Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
mvgc
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Jan 2014, 19:44
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por mvgc » 20 Fev 2014, 10:04

Prinão escreveu:Fala ae Alex, blz brother? Vc já está fazendo a via sacra Sorocaba <-> São Paulo todos os dias??? Cuidado na estrada heim!

Cara, meu relato sobre esse óleo é o seguinte.

Sempre tive motos Honda, apenas de uns anos pra cá que comecei a ter Yamaha.

Em todas as minhas Hondas (XR200, Strada, Falcon e Hornet) sempre usei Mobil, pois sempre sigo a risca o que diz o Manual. A moto que mais rodei foi a Strada, 30 mil kms e em segundo lugar a Hornet, 23 mil kms. Vendi as motos praticamente como 0 Kms, tanto em mecânica, como em "beleza". Não tive um probleminha sequer. Nunca precisei completar de óleo, entre as trocas, de nenhuma moto que tive. Quando eu tinha a Hornet, todos os meus amigos "horneteiros" usavam Motul e eu era o único "caxias" que seguia a risca o manual e... toma Mobil na Horneta. rs..

Ah! Tive uma Suzuki Yes 125 cc 2005 0 km que rodei 55 mil kms, sendo os últimos 30 mil kms usando Mobil (pois era dificil achar o óleo recomendado no manual que agora não me lembro qual era). Vendi a moto há dois anos para um conhecido que tem a moto até hj e tá feliz da vida.

A especificação do Mobil é sim bem inferior ao Yamalube, porém, acho que se andando maneiro e respeitando os prazos de troca não tem problema.

Devo ter por baixo, somando uns 120 mil kms rodados usando Mobil (esse mesmo da embalagem preta) e 0% de problemas e 100% de felicidade. rs..

Abração Brother...se cuida na estrada aí todos os dias e vms combinar um rolê qualquer hora.

Prinão
Prinão tenho também uma twister além da teneré, e uso o mobil,ta com 45 mil km, mas acho que realmente o yamalube deve ser superior, ate porque no manual da twister diz troca a cada 3.000km, e da tenere a cada 5.000.
Se os engenheiros da honda/yamaha chegaram a conclusão desses numeros eles devem ter testato bem isto e pelo visto o yamalube durou mais.
Mas como óleo é barato eu tenho o costume de trocar com bem menos km (troco com 1,500 na twistes e pretendo trocar com 2500 na TE, pq a TE so teve a primeira troca ate agora)
Sobre os engenheiros sempre por tudo "de melhor" na moto eu não acredito que seja assim, eles trabalham em cima de CUSTO também, sobre a honda usar o mobil deve ter algum acordo comercial ou algo assim por baixo dos panos, dai eles colocam um óleo mais fraquinho e mandam trocar com km mais baixa.
Xtz 250 tenere - laranjeira
Cbx 250 twister - vermeia
Comet gt 250 - vermeia

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por allex2000 » 21 Fev 2014, 07:58

Galera, troquei o óleo ontem e coloquei Lubrax API SL para experimentar, será que aguenta uns 2000 km?
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por Radames Aragon » 21 Fev 2014, 08:32

Eu tava usando o Ipiranga fuén e trocando tranquilamente com 2500, mas na realidade tava só de frescura pq não tinha problema. Quando começou com uma vibração meu mecânico até sugeriu trocar o óleo por Yamalube (R$ 18 na HS Motos) e fiz quando coloquei novos discos de embreagem, mas não surtiu diferença nenhuma exceto por ser um óleo novo, então vou voltar ao Ipiranga de 12 reais qdo fizer mais uns 3 mil km.

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por edvar » 21 Fev 2014, 10:07

eu usava o Lubrax na Fazer e trocava so pros 4 ou 5 mil km
aguentava o tranco tao bem qnto o yamalub.

O oleo que melhor rodou na Fazer foi o mobil 15w50 semi sintetico, é um pouco mais fino. Mas a troca de marcha fica levissima, era só dar uma encostadinha que passava marcha. mas acho que por ser mais fino, vazou um pouco no cabeçote.
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por kablack » 21 Fev 2014, 13:25

Fala Allex2000.

Pelo que puder ver você realmente optou por morar em Sorocaba e fazer a ponte Sorocaba-SP diariamente de moto.

:? Puxado. Muito puxado. :?

Você está usando a Castelo ou a Raposo?

De qualquer modo, como conversamos anteriormente por MP fiz a ponte SP-Sorocaba por uns 15 dias em julho de 2013. De carro.

Achei bem desgastante, tanto para mim quanto para o carro. Eram 200 km por dia. 1.000 km por semana. Uns 4.000 Km por mês. Mais o uso "normal" do carro. O custo com pedágio e manutençãovai lá em cima. O veículo deprecia muito rápido.

Detalhe, carro automático, com ar-condicionado, som... Muito mais confortável do que moto. Sem comparação na verdade.

Eu achei ruim pra caramba.

Tem uma pessoa aqui na empresa que faz a ponte todo dia ha uns 4 anos. Diz que já acostumou. Cada um tem seu ritmo. Outros 3 colegas de trabalho não suportaram a rotina por mais de um ano. Todos de carro.

