Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por ivojoseaug » 23 Jun 2015, 09:11

Lucas bhps escreveu:A parte elétrica ja foi modificada com alarme, farol de milha e mudança no farol alto para melhorar a visibilidade nas viagens feitas de madruga. Então a ideía inicial seria somente melhorar a vida útil da bateria. Justamente por não confiar nesses mecânicos que tem soluções para tudo, estou expondo minha dúvida aqui para ver se alguem tem um entendimento melhor do assunto.
Se não tivesse mudado nada na parte elétrica da motoca certamente não mexeria no time que está ganhando.

Se couber e os bornes estiverem na mesma posição, pode trocar sem medo. Sou técnico em eletrônica e telecomunicações com CREA...mas nem precisava ser....a capacidade de armazenamento da bateria, 6Ah ou 7Ah diz apenas que aquela bateria foi projetada pra fornecer, para uma tensão de 12v (na verdade é um intervalo entre 12,5 e 13,5 mais ou menos), uma corrente de 6 amperes por uma hora. Também em tese, essa mesma bateria poderia fornecer surtos com uma corrente bem mais alta, algo entre 30 ou 40 amperes, sem que sua tensão caia significativamente. Esse surtos são bem recorrentes no ato de dar partida, aquele motor de arranque consome muito.

Se você observar as dimensões da bateria, vai poder intuir que 6Ah ou 7Ah são projeções dos fabricantes. As vezes o departamento de marketing da uma puxada pra cima no número. As vezes o departamento de engenharia faz força para que se divulgue o número mais conservador. Internamente, as baterias podem ter constituição diferente e tecnologia que permita que seja armazenado mais para uma mesma dimensão. Mas a capacidade do armazenamento é diretamente proporcional a area das placas. Então, para uma mesma dimensão e levando em consideração que baterias de chumbo são tecnologia já bem conhecida, com bastante engenharia reversa, creio que 6Ah ou 7Ah, sem uma análise de laboratório, um teste de descarga com carga fixa, da tudo no mesmo.

Por fim, ví uma radiografia de uma bateria de marca barata que alegava ser melhor que as de grife, como moura e etc...a radiografia da bateria mostrava que para uma mesma dimensão, os outros fabricante colocavam placas menores, enquanto o fabricante barateiro colocava placas do tamanho da dimensão da bateria, provando que suas baterias, embora mais baratas, eram melhores. então, entre 6Ah e 7Ah, fica muito dificil dizer que pode ou não causar uma sobrecarga ao sistema de recarga da bateria, porque para uma mesma dimensão, não tem muito como variar a capacidade de armazenamento da unidade. Ou seja, da tudo na mesma. Eu compraria a 7Ah esperando que, na pratica, ela de uns 5Ah.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por diegonunes » 24 Jun 2015, 11:39

Tem dois detalhes importantes que não foram mencionados, materiais e tecnologias utilizados e sua pureza. Tamanho não é documento. Não estou dizendo que uma bateria mais barata seja ruim, não mesmo, cabe sempre avaliar, muita coisa é mais cara pelo nome que tem mas também nem sempre é só por isso, rs. Geralmente as coisas melhores, alias, que funcionam melhor e mais precisamente são mais caras.

Não é difícil dizer que não haverá sobrecarga no sistema. O estator da motocicleta gera enquanto a moto está ligada, não importa se a bateria está carregada ou descarregada, enquanto o retificador transforma a tensão em contínua e constante, mais uma vez independente do estado da bateria.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
mike_jp
Participativo
Participativo
Mensagens: 366
Registrado em: 02 Jun 2014, 09:14
Cidade onde mora: joão pessoa / pb
Localização: joão pessoa - pb
Contato:

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por mike_jp » 24 Jun 2015, 12:51

Diegonunes,

Desliguei o meu rastreador e faz 2 dias seguidos que a moto pega de 1.
Vou procurar no manual do rastreador como ativo a função sleep.
Mesmo assim vou levar a bateria na oficina do meu amigo e dar uma carga lenta de 24 nela.

Obrigado mais uma vez.

Abs

Mike
LANDER 250 2020
YAMAHA TENERE 250 ;)
HONDA XRE 300
HONDA XR 200
SUZUKI INTRUDER 250
SUNDOWN STX 200
HONDA TWISTER 250
YAMAHA XTZ 176 CC
HONDA XLR 125
HONDA XLX 250
HONDA CG 125

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por ivojoseaug » 24 Jun 2015, 14:47

diegonunes escreveu: Não é difícil dizer que não haverá sobrecarga no sistema. O estator da motocicleta gera enquanto a moto está ligada, não importa se a bateria está carregada ou descarregada, enquanto o retificador transforma a tensão em contínua e constante, mais uma vez independente do estado da bateria.
Quis dizer que as pessoas fizeram conjecturas no sentido de dizer que um aumento nominal capacidade da bateria dessa ordem(1Ah) pudesse interferir no sistema de recarga, o difícil era assumir que isso pudesse ou não ser verdade só porque não constava no manual da moto, por exemplo. A eletrônica, quando do dimensionamento de sistemas de alimentação, costuma admitir algumas folgas de projeto quando sai do circuito para a prática. Então, pequenas mudanças como essas não são críticas.

Quanto a eletrônica da moto, o regulador de tensão é apenas de tensão, a carga(soma dos circuitos ligados) é quem regula a corrente total do circuito. Desta forma, é possível e relativamente fácil sobrecarregar o sistema de alimentação e recarga da moto, como comprovam alguns usuários de rastreadores....o uso de um rastreador, embora não seja propriamente uma situação de sobrecarga, configura uma situação onde o tempo de recarga não é suficiente para manter esse pequeno circuito funcionamento o tempo todo e o cara conseguir dar a partida no dia seguinte...

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por allex2000 » 24 Jun 2015, 19:22

eu to usando uma bateria de 7A da Ajax há 1 ano e 4 meses, tudo em ordem até agora...

Desmitificando amperagem, pode colocar uma bateria de 10A ser couber, não importa, o que não pode é alterar a voltagem.

Voltagem = velocidade dos elétrons
Amperagem = quantidade de elétrons

aumentar de 6A para 7A, a grosso modo, é o mesmo que trocar sua caixa dágua de casa de 500L para 750L, a água e a pressão na torneira são as mesmas, mas vc tem mais água armazenada, o que não prejudica nada.
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por ventania » 25 Jun 2015, 17:09

Route ou Brandy.


Amigo meu teve duas route e gostou


Eu tive e tenho Brandy e a primeira durou 3 anos e a que estou ja tem dois anos.

Avatar do usuário
fcferlin
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Mai 2014, 15:27
Cidade onde mora: serra

Re: Troca da bateria de 6ah para 7ah.

Mensagem por fcferlin » 07 Jul 2015, 09:35

Nenhum problema em trocar a bateria por uma de maior capacidade.....podem fazer sem medo, tenho certa experiência de 43 anos de prática.

Responder