Lucas bhps escreveu:A parte elétrica ja foi modificada com alarme, farol de milha e mudança no farol alto para melhorar a visibilidade nas viagens feitas de madruga. Então a ideía inicial seria somente melhorar a vida útil da bateria. Justamente por não confiar nesses mecânicos que tem soluções para tudo, estou expondo minha dúvida aqui para ver se alguem tem um entendimento melhor do assunto.
Se não tivesse mudado nada na parte elétrica da motoca certamente não mexeria no time que está ganhando.
Se couber e os bornes estiverem na mesma posição, pode trocar sem medo. Sou técnico em eletrônica e telecomunicações com CREA...mas nem precisava ser....a capacidade de armazenamento da bateria, 6Ah ou 7Ah diz apenas que aquela bateria foi projetada pra fornecer, para uma tensão de 12v (na verdade é um intervalo entre 12,5 e 13,5 mais ou menos), uma corrente de 6 amperes por uma hora. Também em tese, essa mesma bateria poderia fornecer surtos com uma corrente bem mais alta, algo entre 30 ou 40 amperes, sem que sua tensão caia significativamente. Esse surtos são bem recorrentes no ato de dar partida, aquele motor de arranque consome muito.
Se você observar as dimensões da bateria, vai poder intuir que 6Ah ou 7Ah são projeções dos fabricantes. As vezes o departamento de marketing da uma puxada pra cima no número. As vezes o departamento de engenharia faz força para que se divulgue o número mais conservador. Internamente, as baterias podem ter constituição diferente e tecnologia que permita que seja armazenado mais para uma mesma dimensão. Mas a capacidade do armazenamento é diretamente proporcional a area das placas. Então, para uma mesma dimensão e levando em consideração que baterias de chumbo são tecnologia já bem conhecida, com bastante engenharia reversa, creio que 6Ah ou 7Ah, sem uma análise de laboratório, um teste de descarga com carga fixa, da tudo no mesmo.
Por fim, ví uma radiografia de uma bateria de marca barata que alegava ser melhor que as de grife, como moura e etc...a radiografia da bateria mostrava que para uma mesma dimensão, os outros fabricante colocavam placas menores, enquanto o fabricante barateiro colocava placas do tamanho da dimensão da bateria, provando que suas baterias, embora mais baratas, eram melhores. então, entre 6Ah e 7Ah, fica muito dificil dizer que pode ou não causar uma sobrecarga ao sistema de recarga da bateria, porque para uma mesma dimensão, não tem muito como variar a capacidade de armazenamento da unidade. Ou seja, da tudo na mesma. Eu compraria a 7Ah esperando que, na pratica, ela de uns 5Ah.