#####

Hoje faço a ponte Itu-Sorocaba (32,5 Km) de Honda Lead pela Castelinho. Não é ruim não. Prefiro fazer de Lead que de carro. ( :crazy: ) Na verdade a parte mais divertida do meu dia é o trajeto casa-trabalho-casa na Honda Lead. Quando chove venho de carro e confesso que meu dia perde um pouco da graça. Hoje mesmo precisaria vir da carro para trazer algumas coisas para cá mas preferi deixar para segunda. Não me animo em vir de carro.

Tenho optado por utilizar gasolina Pódium, vela de Iridium e óleo genuíno da Honda (10w30) com trocas a cada 1.000 km. (O manual da Honda fala em 4.000 Km).

Explico:

Minha opção se dá pelo fato de que a Honda Lead com suas 110cc vem no limite a 84 km/h, cortando giro (10.500 rpm) por cerca de 35 minutos na vinda e mais 35 minutos da volta todos os dias, ou seja, o motor trabalha mais de 90% de sua utilização no limite máximo (tem uns 3 km de perímetro urbano), isso é o que eu chamo de Heavy Duty. :D (Honda devia me certificar como piloto de provas do modelo Lead 110 2012.) :D

Levando isso em consideração optei pela vela de (1) Iridium um grau mais fria que a original, (2) gasolina Pódium e (3) antecipar as trocas de óleo para 1.000 km.

1. A vela no grau mais frio é recomendação do manual de usuário da Honda Lead para "condições de condução em alta velocidade" (!? Será que ele imaginaram o uso que faço da motoquinha!?). A opção por Iridium se dá por uma queima mais completa e maior durabilidade. (Sempre usei. Nas motos e no carro. Recomendo. Independentemente do uso e combustível.)

2. A gasolina Pódium se justifica porque, em tese, não traria problemas de pré-ignição e limpeza do motor. A tx de compressão da Lead é de 11:1. O aumento no custo mensal é de R$ 34,56, acho que justifica.

:arrow: Gasolina Comum: 70 Km por dia / Consumo de 32 Km/l x R$ 2,80 a gasolina comum = R$ 6,12 x 20 dias úteis no mês = R$ 122,50.
:arrow: Gasolina Pódium: 70 Km por dia / Consumo de 32 Km/l x R$ 3,59 a gasolina pódium = R$ 7,85 x 20 dias úteis no mês = R$ 157,06.
:arrow: R$ 157,06 -R$ 122,50 = R$ 34,56.

3. Por fim, o mais pertinente ao tópico. A opção pela troca antecipada do óleo e o uso do Óleo Genuíno Honda (10w30):

3.1. A Honda Lead utiliza refrigeração líquida (o que estende um pouco a durabilidade do óleo) mas não tem filtro de óleo, o que reduz drasticamente a durabilidade do óleo.
3.2. O volume de óleo é muito pequeno, apenas 850 ml, o que por si só já degrada o óleo muito mais rapidamente. Também não justifica completar em caso de baixo nível (nem sei se abaixariam nos 4.000 km, nos 1.000 km não tem abaixado o nível). o que também deixa o custo de troca muito baixo.
3.3. O meu uso é severíssimo. 90% do tempo cortando giro ou muito perto de cortar o giro.
3.4. Em relação ao óleo Genuíno Honda 10w30, SL, acho que é uma especificação atual, compatível com o mercado. Pessoalmente penso que para o meu uso um 15w40 ou até mesmo um 20w50 de especificação SL ou superior seria mais adequado, mas aí entra a comodidade de trocar o óleo na concessionária que fica a menos de 1km da minha casa. :mrgreen:

No seu caso, para o seu uso, na minha opinião, utilizaria (1) gasolina aditivada de posto de supermercado (Extra ou Carrefour) + (2) Vela de Iridium (sempre) + (3) Yamalube ou Havoline 20w50 SJ com trocas aos 5.000 km.

1. A gasolina comum no lugar da Pódium ou aditivada seria em virtude preço e tx de compressão da Té250 que é mais baixa, bem como o fato de você rodar mais de 4.000 km por mês, o que impactaria bastante o custo do km rodado. A opção pelos postos de supermercado se dá pela procedência e preço. (Ainda prefiro a gasolina do Extra que a do Carrefour, mas o post já está bem longo... No carro só ponho gasolina comum do extra.)

2. A vela de Iridium, na minha opinião, sempre compensa. Seja pela durabilidade maior, seja pela melhor queima, seja pela menor formação de resíduos (carbonização). Tem um tópico inteiro sobre isso: viewtopic.php?f=27&t=989" onclick="window.open(this.href);return false;

3. Em relação ao óleo penso que o Yamalube 20w50 SJ (ou Havoline que são o mesmo óleo) é uma escolha bem coerente, testada, aprovada, certificada e com excelente custo benefício. Penso que os 5.000 km para a sua utilização, que é quase 100% por rodoviária, com temperaturas e giro do motor bem constante é perfeitamente aceitável. No máximo, anteciparia a troca para uma vez por mês, o que deve ser mais de 4.000 e menos de 5.000 km para o seu caso. Parece bem equacionada. Vejo a sua moto como uma moto de serviço. Para uma moto de serviço a proteção Standard, prevista pela Yamaha é, certamente, uma excelente, senão a melhor, opção.

