Aditivos de Óleo na sua T250

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
filipedonato
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Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por filipedonato » 22 Jan 2015, 16:30

:risadinha: Como na busca encontrei um assunto sobre o "Militec" :risadona: decidi criar esse tópico para falarmos sobre os relatos de quem usa esses produtos no motor.
Quem aqui já utilizou Bardhal B12, Militec, Molicot e etc na sua moto?
É um assunto bem polêmico pois uns acreditam que funciona e outros não. :boxe:
Disse isso a um amigo e ele falou: Já que é bom assim, compra 2 desses e bota no lugar do óleo da moto!
:palmas:

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AdrianoBlumenau
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por AdrianoBlumenau » 22 Jan 2015, 17:35

Polêmico é apelido neh amigo!!

Bardhal B12 - Nunca utilizei e nem utilizarei em qualquer motor ou veiculo que eu possua. Esse produto aumenta a viscosidade do óleo. Ocasionando a longo prazo problemas.

Molicote - Nunca utilizei, nao posso opinar.

Na verdade, em meu carro, eu utilizo o MIlitec, baita produto, muito bom.

Uma vez perguntei aos técnicos, da Militec, sobre seu uso em motos, NA RECOMENDAÇÃO DA MILITEC (60ml/L), o técnico me comentou que um problema das motos seria que a embreagem é banhada no óleo, e como o militec tem um poder de limpeza, poderia ocasionar uma limpeza nos discos de embreagem, resultando assim em um desgaste prematuro dos discos.
Por isso nao coloquei!!

Mas um amigo meu teve o cabeçote de sua Tornado rachado, e trocou camisa e pistao, (parte superior do motor), ele colocou, mas colocou uma pequena quantidade, cerca de 20 ou 25 ml, ele disse que sentiu diferença.
A Tornadinho, nao berrou embreagem, nao ocasionou o problema que o técnico me explicou.

Mas vamos esperar nossos parceiros de fórum.

abraços

AdrianoGH
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por AdrianoGH » 22 Jan 2015, 21:06

Tb ouvi falar q militec pra moto não é recomendável por causa da embreagem q é banhada a óleo (o mesmo do motor).

Na última coloquei aditivo da Buldog. Não sei se mudou, pois tive problema de vazamento da junta do cabeçote e aproveitei e foi feito um trabalho nos dutos do cabeçote (não chegou a colocar na bancada de fluxo), mas melhorou bem o rendimento, principalmente em alta rotação (acima de 7 mil rpm). Sobe p/ (quase) 10 mil rapidinho!

Tb uso militec no meu carro. Gostei.

Abs

filipedonato
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por filipedonato » 22 Jan 2015, 22:09

Já eu ouvi ao contrário, pois o Militec não contém bissulfeto de molibdênio, que no caso é essa substância que fica nas partes metálicas reduzindo o atrito, essa substância em motos é o que faz derrapar a embreagem SE FOR adicionada em grande quantidade (no caso os que possuem seria o Bardhal e o Molycote). Por isso que "justificaria" o preço tão alto do Militec.

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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por AdrianoBlumenau » 23 Jan 2015, 08:43

filipedonato escreveu:Já eu ouvi ao contrário, pois o Militec não contém bissulfeto de molibdênio, que no caso é essa substância que fica nas partes metálicas reduzindo o atrito, essa substância em motos é o que faz derrapar a embreagem SE FOR adicionada em grande quantidade (no caso os que possuem seria o Bardhal e o Molycote). Por isso que "justificaria" o preço tão alto do Militec.
Vou colocar aqui toda a conversa que tive com eles e tambem a resposta que tive do pessoal da Militec - 1, e tambem colocar o email deles para maiores esclarecimentos, seguem:

Militec Brasil Importação e Comércio Ltda.
Dpto Comercial.
Paulo Sérgio Germano.
(041) 9697-1316 / 3333-8030.
comercial@militecbrasil.com.br

segue conversa:

Eu perguntando:

Gostaria de saber como aplicar Militec em Motos, haja visto, que em sua maioria a embreagem eh banhada em óleo!

Ja escutei que a moto tem de funcionar 30 minutos sem andar e varias outras coisas. Mas gostaria de saber o que fazer corretamente.

O Militec em questao iria ser usado em uma Tornado 250cc e uma CG Fan 150 (usada para trabalho).

Em motos 2 tempos, eh so adicionar a mistura do oleo 2 tempos normal??

Obrigado

Resposta:

O produto Militec-1 é um condicionador de metais, que tem como principal
função a redução de atrito, bem como equipamentos enquanto tratados com
Militec-1 dificilmente sofrerão problemas com corrosão.

Indicamos a aplicação do produto Militec-1 como preventivo " Vacina".
Caso o motor do seu veiculo esteja com desgaste acima da tolerância, e com
presença de contaminantes ( borras, vernizes e carbonizações) não aplicar
o produto Militec-1.

Você pode sim adicionar Militec-1 na sua moto, desde que o conjunto de
embreagem esteja em perfeito estado.

