoro.
Espero ter ajudado. Have a nice day.
Have A Nice Day
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Tinha que ser um Diego pra explicar tão bem, kkkkkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- ROBSON SILVA
- Novato-
- Mensagens: 1
- Registrado em: 06 Mai 2015, 22:06
- Cidade onde mora: RECIFE
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
Yuri,
Eu estava com o mesmo problema que o seu na metade do mês de Maio/15. Levei a moto em alguns locais e falaram que precisava limpar os bicos injetores(R$ 120,00)...outra oficina falou que alem da injeção tinha que trocar a bateria e trocar a vela. Na própria concessionária Yamaha mandaram deixar pra limpar o bico e regular tucho(R$ 260,00)
Bem, agora vou te contar o que fiz:
Antes de ir nessas lojas eu já havia trocado a vela(iridium), trocado o filtro de ar e até colocado aditivo na gasolina(daí você já pode ir descartando o problema com nossa gasolina que a galera comentou. Concordo que a nossa gasolina é uma merda, mas colocar a culpa na bichinha não né!
Não me convenceram, então baixei o manual de serviço da tenere 250 e decidi dar uma olhada nos tuchos porque sou engenheiro(metido a mecânico nas horas vagas) e descobri que o tucho da válvula de escape estava presa, o que pode ocasionar uma variação na rotação e aumento de consumo.
Pois bem, antes ela já estava bem economia e fazia 29km/l, mas depois desse ajuste seguindo o que manda o manual e trocando tudo que troquei antes(porque influenciou) ela está fazendo 33km/l. Sim, gastei 2,00 reais com uma bisnaga de silicone para motores para vedar as tampas que desmontei.
Não é coincidência, eu abasteço nos mesmos postos Ipiranga, ando a 7500-8000 rpm e ela tá ai...toda bonitona!
Procura alguém que queira te ajudar realmente, não espere ela ficar boa sozinha não camarada.
Atcm,
Robson Silva
Eu estava com o mesmo problema que o seu na metade do mês de Maio/15. Levei a moto em alguns locais e falaram que precisava limpar os bicos injetores(R$ 120,00)...outra oficina falou que alem da injeção tinha que trocar a bateria e trocar a vela. Na própria concessionária Yamaha mandaram deixar pra limpar o bico e regular tucho(R$ 260,00)
Bem, agora vou te contar o que fiz:
Antes de ir nessas lojas eu já havia trocado a vela(iridium), trocado o filtro de ar e até colocado aditivo na gasolina(daí você já pode ir descartando o problema com nossa gasolina que a galera comentou. Concordo que a nossa gasolina é uma merda, mas colocar a culpa na bichinha não né!
Não me convenceram, então baixei o manual de serviço da tenere 250 e decidi dar uma olhada nos tuchos porque sou engenheiro(metido a mecânico nas horas vagas) e descobri que o tucho da válvula de escape estava presa, o que pode ocasionar uma variação na rotação e aumento de consumo.
Pois bem, antes ela já estava bem economia e fazia 29km/l, mas depois desse ajuste seguindo o que manda o manual e trocando tudo que troquei antes(porque influenciou) ela está fazendo 33km/l. Sim, gastei 2,00 reais com uma bisnaga de silicone para motores para vedar as tampas que desmontei.
Não é coincidência, eu abasteço nos mesmos postos Ipiranga, ando a 7500-8000 rpm e ela tá ai...toda bonitona!
Procura alguém que queira te ajudar realmente, não espere ela ficar boa sozinha não camarada.
Atcm,
Robson Silva
- Led-RJ
- Mestre
- Mensagens: 867
- Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
- Cidade onde mora: Nova Friburgo
- Localização: RJ
Re: Rotação oscilando/Consumo aumentou/Engasgadas
REGULAR TUCHO!?!?!?
AUHAUHAHUAHUHUA
AUHAUHAHUAHUHUA
G 650 GS - 2012