Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Lucas bhps
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Fev 2013, 15:15
Cidade onde mora: Arraial D'ajuda
Localização: Porto Seguro - Bahia

Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por Lucas bhps » 14 Nov 2014, 12:02

E aí galera TC!

Minha bateria chegou ao final, vou ter que trocar. Em conversa com o mecânico ele me indicou colocar a de 7Ah a mesma usada na Tornado. No manual está indicando 6AH, então gostaria de saber se pode prejudicar a parte elétrica ou se realmente vai melhorar a vida útil?
______________________
Ténéré 250 Total Blackout
Heavy Metal e duas rodas na veia

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por Roots_Rider » 14 Nov 2014, 12:12

Lucas bhps escreveu:E aí galera TC!

Minha bateria chegou ao final, vou ter que trocar. Em conversa com o mecânico ele me indicou colocar a de 7Ah a mesma usada na Tornado. No manual está indicando 6AH, então gostaria de saber se pode prejudicar a parte elétrica ou se realmente vai melhorar a vida útil?

Primeiro que eu não confio em nenhum mecânico que fale para fazer algo diferente do Manual. (Ele é engenheiro? Estudou eletrônica? Participou do projeto da yamaha?
Segundo que a Té tem um sistema elétrico muito mais complexo que a Tornado. :crazy:
Terceiro: Pra quê? Não ta bom do jeito que ta? Pra que mais amperagem? A minha moto não precisa, provavelmente a sua também. :wave:
Quarto: Compra uma Yuasa e seja feliz!! :rock:

Odeio MeXânicos!!! Depois tu queima alguma coisa da parte elétrica da tua moto e ele vai ficar fazendo gambiarra atrás de gambiarra pra arrumar tua moto.
Não dê dinheiro pra esses malandros não... :nao:
Eles tão loucos pra que tua moto quebre de novo! :batecabeca:
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

Avatar do usuário
Lucas bhps
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Fev 2013, 15:15
Cidade onde mora: Arraial D'ajuda
Localização: Porto Seguro - Bahia

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por Lucas bhps » 14 Nov 2014, 12:44

A parte elétrica ja foi modificada com alarme, farol de milha e mudança no farol alto para melhorar a visibilidade nas viagens feitas de madruga. Então a ideía inicial seria somente melhorar a vida útil da bateria. Justamente por não confiar nesses mecânicos que tem soluções para tudo, estou expondo minha dúvida aqui para ver se alguem tem um entendimento melhor do assunto.
Se não tivesse mudado nada na parte elétrica da motoca certamente não mexeria no time que está ganhando.
______________________
Ténéré 250 Total Blackout
Heavy Metal e duas rodas na veia

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por TioSan » 14 Nov 2014, 12:48

Até onde eu sei, vc trocando/aumentando a amperagem voce melhora a partida da moto, que é onde a bateria é mais requisitada.
nas demais partes eletricas da moto não sei no que seria util.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por Roots_Rider » 14 Nov 2014, 15:18

Minha bateria com Car System, farol de milha, carregador de celular, punho modificado pra ficar com farol alto e baixo ao mesmo tempo durou mais de dois anos...isso que eu vivia esquecendo a chave no contato ligada... (tinha a ténéré 600 antiga, então fiquei com mania de desligar o farol e esquecer a chave no contato rsrs moro em casa com garagem e trabalho idem).
Acredito não haver a menor necessidade.
Nas motos antigas costumávamos fazer isso pra como o TioSan disse, melhorar a partida. A placa de partida das Ténérés antigas era uma merda...e quando ficavam gastas se a bateria não tivesse boa ficava dando uns estralos cabulosos!!!
Na nossa moto isso não acontece.
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

Avatar do usuário
glaucomoreira
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 773
Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
Cidade onde mora: sao paulo sp