Caso o conjunto esteja desgastado e com acumulo de carbonizantes, o
produto fará uma limpeza em todo o sistema, fazendo com que a embreagem
patine.

Neste caso Militec-1 só vai aflorar um problema já existente.

Se o conjunto estiver bom, pode usar sem problemas, alias o efeito de
Militec no mecanismo fará com que não se crie mais acúmulos nos discos nem
nos separadores, prevenindo-os contra desgastes prematuros no Cambio no
Motor , Embreagem, coroa, pinhão e corrente.

-Essa recomendação que muitos mecanicos e usuários de motos indicam que é
deixar a moto funcionando por 30 minutos sem funcionar a embreagem, é
devido não saber como encontra-se esse componente, e pelo fato de não
acionar o sistema, os clientes garantem que Militec-1, não irá adicionar
no sistema.
Militec-1 é um condicionador de metais, que trata o metal, e é sabido que
o sistema de embreagem é um composto de fibras com amianto, e Militec-1
não freage com esses materiais.
Quando o usuário de um moto, faz muito zerinho ou fica mamando muito na
embreagem com certeza o sistema ja está bem gasto e pode ocorrer a infeliz
coincidencia de patinar a embreagem quando aplicar Militec-1, por esse
motivo deixamos bem claro que o produto é preventivo e que se o sistema de
embreagem estiver em bom estado não ocorrerá nenhum problema.

Indcamos aplicar 50ml de Militec-1 por litro de óleo, a quatro trocas do
óleo lubrificante.
Nos motores dois tempos aplicar 6% de Militec-1 sobre o volume do óleo
dois tempos, toda vez que usar o óleo.

Abraços

filipedonato
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por filipedonato » 23 Jan 2015, 10:32

Até agora o único que eu conheço que diz a composição é o Molycote. Eu ainda não vi qual a formula do B12 (não tenho certeza) nem do Militec, se alguém souber poderia postar aqui pra gente.

oscarmaxi
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por oscarmaxi » 23 Jan 2015, 17:00

Boa tarde.

Quando a minha estava com 1.000 e passou pela primeira revisão e troca de óleo, na sequência eu coloquei um frasco de Bardahl B12 próprio para motos. Eu ainda não tinha aceitado a ideia de que o motor da Tenere tem seus ruídos característicos, dando a impressão de ter alguma coisa solta lá dentro, e fiz o teste. O resultado foi o seguinte: não diminuiu o barulho, não melhorou o desempenho e também não fez a embreagem patinar. Não serviu nem para o bem, nem para o mal... Arrisco dizer que foi algo totalmente inócuo, igual quando a gente dá um copo de água com açúcar para criança que levou susto... Depois dessa experiência, nunca mais adicionei nada ao óleo e não pretendo adicionar de novo. Sinceramente, acho desnecessário. A Tenere 250 tem um motor relativamente simples e talvez essa seja sua grande virtude. Trabalha com uma taxa de compressão pequena, comando simples de cabeçote, duas válvulas, não esquenta demais, seu radiadorzinho de óleo auxilia no arrefecimento do motor (ressalvo aqui o problema com as mangueiras do óleo que alguns já tiveram), enfim, será que precisa de mais alguma coisa além do óleo indicado, trocado com as quilometragens corretas? Acho que não.
Vou continuar lendo este tópico e se os relatos que vierem mostrarem que algum aditivo vale mesmo a pena, vou mudar de opinião e fazer um novo teste.
Boa sorte a todos.

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AdrianoBlumenau
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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por AdrianoBlumenau » 23 Jan 2015, 17:08

Na verdade amigo, Bardhal B12,

aumenta a viscosidade do oleo, deixe-me explicar,

nas nossas motos se usa oleo 20W-50, ao adicionar o B12 ao óleo,

a mistura ficou assim 35W-60.

entendeu??

o que ocasiona isso??

Na partida a frio, o oleo demora a subir para o cabeçote, o que num longo prazo ocasiona problemas de comando e desgaste geral.

espero ter-me feito entender.

abraços

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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por filipedonato » 25 Jan 2015, 09:46

Hoje passou no Vrum(SBT) Boris falando sobre Aditivos de óleo, disse ele que "não deve-se usar esses aditivos em nenhum tipo de óleo (Sintético, semissintético ou mineral) pois os óleos já vem com substâncias para durarem ao longo de sua vida útil e os aditivos podem atrapalhar".
Sim certo, ok... podem atrapalhar... MAS POR QUÊ?
Se a fábrica explica que seu aditivo adere as partes metálicas e evita o atrito é uma explicação. Então creio que o mais justo é uma explicação de porquê podem atrapalhar.
Eu nem acredito nos milagres prometidos assim como não acredito em um desculpa (sim desculpa pois o que ele disse não foi explicação) tão superficial.

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Re: Aditivos de Óleo na sua T250

Mensagem por AdrianoBlumenau » 25 Jan 2015, 23:13

Esse Boris, para mim nao entende nada!!!!!

@BRACOS

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