É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
aacsanchez
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 65
Registrado em: 05 Set 2012, 17:57
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por aacsanchez » 11 Fev 2014, 08:56

Valeu Montiverdi,

Mas tirando a bolha a moto anda na estrada? Sou grande e as vezes pra motoca ganhar velocidade no rodoanel (venta muito) tenho que me encolher...

Quando andei na Dafra Horizon, a moto tanbem vibrou consideravelmente, entao assumi que a vibracao em alta velocidade é um problema de motos 250cc. Sera que procede? Outras motos 250cc quando passam de 100km vibram muito tb?

Mesmo assim farei um teste, vou tirar a bolha e dar um rolê no rodoanel.

Enviado de meu Transformer TF101 usando Tapatalk
ACSancheZ - Deserto em Tuaregue é Ténéré!
Minha Dinorah é o Deserto Azul!
------
Respeite sempre as leis de transito. Gentileza e respeito nas ruas só trás o bem!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 11 Fev 2014, 09:10

Acho q tem pouco ou nada haver com a bolha, pois a vibração no geral se intensifica ao acelerar o motor, logo, deve ter relação com a mecânica.

Já tive um problema com a bolha que foi quando tentei incliná-la um pouco para a frente para experimentar o efeito do vento, então a frente ficou bamba e dava pra sentir exatamente quando uma rajada de vento atingia a frente. Ainda na mesma estrada tirei a inclinação e a moto mudou completamente ficando mais aerodinâmica.

Acabo de trocar o óleo de Ipiranga para Yamalube padrão para tentar diminuir a vibração, por sugestão do mecânico, mas não surtiu efeito algum além do óleo ser novo.

Também estou aberto a sugestões :thumbup:

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por LMattosBS » 11 Fev 2014, 17:26

Característico de moto monocilíndrica, por isso tem amortecedor no guidão. E uma engenharia muito mais complexa para resolver isso... Não tem paleativo que funcione...

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 11 Fev 2014, 17:43

Mas Leo, o estranho é q não me lembro dela fazer essa vibração extra a partir de 3000 rpm, principalmente da 3ª marcha em diante. Ouço como se fosse alguns metais arrastando na parte mais baixa do motor quando acelero para ganhar velocidade de estrada.

A relação ficando velha pode causar isso? Tenho 27 mil e ainda não olhei ela.

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Fmm4100 » 11 Fev 2014, 18:40

:offtopic: Melhor olhar, pois ja deve estar banguela. :offtopic:
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por LMattosBS » 12 Fev 2014, 08:20

Por favor 27.000 já excedeu a vida útil com certeza. O som e a vibração se propaga pelo aço dá moto e dá a impressão que e aqui ou ali...

Guidão vibra PONTO!

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Radames Aragon » 19 Fev 2014, 14:55

Pessoal, novidades a respeito deste tópico: obtive redução da vibração em dois momentos distintos e acumulados:
  • Tirei o suporte do GPS do guidão para a bolha com a adaptação que o amigo ivojoseaug fez, e isso na hora retirou parte da vibração do guidão. O efeito era ainda pior qdo não estava com o aparelho plugado, pois uma travinha de metal do suporte ficava quicando e rodando freneticamente causando um ruído muito chato inclusive, e afinal isso estava piorando muito a vibração no guidão.
  • Desempenei o aro e apertei os raios na R. Ceará; eu pretendia balancear a roda mas disseram q primeiro devia fazer o desempeno, e assim aproveitei e voltei a meus pneus originais (Pirellis Scorpion original na frente e Duratraction atrás), e ao sair com a moto a diferença era drástica! Parecia andar um tapete. Claro, deve-se considerar q eu estava usando Rinaldis RT-36 q têm desenho para off-road e isso dava uma vibração extra, mas não havia sido nada tão impactante quanto os amassados do aro dianteiro.
Então é isso, para quem tiver problema de vibração, verifique esse passo acima, e caso use GPS, procure desconectar o soquete quando não utilizá-lo.

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 21 Fev 2014, 22:26

Opa.... Respondendo aos companheiros....

Sobre a bolha, a vibração em alta rotação parece que melhorou sim com a retirada da bolha, mas depois que coloquei o guidão da oxxy o trem descambou de vez, e fiquei sem referência ao voltar com o guidão original. Não sei se melhorou porque melhorou de verdade com retirada da bolha, ou se melhorou porque o guidão oxxy estava muuito ruim...kkk. Mas de qualquer forma, atualmente minha bolha está bem reduzida e muito melhor que a original, não volto de jeito nenhum.

Vibração é característica de monocilíndrica, mas a irmã da TE, a Fazer, é uma seda, vibra pouquíssimo em baixa e em alta um pouco mais, mas nada igual à Teneré.... Nunca tive formigamento nas mãos com a Fazer. A famigerada XRE vibra muuuuito menos que a TE. Em alta elas são iguais, o que agrava na XRE são os punhos extremamente duros.

Sobre a relação, 27 mil km é muito pouco, não acha? Nunca troquei em nenhuma das minhas motos antes de 40 mil. Na Fazer, troquei o primeiro kit aos 56 mil km.

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"


Dino
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jul 2014, 21:50
Cidade onde mora: Americana/SP
Localização: Av. bandeirantes, próximo ao SESI

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Dino » 14 Jul 2014, 22:39

Olá pessoal.
Esta é minha primeira participação aqui.
A minha T é 2013 e com 4900 km e este fim de semana sai na estrada com ela, bate e volta de 140 km e até os 100 km/h tudo bem mas passando disso até os 120 até formigou ninhas mãos, principalmente do acelerador.
Há algo realmente eficaz que possa ser feito para amenizar isto?
Grato à todos.

Responder