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por glaucomoreira » 15 Nov 2014, 06:36

unica maneira de aumentar a vida util da bateria é usar a moto diariamente, olhe esses motoboys aqui d são paulo q usam a mesma bateria por uns 3 a 4 anos ou mais, c a moto fica mais parada q andando a vida util da bateria é 2 anos quando chega a isso.
tudo isso pq quando vc anda com a moto, vc da um sentido no fluxo de corrente da bateria, utilizando a eletricidade armazenada nela e gerando mais com o movimento do motor. e quanto mais usar a moto maior a vida util da batera.
existe no mercado gambiarreiro um dispositivo feito a partir de um carregador de celular onde vc conecta ele na bateria e na tomada 110/220V, para não deixar a bateria ir pro saco, conheço gente q tem esse dispositivo, e q usam a moto raramente e a bateria vem duranto alguns anos...........
só não me pergunte como é feito essa engenhoca pq não tenho a minima ideia......
sou o q sou e é tudo q sou

Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por Fmm4100 » 15 Nov 2014, 09:27

Se ligar um desses retificadores que vende em mercado a um timer, Vc consegue resolver essa situação.

Com relação a dúvida do amigo, 6 pra 7 e uma diferença pequena. Pode trocar sem crise.
O que pode ocorrer e uma demora no tempo de carga, isso dependendo da capacidade do "alternador" da moto.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por kablack » 15 Nov 2014, 12:14

Minha opinião:

1. De 6 Ah para 7 Ah não é uma alteração que chegue a forçar qualquer dos componente da parte elétrica da moto. Em caso de troca eu até preferiria, como sempre preferi, colocar uma bateria pouquinha coisa mais forte. Por que as fábricas não o fazem? Custo. A fábrica calcula a bateria suficiente para atender as necessidades da moto. Um pouquinho maior, em tese, dá uma certa folga para a bateria, que pode, ou não, reverter em maior vida útil.

2. Não pago o que a Yuasa pede. Não acredito que valha à pena. Já tive baterias genéricas que duraram mais que a Yuasa na minha Burgman 400.

3. Bateria é sorte. Já comprei grandes marcas que deram problema e já comprei marcas "barbante" que atenderam perfeitamente bem. Já tratei baterias muito mal que duraram e já tratei muito bem baterias que não duraram.

4. A única certeza absoluta que tenho a esse respeito é que manter a originalidade da parte elétrica do veículo ajuda, e muito, na durabilidade da bateria. Acessórios sempre causam um desequilíbrio no sistema. Alarme + farol de milha + GPS + tomada USB + localizador + manopla aquecida = certeza que a bateria vai perder vida útil. Não resolver instalar uma maior. Faz parte do preço a se pagar pelos acessórios. Contingências da vida. Baterias de moto e carro são fabricadas para dar a partida no motor. Não são fabricadas para alimentar sistemas periféricos (descarga profunda).

De qualquer modo, escrevi tudo o que eu sei sobre baterias em vários posts aqui:

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=8&t=2169" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
mike_jp
Participativo
Participativo
Mensagens: 366
Registrado em: 02 Jun 2014, 09:14
Cidade onde mora: joão pessoa / pb
Localização: joão pessoa - pb
Contato:

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por mike_jp » 22 Jun 2015, 19:07

Boa noite Pessoal,

A minha bateria original da TE 250 2011 começou a dar problemas, tudo começou depois que instalei o rastreador/bloqueador.
O detalhe que a Moto vive parada, ligo a cada 3 dias.
Pesquisando aqui no Fórum sobre baterias surgiu a dúvida. Que bateria comprar.
Alguém pode me indicar uma bateria boa que nem a Yuasa.
Vi aqui na Cidade uma AcDelco, mas não perguntei o preço.

Abs

Mike
LANDER 250 2020
YAMAHA TENERE 250 ;)
HONDA XRE 300
HONDA XR 200
SUZUKI INTRUDER 250
SUNDOWN STX 200
HONDA TWISTER 250
YAMAHA XTZ 176 CC
HONDA XLR 125
HONDA XLX 250
HONDA CG 125

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por diegonunes » 23 Jun 2015, 07:52

Com relação a amperagem não há qualquer problema, pode usar uma bateria de 7 Ah.

Com relação a marca, geralmente a Yuasa tem uma sobre vida maior, isso se dá pela qualidade dos materiais empregados e ativação somente pós compra. Minha XT é 2009 e permanece com a Yuasa original, rs. Se a diferença de preço por muito grande, pode ser melhor adquirir uma outra marca, desde que não esteja armazenada muito tempo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder