Da concessionária para o guincho

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Luan Rossi
Usuário
Usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Set 2014, 23:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Luan Rossi » 07 Out 2014, 12:45

Pessoal,

A CC é a Ampla motos do floresta. Por enquanto, deixo uma ressalva que muitos amigos compraram moto lá e foram bem atendidos.
Inclusive um cliente conversando comigo relatou que já comprou 8 motos na CC e ela é muito séria.

VAMOS AO PROBLEMA:

Hoje pela manhã a minha seguradora (Sulamerica) entregou a moto na CC.
O mecânico me mostrou na hora: Um parafuso da parte de cima do motor soltou e o óleo foi vazando até a moto não aguentar a apagar.
Ele colocou um parafuso no lugar, completou o óleo e funcionou a moto.
Ele ficou observando o barulho do motor por 2 minutos e disse que realmente não está normal.
O diretor da CC me disse que vai ter q abrir o motor pra fazer um diagnóstico mais apurado e informar a Yamaha para fazer os devidos reparos e substituições das peças danificadas.
Me deram uma Tézinha seminova para eu rodar enquanto eles resolvem meu problema e disseram ter 30 dias pra me dar a solução.

Sinceramente, eu não quero desistir da Teneré e Yamaha por isto. Mas ter uma moto 0km com motor aberto aos 27 km rodados vai me deixar profundamente magoado.

Ouvi dizer que a única obrigação deles é consertar a moto e me entregar em perfeito estado. Mas não são fontes confiáveis.
Já vi CC da Audi faturar outro carro pro meu chefe que apresentou problemas no câmbio no tempo da garantia. Era carro de 160 mil.
Infelizmente eu não posso gastar dinheiro com advogado pra trocar a moto. Mas tenho minha valente CG 150 (com quase 200 mil km) e posso esperar o tempo que for pra resolver isso.

Será que consigo a troca da moto?

Abraço pessoal e muito obrigado pela força de todos!
Luan Rossi


Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!!!
- Ténéré 660 Azul - 15/16
- Ténéré 250 Azul - 14/15
- HONDA CG 150 Preta - 06/07
- HONDA CG 150 Azul - 04/05

Avatar do usuário
jcdatrindade
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Ago 2014, 15:03
Cidade onde mora: Araxá/MG
Contato:

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por jcdatrindade » 07 Out 2014, 13:07

Veja as condições do seguro. Pode ser que você esteja acobertado por um veículo zero visto o curto prazo da ocorrência do sinistro.

Enviado por sinais de fumaça.
Julio Trindade - Araxá - jcdatrindade@gmail.com

Yamaha Ténéré 250 2014/2015, Ténébrosa Cinzenta
Yamaha Drag Star 2005, Dona Leide
Yamaha Fazer 2009
Yamaha YBR 2008
Honda Dream


muitos kms a todos nós . . .

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Aderpa » 07 Out 2014, 13:10

Você não precisa de advogado para mover esta ação contra a concessionária e a Yamaha. Mas, não perca seu tempo com o Procon; eles não tem poder nenhum!
Não engula essa de que a obrigação deles é consertar o motor. Eu não aceitaria, nunca, uma moto zero com motor já aberto e reparado.
Basta você ir ao tribunal de pequenas causas e abrir a ação. Não precisa de advogado.
E tem também a defensoria pública, que fica próxima ao Fórum Lafaiete na Av. Gustavo de Lima.
Vou tentar achar os links e posto aqui para você.

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Aderpa » 07 Out 2014, 13:12

Outra dica: Não retire a moto da concessionária! Deixe ela lá.

Defensoria Pública de Minas Gerais:
R. Paracatú, 304 - Barro Preto
Belo Horizonte - MG
(31) 3349-9400

Juizado Especial Cível das Relações de Consumo:
Rua Curitiba, 632, Belo Horizonte, MG, Brasil

Não deixe de ler o Código de Defesa do Consumidor:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm

SEÇÃO III
Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço


Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

§ 2° Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.

§ 3° O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1° deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

O vício do produto compromete o seu valor. Não aceite o reparo. Você não pode sair prejudicado por um erro que foi não seu.
Já vá "armado" para briga na concessionária e não aceite sair prejudicado.
Ameace abrir o processo e esteja realmente disposto para a briga.

