Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por babacosmica » 25 Ago 2015, 15:06

Quintino XTZ, cara, se o mecânico te falou que pode ser o estator... sei não, heim! Se o estator não estivesse ok, acredito que você só conseguiria rodar até a bateria esgotar pois esta deixaria de carregar. Estatores não queimam facilmente.

Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Jamal » 06 Out 2015, 09:05

Bom dia Pessoal,

Tenho uma Té 2011 que está com 11.000km, e está com o mesmo problema, perdeu rendimento em alta, ou seja, em quarta e quinta dá umas engasgadas, não passa dos 122km/h no plaino, já passou por 2 mecânicos e na CC, e ninguém acha o problema, faz 4 meses que estou com a moto e é minha primeira Yamaha, estou decepcionado, falam muito mal da Honda, mas estou vendo que é tudo igual.

Hans, conseguiu resolver o problema? Qual foi a solução?

grande abraço

Avatar do usuário
lucasmartins44
Novato
Novato
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Out 2015, 13:44
Cidade onde mora: Carapicuíba/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por lucasmartins44 » 09 Out 2015, 13:48

Jamal escreveu:Bom dia Pessoal,

Tenho uma Té 2011 que está com 11.000km, e está com o mesmo problema, perdeu rendimento em alta, ou seja, em quarta e quinta dá umas engasgadas, não passa dos 122km/h no plaino, já passou por 2 mecânicos e na CC, e ninguém acha o problema, faz 4 meses que estou com a moto e é minha primeira Yamaha, estou decepcionado, falam muito mal da Honda, mas estou vendo que é tudo igual.

Hans, conseguiu resolver o problema? Qual foi a solução?

grande abraço
Olá galera, minha primeira postagem no Fórum. Peguei Minha Té essa semana, também 2011 com 23 mil km e ela está com o mesmo problema, acima de 120km/h fica engasgando. Por onde devo começar? Filtros ar, velas o que mais?

Obrigado.

Jamal
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Mai 2015, 16:05
Cidade onde mora: Jundia/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Jamal » 13 Out 2015, 12:31

lucasmartins44 escreveu:
Jamal escreveu:Bom dia Pessoal,

Tenho uma Té 2011 que está com 11.000km, e está com o mesmo problema, perdeu rendimento em alta, ou seja, em quarta e quinta dá umas engasgadas, não passa dos 122km/h no plaino, já passou por 2 mecânicos e na CC, e ninguém acha o problema, faz 4 meses que estou com a moto e é minha primeira Yamaha, estou decepcionado, falam muito mal da Honda, mas estou vendo que é tudo igual.

Hans, conseguiu resolver o problema? Qual foi a solução?

grande abraço
Olá galera, minha primeira postagem no Fórum. Peguei Minha Té essa semana, também 2011 com 23 mil km e ela está com o mesmo problema, acima de 120km/h fica engasgando. Por onde devo começar? Filtros ar, velas o que mais?

Obrigado.

Boa tarde Lucas,

Sim, esse é o começo, vela, filtro de ar, e se resolver Ótimo, se não resolver, regulagem das válvulas, limpeza do sistema de injeção.
Mas acho o mais viável encostar no mecânico e fazer uma revisão geral, mas nos avise qual foi o problema encontrado.

abraço

Avatar do usuário
Nei Andrade
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 180
Registrado em: 09 Ago 2011, 20:02
Cidade onde mora: Cachoeiras de Macacu/RJ
Contato:

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Nei Andrade » 17 Jan 2016, 04:48

Como podem ser varias causas para o mesmo problema, tem um check list que fiz:
1 - Regular a marcha lenta (não requer grandes conhecimentos e podemos fazer sozinhos e sem gasto) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 2;
2 - Mudar de posto, e colocar uma gasolina de qualidade, (eu usei a PODIUM em um posto de confiança) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 3;
3 - Limpar o Filtro de Ar (Fácil, no fórum tem tópico de como limpar o filtro de ar) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 4;
4 - Regular a Válvula (requer conhecimentos, no fórum tem tópico de como fazer, se não sabe, leve para um mecânico) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 5;
5 - Levar a moto na CC ou em uma oficina que tenha o equipamento para mapear a injeção, se tudo isso não funcionar, leve em um pai de santo.
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

Avatar do usuário
arsantoz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 24 Out 2015, 13:24
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por arsantoz » 18 Jan 2016, 04:28

Estive na CC e o mecânico comentou problema parecido, sendo que e a solução encontrada foi trocar o módulo. Isso ele me confidenciou ter feito em 2 TE 250 2015/2016.
[img]//uploads.tapatalk-cdn.com/2016011 ... 4b0060.jpg[/img]

Enviado de meu SM-G900MD usando Tapatalk

Edson.Alves
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Jun 2016, 21:33
Cidade onde mora: São Bernardo do Campo/SP

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Edson.Alves » 31 Jul 2016, 18:53

Galera a minha Tenere estava com problema na Junta do cabeçote aonde estava vazando o oleo, foi efetuado o reparo e efetuada uma limpeza na injeção visto que estava precisando, foi trocada a vela e filtro. Para a minha infelicidade fui pegar uma estrada e não tava passando dos 110 praticamente. Quando cheguei em casa, coloquei ela no ponto morto, acelerei até o talo e vi que estava cortando nos 8 mil rpm. Vou voltar na oficina p ajustar isso, mas como o motor da minha foi aberto creio que tenha ficado fora do ponto.

junior sergipe
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:26
Cidade onde mora: Sergipe

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por junior sergipe » 01 Ago 2016, 09:46

Colegas, UMA DÚVIDA
Peguei recentemente minha tenere 2011, tá com 40mil rodados.
Na minha última viagem dei uma esticada para testar e notei que ela não passa de 130km/h (+/- 9000rpm), quando chega próximo a isso a moto começa a cortar, e ascende a luz de injeção, se eu baixar para 125km/h ela já volta ao normal e anda sem problemas. Isso é normal, se não o que pode ser?

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Henrique Carlos » 10 Ago 2016, 09:10

Nei Andrade escreveu:Como podem ser varias causas para o mesmo problema, tem um check list que fiz:
1 - Regular a marcha lenta (não requer grandes conhecimentos e podemos fazer sozinhos e sem gasto) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 2;
2 - Mudar de posto, e colocar uma gasolina de qualidade, (eu usei a PODIUM em um posto de confiança) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 3;
3 - Limpar o Filtro de Ar (Fácil, no fórum tem tópico de como limpar o filtro de ar) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 4;
4 - Regular a Válvula (requer conhecimentos, no fórum tem tópico de como fazer, se não sabe, leve para um mecânico) acabou o problema? Se SIM resolvido. Se NÃO, vá para o 5;
5 - Levar a moto na CC ou em uma oficina que tenha o equipamento para mapear a injeção, se tudo isso não funcionar, leve em um pai de santo.
Esse problema de falhar em alta velocidade aconteceu comigo com frequência após os 50000 Km, eu não conseguia manter 110 Km/h por muito tempo, pois começava a falhar e acender a luz de advertência do motor, então eu: 1) Passei a usar gasolina Podium; 2) Não deixava ela chegar na reserva; 3) Só abastecia em posto de marca conhecida 4) Passei o scanner na Yamaha; e 5) Troquei vela - Não resolveu. Então: 1) Desliguei o alarme e ela melhorou um pouco; 2) desconectei o alarme e nada. Na oficina que sempre faço o serviço de revisão eles: 1) Regularam as válvulas; 2) Trocaram a bateria; 3) Trocaram o Retificador; 4) Trocaram o refil da bomba de gasolina na limpeza da injeção; 5) Trocaram até o motor de partida que estava com os ímãs danificados. Ela passou a falhar em qualquer velocidade constante. Então eu troquei de oficina que: 1) Regulou as válvulas; 3) Limpou a injeção; 3) Fez uma checagem minuciosa e geral na parte elétrica encontrando formação de zinabre nos circuitos. Resultado: Conseguiu fazer ela chegar aos 130 Km/h, não acendeu mais a luz de injeção e parou de falhar. Se tivesse deixado na primeira oficina ele ia trocar a bomba de gasolina e a sonda lambda, essa última quase que eu compro e eu mesmo trocava, pois tinha todos os sintomas de ser a causa de todos os problemas, mas não precisou.
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Henrique Carlos
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 08 Set 2014, 13:56
Cidade onde mora: Aracaju/SE

Re: Help, socooooorrrroooo... ténéré 250 falhando em alta

Mensagem por Henrique Carlos » 10 Ago 2016, 10:03

Veja que no meu caso, os problemas se acumularam, não porque a moto é problemática, mas porque o mecânico era incompetente e não reconheceu que fez alguma coisa errada. Na Yamaha aqui de Aracaju, tenho até medo de fazer serviço lá, por conta do preço das peças (Uma sonda lambda ou um retificador custam mais de R$ 800,00 na autorizada, uma relação secundária mais de R$ 700,00 e você encontra de boa qualidade por menos da metade do preço no comércio).
Para não criar raízes, prefiro rodar.
XTZ-250 Tenere 2013
XTZ-250 Lander 2009
XLX-350 1988
XL-250 1984

Responder