Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
hugolazaro
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Verificação do nível do óleo

Mensagem por hugolazaro » 13 Abr 2011, 21:50

Senhores, para conferir o nivel do OLEO, eu preciso deixar a moto no descanso ou devo segurar ela para ela ficar na posição reta ?????

Hoje eu com ela fria, eu deixei na posição reta ( sem usar descanso ) e tirei a vareta de oleo e vazou oleo, ( eu já estava suspeitando que tinha mto oleo )...

Em fim, é isso mesmo ?

abs

Hugo

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Helano » 13 Abr 2011, 22:08

hugolazaro

Primeiramente, gostaria de pedir a sua atenção para, antes de abrir qualquer novo tópico ficar atento à categoria correta. Note que em cada categoria consta uma breve descrição da finalidade de cada uma. Havendo dúvidas, eu e os moderadores estamos à sua disposição.

Também gostaria de te pedir para que atualize o seu perfil, de acordo com estas informações aqui --> viewtopic.php?f=3&t=376" onclick="window.open(this.href);return false;

Sobre a tua dúvida em relação ao óleo a dica que te dou é para que leia atentamente o manual do proprietário. Ele é a fonte de informações mais confiável e segura que existe e muitas de tuas dúvidas serão respondidas lá. Assim, fdica mais fácil debatermos aqui depois sobre as informações que lá constam.

Para facilitar sua vida, aí vai uma imagem do manual da Lander, onde estão essas instruções. Já que o motor é o mesmo, o procedimento é igual ao da Ténéré.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Hugo Falcão » 13 Abr 2011, 22:20

Show de bola Helano! ;)
Matou a cobra e mostrou o pau, com todo respeito, claro! kkk

Abraço! :joinha:

hugolazaro
Visitante
Visitante

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por hugolazaro » 13 Abr 2011, 22:26

Helano, obrigado por ter movido o topico para mim, acabei não observando os grupos.
Quanto ao manual, eu o li, mas não ficou 100% claro.

Só de tirar a vareta do oleo com a moto na vertical, já vazou oleo, agora a noite, com calma, fiz o que o manual manda, deixei a moto esquentar, desliguei esperei esfriar um pouco, coloquei na horizontal, e medi o oleo, tava bem acima pela vareta, ai eu tombei a moto um pouco para a direita, e saiu mais oleo com vontade....

To muito cismado com isso, queria saber tb o que acarreta usar oleo de mais no motor...

Abs,

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Helano » 13 Abr 2011, 22:30

hugolazaro

Parece realmente que o nível do óleo está acima do comum. Já que a moto está na garantia, recomendo você ir o mais rápido possível à concessionária mostrar esta situação.

Não sei exatamente quais são os danos que isto causa, mas com certeza não é bom.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Savério
Visitante
Visitante

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Savério » 14 Abr 2011, 08:23

Ta ai uma boa pergunta... desconheço os riscos de se usar óleo a cima da medida máxima.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Kakko » 14 Abr 2011, 09:13

Nos motores há um sistema "blow-by", que é a recuperação de vapores de óleo que se formam dentro da parte baixa do motor para não serem enviados para a atmosfera.
Esses vapores geralmente vão para a sucção de ar do motor, ou caixa de filtro de ar, ou coletor do corpo da borboleta (TBI).
Ocasionando inclusive queima de óleo , pois certamente irá óleo para a câmara de combustão.

Se houver óleo a mais no cárter, com certeza a chance de ir óleo para esse sistema é maior, e possível molhar o filtro de ar também, além do que pode dificultar a circulação na parte baixa ( virabrequim, caixa de marchas )
e gerar possíveis vazamentos.

abrs
Editado pela última vez por Kakko em 14 Abr 2011, 10:18, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por Savério » 14 Abr 2011, 10:02

blz Kakko muito esclarecedor :D

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por C Freitas » 14 Abr 2011, 11:36

Só complementando como foi bem dito por nosso amigo kako, além do que pode causar rompimento das mangueiras, deslocamento dos aneis de vedação, geração de espuma gerada pelo excesso de óleo. E problemas na bomba.
Rapaz, olha direitinho com a CC, tem Presta10 que troca e completa óleo pelo frasco. (Se for uma troca de óleo normal, não tem muita diferença pode ver pelo ML do frasco, mas sempre conferir com a vareta) Outros, enroscam a vareta, e acham que o nível está ok e liberam a moto com pouco óleo. Nos 2 casos, é grave. Tanto o excesso quanto a falta, fica de olho! Se a moto não vaza óleo, confira ao menos 1 x por semana, no mais, tranquilo, coloca no nível e tranks!
Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: VERIFICAÇÃO NIVEL DE OLEO

Mensagem por kablack » 18 Ago 2011, 22:21

Uma informação importante que não consta no manual é que da marca mínima até a máxima da vareta são apenas 100ml.

Manual de carro costuma informar e normalmente das marcas mínima até a máxima corresponde a 1 litro.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder