É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LUCIANO-TST
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 04 Set 2013, 08:51
Cidade onde mora: São Pedro da Aldeia - RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por LUCIANO-TST » 26 Jul 2014, 18:53

Tá complicado este negócio de vibração!
O Radames mencionou algo que desconfio, desempeno do aro e ajuste dos raios. Uso o aro da Mônaco Aero, que é reforçado e desde que o coloquei com uns 2000 Km não sentia tanto a vibração, mas, a mais ou menos uns dois meses atrás transitando na RJ-101 de Macaé pra São Pedro, a roda dianteira bateu num buraco (que não são poucos neste trecho) que doeu até os bago, e olha que o pneu dianteiro agora é 90 90 21!
Depois disto percebi que a moto tem vibrado demais a dianteira, nesta semana a placa partiu.
Semana que vem vou ter que fazer uma visita ao oficina.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 26 Jul 2014, 20:22

Sempre levo pra desempeno do aro dianteiro qdo sinto mta vibração no guidão.

Vou por um pneu 90/90 na frente pra ver se diminui o efeito das pancadas no aro..

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Balutzen » 27 Jul 2014, 18:00

pra mim, a melhor solução é usar uma luva de couro, ela vai ajudar a reduzir a sensação.
Imagem

Avatar do usuário
Alex Andrade
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Jul 2014, 12:09
Cidade onde mora: Rio de Janeiro - RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Alex Andrade » 01 Ago 2014, 17:09

Ola pessoal.
Acabei de comprar a minha T250. Antes dela tinha uma Fazer 250.
A minha é 14 e esta com 6.000km. Olha, passando de 90km/h ela vibra mesmo, a minha fazer era 12 com 10.000km, vibrava também quando chegava na mesma velocidade. Não entendo nada de moto nem aerodinâmica, mas na minha humilde opinião :) acho que a estrutura da moto que da esta diferença, como a T250 é maior ela acaba vibrando mais. A parte pior mesmo fica no guidon, no acelerador mesmo, mas a moto vibra toda, já que a vibração vem do motor. Não peguei estrada ainda, nem andei com garupa, mas com certeza, vai ficar mais cansativo do que era a Fazer.
Se tiver alguma sugestão de como resolver eu topo!! :)

Pilotar sempre, sem segurança, nunca!

Case
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 165
Registrado em: 26 Jun 2014, 16:54
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Case » 02 Ago 2014, 20:32

Toda monocilíndrica vibra, se quer fugir de vibrações compre pelo menos uma 3 cilindros.
Casé,
Belo Horizonte - MG

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Natão » 04 Ago 2014, 14:35

Case escreveu:Toda monocilíndrica vibra, se quer fugir de vibrações compre pelo menos uma 3 cilindros.
Pega uma TDM 900... vibra tanto quanto uma 4 canecos.

Não dá pra adaptar nenhum tipo de coxim? Legal seria se tivesse uma mesa superior tipo as da Honda com aqueles coxins pra prender o guidão, reduz um pouco a vibração nas mãos.
Editado pela última vez por Natão em 04 Ago 2014, 15:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
pedrova
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 28 Set 2012, 08:55
Cidade onde mora: Niterói/RJ
Localização: @ work

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por pedrova » 04 Ago 2014, 14:59

Eu sentia muita vibração em baixa rotação mas depois que troquei pela vela de Iridium isso sumiu.

Acima dos 60km/h não sinto vibração nenhuma e a única coisa que fiz na moto foi trocar os aros.

Mesmo antes nunca tive problema.
Ténéré 250 11/11 branca.

tbongiovani
Visitante
Visitante

Re: Vibração anormal aos 6000 RPM

Mensagem por tbongiovani » 16 Ago 2014, 14:15

Verifica se não é o dissipador de calor do coletor do escape.
Acelera a teté parada e ve se vai vibrar.

RFtenere
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jun 2015, 07:18
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por RFtenere » 01 Jul 2015, 09:03

Bom dia!

Na 1ª vez que peguei estrada com a tenerezinha, foram uns 300km num dia e eu realmente fiquei com formigamento nas mãos.

Não sei se eu apenas acostumei, mas hoje não sinto mais esse problema.
Apenas troquei a manopla por uma mais macia (e baratinha) da circuit. Paguei 18 reais numa loja perto de onde eu moro, e procurando agora achei até por 10 reais em lojas virtuais!

https://www.mxparts.com.br/imagens_cont ... t-4879.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Outra coisa que me ajudou muito foi aprender a andar com os braços e punhos relaxados, e se segurar mesmo é com as pernas. Aquele tipo de detalhe crucial que todo motociclista deveria saber mas que por motivos diversos, muita gente nem se liga nisso.

Avatar do usuário
phnovaes
Novato
Novato
Mensagens: 29
Registrado em: 13 Jan 2014, 23:50
Cidade onde mora: Niterói/RJ
Localização: Niterói - RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por phnovaes » 17 Jul 2015, 00:02

Pessoal,
Quanto ao aumento da vibração na utilização do Guidão da Oxxy, não será pela eliminação dos pesos de guidão? Que no original da Tenere 250 ficam dentro do guidão?
Eu usei o Guidão da Oxxy na minha Tenere 660 e nunca senti piora da vibração, mas passei os pesos de guidão originais para o Oxxy, depois também coloquei no guidão da Oxxy o protetor de mão original Yamaha da Tenere 660, que também vem com pesos internos e não senti piora da vibração. Até na verdade me sentia muito melhor pilotando com o Guidão da Oxxy.
Pergunto isso pois retornei com o guidão original para Tenere 660 e vou colocar o Oxxy na Tenere 250... acho que vou ter que comprar pesos para o Guidão. Os originais da Tenere 660 estão 200,00.
Se alguém que tenha o Guidão da Oxxy e pesos de guidão, puder testar se a vibração se mantém... ficaria grato.
Ténéré 250 14/14
BMW F800GS 14/15
Ténéré 660 11/12
Tornado 250 2008 (Já vendida)
XLX 350 1989 (Já vendida)
DT 180 1986 (Já vendida)

Responder