Consulte um advogado particular, pelo menos para saber o preço. Se você não puder pagar... paciência, pelo menos a consulta é de graça.

Mais uma coisa: Eu também sou cliente da Ampla Motos. Comprei a minha Tenere lá e não quero ver um colega ser prejudicado assim. Eu faria até um boicote contra a concessionária. Assino até um abaixo assinado em seu favor, se você quiser. É o Ténéré Club ao seu favor!
Minha próxima moto está planejada para ser comprada lá, a da minha filha também; já indiquei várias pessoas para lá e se o seu problema não for resolvido, eu estou disposto a não negociar mais naquela loja.

Boa sorte.

Avatar do usuário
Luan Rossi
Usuário
Usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Set 2014, 23:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Luan Rossi » 07 Out 2014, 16:53

Júlio,
Geralmente as seguradoras dão a cobertura para os bens em caso de roubo, furto, incêndio e sinistros. Elas não cobrem nenhum problema mecânico, apenas dão socorro. Valeu pela dica!
Luan Rossi


Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!!!
- Ténéré 660 Azul - 15/16
- Ténéré 250 Azul - 14/15
- HONDA CG 150 Preta - 06/07
- HONDA CG 150 Azul - 04/05

Avatar do usuário
Luan Rossi
Usuário
Usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Set 2014, 23:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Luan Rossi » 07 Out 2014, 16:54

Aderpa,

Vou amanhã mesmo no tribunal de pequenas causas e na defensoria pública verificar quais são minhas possibilidades.
Realmente o "Não" eu já tenho. Então vale a pena correr atrás mesmo. Agora eu fico na dúvida se aciono a CC ou a Yamaha.
A garantia é da Yamaha e o motor já chega montado. Mas a CC deveria fazer uma inspeção detalhada antes de liberar um produto novo pra rua.

O que você acha?

Muito obrigado pela força!!!
Luan Rossi


Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!!!
- Ténéré 660 Azul - 15/16
- Ténéré 250 Azul - 14/15
- HONDA CG 150 Preta - 06/07
- HONDA CG 150 Azul - 04/05

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Rammster » 07 Out 2014, 17:02

no caso você nem precisa esperar 30 dias em virtude dessa situação exija uma moto nova
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Aderpa » 07 Out 2014, 17:20

Você pode citar a concessionária, a Yamaha e até a operadora do cartão de crédito ou a financeira se o produto foi parcelado.
O ditado do direito é: O que não está nos autos, não está no mundo.
De qualquer forma, continue pagando normalmente o produto como sinal de boa fé! Isto pesa muito na hora do juiz dar a sentença.

Avatar do usuário
Aderpa
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 595
Registrado em: 06 Mar 2011, 23:19
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Aderpa » 07 Out 2014, 17:23

Rammster escreveu:no caso você nem precisa esperar 30 dias em virtude dessa situação exija uma moto nova
Não precisa esperar os trinta dias porque o produto já teve o valor depreciado, segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e por se tratar de produto essencial.

Avatar do usuário
Luan Rossi
Usuário
Usuário
Mensagens: 100
Registrado em: 17 Set 2014, 23:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Da concessionária para o guincho

Mensagem por Luan Rossi » 07 Out 2014, 17:46

Eu comprei a moto à vista. Como eles já estão com dinheiro no bolso. Estão mais tranquilos.
Mas um advogado me informou agora pouco que a CC tem o direito de sanar o problema da moto.
Só cabe justiça se o problema for decorrente depois do corrigido.
Mesmo assim é foda. O motor é montado na fábrica por robôs e ferramentas calibradas milimetricamente.
Agora o mecânico da CC vai abrir tudo com as próprias mãos.
Meu único medo é pegar a moto consertada e ela futuramente apresentar vícios ou falhas no motor devido ao fato.
Comprei a moto justamente pela confiança na mecânica dela. E me acontece isso!!!
Brincadeira!!!
Editado pela última vez por Luan Rossi em 07 Out 2014, 17:48, em um total de 1 vez.
Luan Rossi


Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!!!
- Ténéré 660 Azul - 15/16
- Ténéré 250 Azul - 14/15
- HONDA CG 150 Preta - 06/07
- HONDA CG 150 Azul - 04/05

Responder