Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Hans Blackbullet
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mar 2014, 11:27
Cidade onde mora: Itatiba/SP

Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Hans Blackbullet » 18 Mar 2014, 15:38

Então, galera... acabei de chegar ao fórum e já relato um problema cabeludo, pois nem a Yamaha (fábrica) conseguiu resolver...
Pelamor, se algum de vocês já passou por isso ou tiver alguma idéia, me ajudem...
Há 6 meses estou lutando para tentar eliminar o problema. Minha moto falha quando em estrada, acima dos 6.000 RPM, e de forma aleatória.
Quando pega chuva, piora e muito, a ponto de eu ter de andar com alforges e a patroa na garupa pela Castelo Branco, voltando do Paraná, em quarta marcha porque simplesmente ela falhava tanto que não tinha força para engatar e quinta.
Foi inúmeras vezes para a concessionária, onde o chefe de oficina é amigo meu, e feitos todos, absolutamente todos os procedimentos possíveis, nada foi detectado...
Andei com ele na garupa, mostrei o problema. Mas depois de desmontar e remontar, testaram a moto e me disseram sempre que ela estava perfeita, sem problemas...
Daí é só pegar uma estrada com mais de 120 KM para ela começar a falhar em retomadas aos 8.000 RPM, as vezes aos 6.000, as vezes aos 7.000, mas na maioria das vezes, dá um "engasgada" aos 8.000 RPM. continuando o percurso, ela começa a aumentar as falhas diminuindo o intervalo entre elas, a ponto de começar a falhar sem intervalos, perdendo a força e a potência e começa neste momento a gastar muito combustível.
Já troquei velas, cabo, bobina de ignição, limpamos a injeção, limpamos o tanque de combustível, medimos a pressão da bomba, passamos ela nos aparelhos para ver eventuais códigos de falha e nada.
Reclamei na fábrica, acompanharam os procedimentos na CC e me entregaram a moto dizendo que nada encontraram e que ela estava perfeita... mas foi pegar estrada para São Carlos no FDS com a patroa na garupa e... tava lá o defeito de novo!
Detalhe: como falei, na chuva, coincidência ou não, piora e muito. Mas não adianta encharcar ela de água com a VAP para testar que nada acontece... tem que ser chuva mesmo!
Na cidade, como não se consegue manter muitos KM em alta rotação e marcha alta, nada acontece, ela fica perfeita, não falha nada.
O problema está relacionado a:
- Velocidades constantes;
- Rotações acima dos 6.000 RPM, com o pico do problema aos 8.000/8500PM
- Motor quente;
- Se parar no caminho para abastecer ou descansar, ao ligá-la novamente, o problema se agrava.
Agradeço a qualquer idéia, não sei mais o que fazer, a moto está praticamente inutilizada por causa disso.
Grande abraço a todos, e agradeço de antemão.
HANS BLACKBULLET

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Radames Aragon » 18 Mar 2014, 15:43

Amigo, já verificou o filtro de ar? Está limpo e é original?

Põe pra regular válvulas também!

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Luiz Koudela » 18 Mar 2014, 15:54

Comigo nunca aconteceu, mas se comprou zero e ainda esta na garatia.... Procom. Eh muito dificil apresentar um problema intermitente... Ai eles fazem a pesquisa de pane as cegas, ai já viu! Fico triste em ler esses tipos de depoimentos, pois indico a.tzinha cegamente como livre de problemas tecnicos. Sinto nao poder ajudar.

Enviado de meu GT-P1000L usando o Tapatalk 2
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Fernando.jribeiro
Novato
Novato
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Mai 2012, 21:32
Cidade onde mora: sao paulo
Localização: SÃO PAULO\ SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Fernando.jribeiro » 18 Mar 2014, 19:38

ola amigo tudo bem ?VC TEM ALARME INSTALADO NA MOTO OU TALVEZ ESSE PROBLEMA PODE ESTAR RELACIONADO A PARTE ELETRICA DA MOTO PEÇA PARA VERIFICAR O CHICOTE OK ...

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por ivojoseaug » 19 Mar 2014, 11:20

problema de parte elétrica, intermitência em algum contato, Verifique se existem fios esmagados em toda extensão do chicote. Ao colocar uma carenagem, alguem pode parafusar e esmagar um fio. comece retirando o banco, carenagens laterais e do tanque. Observe os fios, não podem estar excessivamente esmagados pelas abraçadeiras, esticados pertos dos terminais ou qualquer outra anomalia. Se não detectar, vai ter que retirar o tanque. Verifique a conexão do alarme e do cdi. Em especial o alarme, verifique se os fios da central do alarme fazer um contato de solda firme e bem feito. Para variar, as CC as vezes não sabem nem soldar e isolar, pelo mesmo motivo de sempre, estão nem aí....

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por MaxxTazzi » 19 Mar 2014, 11:30

Verificaram o sensor hibrido da injeção? Só esta restando esse, característico ao molhar na chuva ocorrer isso...se não quebrou nada nele, pois é todo de plástico.
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Hans Blackbullet
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Mar 2014, 11:27
Cidade onde mora: Itatiba/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Hans Blackbullet » 22 Mar 2014, 21:21

Galera, obrigado pelas dicas e atenção...
Filtros novos e originais, passado pelo sacnner da CC, nada constando em códigos de falha...
Acontece que parece que alguns ítens não aparecem no código de falha.
Bom, eu particularmente estava pensando no tal do sensor do pé de descanso lateral, mas este novo ítem do sensor da borboleta poderia ser um tanto quanto interessante...
Também nas 4 cil, as bomdbas elétricas costumam ter um filtro micro dentro delas e desmontando resolve o problema.
Será que nas mono é a mesma coisa?
Porque quando nas 4 cc entope o filtro interno da boma, ela apresenta a pressão normal, não dá código de falha e faz a mesma coisa... omedo é abrir a bomba e prejudicar ela...

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Fmm4100 » 22 Mar 2014, 22:33

Tem alarme? Nao custa ver se a sirene esta obstruindo a entrada do filtro de ar...

Ja vi um caso deste.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

banido
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Nov 2012, 19:40
Cidade onde mora: Fortaleza-Ceará

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por banido » 23 Mar 2014, 08:02

Meus chutes:

-Coletor de admissão com entrada falsa de ar. O bicho pode tá ressecado e com rachaduras.
-CDI bichado. Pede emprestado de outra tenerezinha e troca pelo seu só pra testar (opção mais provável)


Já aconteceu isso comigo na XTE, a moto não conseguia desenvolver de jeito nenhum. O problema era filtro de ar todo sujo de óleo (a XTE joga o excesso de óleo do motor na caixa de ar)

Obs: desinstala alarme, rastreador ou qualquer outra bugiganga elétrica que estiver ligada na bateria da moto.
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Denis Rs2 » 23 Mar 2014, 17:09

Com quantos mil km está a moto? Eu chuto nos anéis do TPS, problema bem comum nas fazers, landers e ténérés.

Responder