:arrow: Eu não tentaria reduzir custo utilizando outro óleo que não o Yamalube. Muito menos tentaria colocar Mobil Lixo na moto. Até mesmo o Top Turbo para motores Diesel é muito superior a Mobil Lixo. (muito cuidado com essa porcaria!!).

Tentaria reduzir custo utilizando filtro de óleo paralelo (mas de boa marca) e gasolina de supermercado, que é boa e barata (menos cara na verdade).

Essa é, resumidamente ( :risadinha: ), minha opinião.

Abraço!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por allex2000 » 21 Fev 2014, 14:33

Fala Kablack, blz?!!

Pois é cara, na verdade só me restou essa opção....de carro não compensa devido ao custo e ficar preso no "transito do inferno", de fretado eu teria que acordar 04:30h da manhã, pegar o busão as 05:05h, descer na Cidade Jardim ás 07:30h, pegar outro busão de linha para entrar atrasado no trabalho as 08: e cacetada...e pra voltar a mesma história, sendo que chegaria em casa por volta das 21:30h - tudo isso a um custo aproximado de R$610,00.

De moto está sendo super cansativo, extremamente....e perigoso tbm!!! Mas ela ao menos me leva de porta a porta por R$500,00 por mês e sem transito. E aproveito todos os dias e faço um pequeno off na volta num trecho proximo a Porto Feliz.. :animado:

Em relação á moto, a vela já é Iridium mesmo, instalei desde que a comprei, a gasolina coloco num Shell aqui em SP que já conheço e o óleo utilizei Yamalube até ontem, quando resolvi experimentar o Lubrax. Estou também com dó da neguinha, pois vc sabe como é a Castello, tá punk pra moto tbm...

Já estou procurando emprego pela região e já conversei aqui no trampo....assim que conseguir um trabalho por aí, dou um abraço em todo mundo e adeus! rsrsrs

Eu preferiria não ir com a moto, mas não encontro solução melhor por enquanto....

abraço!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por ghamauricio » 21 Fev 2014, 14:48

O sr. já considerou a hipótese de alugar uma kitchenette (kit net) perto do seu trabalho e só voltar pra casa nos finais de semana...? Pode ser até um pouco mais caro, mas 4.000km por mês é foda!!! Fora o aumento da exposição ao risco...

Eu trabalho a cerca de 35km de casa, pego a ponte Rio-Niterói e já estou pensando em me mudar...! Mas eu sou solteiro e moro com meus pais...

Kablack, e que tal se ele colocar um óleo sintético e trocar a cada 10.000km? Um 15W50, talvez?

Abraço!

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por allex2000 » 21 Fev 2014, 15:29

Gh, eu tenho familiares em SP que moram até perto do meu trabalho, de vez em quando eu durmo por aqui. O meu problema é uma menininha de 3 anos, que me chama de pai e me faz sentir uma saudade lascada...rsrsrs, idem minha esposa. Eu quero mesmo é ir embora de vez, já tô procurando trampo intensivamente!!!

Valeu, abs!


Desculpa o :offtopic:
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por kablack » 21 Fev 2014, 16:30

Allex2000;

"Cada problema traz em si a sua solução". Frase atribuída ao Dalai Lama, como tantos outros chavões que ouvimos por aí...

Se você tem parentes em SP, a melhor forma de baixar o custo é dormir dia sim, dia não por lá mesmo. Na verdade nesta situação, não é o custo que mais importa, é sua segurança.

Em relação a saudade da filha de 03 anos, bom mesmo é que você esteja vivo, são e salvo para vê-la completar 30. Certo? (Sei que é bem dramático, mas segurança vem antes e todo dia cansado, de moto, na Castello não é uma decisão segura, concorda?)

Abraço!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Alguem utiliza ou recomenda o óleo Mobil 1?

Mensagem por kablack » 21 Fev 2014, 16:36

ghmauricio;

Não confio nem um pouco nesta longevidade do óleo sintético. Para mim, isso é argumento de venda. (Ok, posso estar sendo muito ignorante, me reservo ao direito de errar e falar algumas besteiras...)

Você já viu algum estudo realmente sério e isento comparando óleos lubrificantes sintéticos x minerais? (Aquele vídeo da frigideira do youtube não vale... :mrgreen: O motor da minha moto não serve para fritar pastel...) Falo de um estudo sério, cego, imparcial, com motores funcionado por horas e análise posterior dos óleos como fez a revista 4 Rodas na década de 1990.

Se você tiver acesso a algum material destes ficaria muito feliz em ter acesso.

Sempre acho que o melhor lubrificante é o novo, na especificação do fabricante. Prefiro Yamalube por 5.000 Km do que Motul sintético por 7.500 km. (Parece que a Yamaha também prefere....) :D

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder