Problema ao Engatar a 1º Marcha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Marcel Valim » 28 Jan 2014, 20:00

ghamauricio escreveu:O problema do interruptor do cavalete lateral (vulgo "descanso") não se explica quando o motor está quente. Se for problema no interruptor, ele vai cortar a ignição sempre que você engatar a marcha, com motor frio ou quente.

No manual tem um fluxograma explicando como testar os sensores de marcha, descanso e embreagem.

Boa sorte!

Eu acho que se explica pelo fato de, por estar com o motor frio, com toda certeza a moto ficou muito tempo com o descanso naquela posição (onde a ignição está interrompida) e pode estar emperrando, soltando-se após um tempo de funcionamento e trepidação da moto. Algo a ser considerado.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

diegok
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 10 Out 2014, 09:25
Cidade onde mora: VA/RS

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por diegok » 19 Jan 2015, 19:45

Está acontecendo comigo isso, moto nova..

aconteceu com motor Frio e Quente...

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por vdfritz » 20 Jan 2015, 22:27

primeira coisa é ajustar a manete de embreagem pra evitar que ela fique enforcada, existe uma folga ideal, se não me engano consta no manual

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Angelo » 23 Jan 2015, 18:15

Nao sei se vale, mas vou perguntar por aqui mesmo..

Alguem ja teve alguma dificuldade para achar alguma marcha quando reduzindo, ou melhor, engata-las?

Muitas vezes, quando venho parando no farol, por exemplo, venho reduzindo com a embreagem acionada, dai entre a segunda marcha, o neutro e a primeira, eu tento engatar e nao acho..a moto nao engata.. tenho que deixar ela 'andar' um pouquinho para engatar.

Muitas vezes o sinal abre e nao consigo engatar a 1 a tempo, o cambio fica 'louco', fica no vazio, ai depois de dar umas pezadinhas de leve, ou deixar a moto 'andar' sozinha, engata..

Alguem ja teve esse problema?
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
Yuri
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 02 Dez 2014, 14:00
Cidade onde mora: Ji-Paraná/Ro

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Yuri » 23 Jan 2015, 22:15

angelo e ai blz?!
rapaz comigo ja aconteceu isso mas nao acho q o cambio fica doido mas reduzir varias marchas com embreagem acionada acaba nao engrenando a marcha sacou?
tipo eu reduso umas duas e solto um pouco a embreagem e ela engrena certinho!
vai uns dias pra pegar o jeito da motoca
valeu

Enviado de meu GT-S5360B usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Angelo » 23 Jan 2015, 22:26

Eh.. foi isso que eu quis dizer, rs, que a marcha nao engata..

Mas, tipo eu paro no semaforo, Neutro, ai vou engatar a primeira e nada.. os outros veiculos comecam a sair e tal.. puta raiva que da..rs

Tem vez que vai que eh uma manteguinha, da ate um tranquinho suave..

Po, ja pilotei a motoca bastante ate, + de 1000 kms, deu ja pra pegar o jeito, agora de uns tempos pra ca que comecou assim.. sera que mexeram em alguma coisa? Embreagem, sei la.. ou eu que retrocedi e desaprendi tudo.. :?
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
YuriCPS
Novato
Novato
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2015, 02:36
Cidade onde mora: Campina Grande/PB

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por YuriCPS » 24 Jan 2015, 01:49

Angelo escreveu:Nao sei se vale, mas vou perguntar por aqui mesmo..

Alguem ja teve alguma dificuldade para achar alguma marcha quando reduzindo, ou melhor, engata-las?

Muitas vezes, quando venho parando no farol, por exemplo, venho reduzindo com a embreagem acionada, dai entre a segunda marcha, o neutro e a primeira, eu tento engatar e nao acho..a moto nao engata.. tenho que deixar ela 'andar' um pouquinho para engatar.

Muitas vezes o sinal abre e nao consigo engatar a 1 a tempo, o cambio fica 'louco', fica no vazio, ai depois de dar umas pezadinhas de leve, ou deixar a moto 'andar' sozinha, engata..

Alguem ja teve esse problema?
Angelo, não sei se é uma característica da Yamaha, pilotei XTZ 125, Crypton 115 e agora a Ténéré 250, todas até mesmo a Crypton que não tem manete de embreagem apresentavam isso uma vez ou outra. Com o tempo aprendi um "macete" pra mudar a marcha quando acontece isso, apenas oscile a pressão da embreagem(Aperte o manete totalmente e solte mas sem deixar a moto morrer) e ao mesmo tempo fique tentando reduzir a marcha que vai :thumbup: :lol:, outra dica é ir reduzindo nos últimos 10m antes de parar com ela andando não vai ter esse problema, no caso de ficar na neutra "sobe" pra 2ª e "desce" pra 1ª que vai.
Editado pela última vez por YuriCPS em 29 Jan 2015, 01:01, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por Angelo » 24 Jan 2015, 06:40

Pois eh..eu peguei alguns macetinhos.. mas parece que desaprendi tudo! kk :lol:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

ferrão
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Out 2013, 21:16
Cidade onde mora: rio verde/GO

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por ferrão » 28 Jan 2015, 22:18

O segredo é este mesmo!!! É só soltar um pouco o manete da embreagem que a marcha entra na hora!!!! Quando peguei a moto eu também me batia com essa trancada do câmbio!!!!

Avatar do usuário
leoseger
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 13 Nov 2014, 10:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Problema ao Engatar a 1º Marcha

Mensagem por leoseger » 24 Fev 2015, 13:55

Estou com a mesma dificuldade.. As vezes parado no semaforo e a marcha não reduz da 2ª para 1ª e nem neutro. Teve uma vez q para não ser atropelado pelos carros acabei saindo de 2ª mesmo... Foi foda!

Responder