É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
rafaelz
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jan 2017, 01:05
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por rafaelz » 10 Fev 2017, 11:30

Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas depois de muitas ajudas que recebi aqui, lendo tópicos exaustivamente debatidos, vejo a oportunidade de retribuir um pouco e trago um relato que pode ajudar.

Tenho minha Tenere há uns 2 anos, e utilizo para rodar na cidade, nas poucas e curtas viagens que fiz a vibração do guidão me incomodava bastante, viagens de 100 km a mão ficava dormente. Cheguei a pensar em trocar de moto caso começasse a viajar com mais frequência, pois já havia pesquisado muito e vi que é quase impossível resolver. :batecabeca:

Enfim, comprei um espaçador de guidão para melhorar a ergonomia para minha altura e quando estava instalando me veio a ideia de, entre os encaixes, colocar algum material de amortecimento, no momento tinha em mãos E.V.A (manta de borracha expandida) e o resultado foi muito bom!!!

Semana passada rodei 450 km num dia, com paradas a cada 100 km mais ou menos, e não senti NADA!! :animadao:

No meu caso, com o espaçador pude fazer 2 pontos de amortecimento, pra que usa o guidão normal, terá apenas um. Não sei quanto isso afetará, mas talvez uma tira de borracha fique ainda melhor.
Atual: 3ª - Yamaha Ténéré 250 - 2011

Ex: 2ª - Honda Sahara - 1991 / 1ª - Agrale Elefantré - 1989

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por KANEKO » 10 Fev 2017, 15:37

rafaelz escreveu:Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas depois de muitas ajudas que recebi aqui, lendo tópicos exaustivamente debatidos, vejo a oportunidade de retribuir um pouco e trago um relato que pode ajudar.

Tenho minha Tenere há uns 2 anos, e utilizo para rodar na cidade, nas poucas e curtas viagens que fiz a vibração do guidão me incomodava bastante, viagens de 100 km a mão ficava dormente. Cheguei a pensar em trocar de moto caso começasse a viajar com mais frequência, pois já havia pesquisado muito e vi que é quase impossível resolver. :batecabeca:

Enfim, comprei um espaçador de guidão para melhorar a ergonomia para minha altura e quando estava instalando me veio a ideia de, entre os encaixes, colocar algum material de amortecimento, no momento tinha em mãos E.V.A (manta de borracha expandida) e o resultado foi muito bom!!!

Semana passada rodei 450 km num dia, com paradas a cada 100 km mais ou menos, e não senti NADA!! :animadao:

No meu caso, com o espaçador pude fazer 2 pontos de amortecimento, pra que usa o guidão normal, terá apenas um. Não sei quanto isso afetará, mas talvez uma tira de borracha fique ainda melhor.
fala ai rafaelz,

Uma coisa que eu uso em viagens é uma munhequeira.
http://www.americanas.com.br/produto/18 ... 7594000158" onclick="window.open(this.href);return false;

No meu caso melhoro muito a dormência e formigamento fica outra dica para quem quiser testar.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por barraforte » 10 Fev 2017, 17:14

Recomendo verificar os apertos periodicamente. Pois o EVA sede, e pode ser que eles afrouxem.

Pouco coisa, é claro. Mas é bom verificar.

Usei EVA bem fino quando instalei o guidão Oxxy, para evitar de criar riscos durante a regulagem.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

rafaelz
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Jan 2017, 01:05
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por rafaelz » 10 Fev 2017, 17:26

KANECO, Pra mim ficava dormente a palma da mão e a ponta dos dedos, não sei se a munhequeira ajudaria... mas percebo que apesar das reclamações de algumas características da moto serem recorrentes, cada um as sente de um modo, alguns reclamam absurdamente do banco, outros aturam já outros ate acham bom... vai entender... é como dizem "cada um sabe onde o calo aperta" heheheh

BARRAFORTE: Sim, pensei nisso também, até inclui uma chave allen no kit de ferramentas (o novo parafuso é allen) para eventuais apertos necessários. Já rodei 500 km e até agora tá OK.

Abraços
Atual: 3ª - Yamaha Ténéré 250 - 2011

Ex: 2ª - Honda Sahara - 1991 / 1ª - Agrale Elefantré - 1989

Avatar do usuário
Monteverdi
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 96
Registrado em: 28 Out 2013, 00:02
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por Monteverdi » 28 Fev 2017, 23:58

Opa... Fala gente!! Já nem tenho a Teneré, pois troquei pela XT660, e também não a tenho, pois a XT já foi roubada...

Mas qualquer dica é válida para os proprietários e futuros proprietários!! Muito provavelmente, retornarei para a Teneré e as dicas aqui colocadas já serão úteis!!

Inté!
Monteverdi
XT660R - 08/08
"Xtezuda"

leilanecris
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Jun 2017, 20:09
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por leilanecris » 26 Jun 2017, 13:14

Pessoal, estou com a moto tem menos de 1 mês e já estou pensando em vender justamente por essa vibração fora do normal.

Tinha uma Next 250 e nem sabia o que era vibração. Fazia viagens de 500km sem me cansar (numa naked, hein). Já na Ténéré está impossível rodar 100km. Já li o tópico todo, e nada funciona.

Única coisa que ainda não tentei foi esse alongador de guidão com borracha.

Help!

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

--V8--
Usuário
Usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 24 Nov 2016, 21:12
Cidade onde mora: Cotia - SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por --V8-- » 02 Jul 2017, 23:02

leilanecris escreveu:Pessoal, estou com a moto tem menos de 1 mês e já estou pensando em vender justamente por essa vibração fora do normal.

Tinha uma Next 250 e nem sabia o que era vibração. Fazia viagens de 500km sem me cansar (numa naked, hein). Já na Ténéré está impossível rodar 100km. Já li o tópico todo, e nada funciona.

Única coisa que ainda não tentei foi esse alongador de guidão com borracha.

Help!

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
Acho que é questão de adaptação.

Fiquei mais de 4 anos com motos streets, e a vibração no guidão é muito baixa.
Quando peguei a tenere, fiquei meio cismado pela vibração, principalmente em baixa velocidade quando vamos dar aquela arrancada nos semáforos, mas como na época eu rodava 130 km para trabalhar, em questão de 5 dias já me adaptei.
Até o banco que é um item que quase todos reclamam eu também me adaptei rápido, em viagens chego a rodar mais de 300 km sem parar.

Hoje chego a rodar mais de 1000 km por dia em viagens e essa vibração não me incomoda mais.
Atual: Tenere 250 17/17
Xmax 250 21/21


Ex:MT-07 ABS 15/16
Tenere 250 14/14
Fazer 250 12/13

Avatar do usuário
RMVilla
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Mar 2015, 22:24
Cidade onde mora: Taubaté/SP

Re: É possível diminuir a vibração no guidão da Teneré 250?

Mensagem por RMVilla » 03 Jul 2017, 09:11

Que a Té vibra é fato, mas eu me acostumei. Uma coisa que sempre faço nas minhas motos é revestir as manoplas com fita grip de raquete de tênis. Elas ficam mais acolchoadas e com diâmetro um pouco maior, que para quem tem mãos grandes como eu ajuda a não ter dores por apertar demais a mão.

Roberto "VILLA"

MCBDA

Ténéré 2016 azul
SYM MaxSym 400i ABS 2015 - 6.000km
SYM Citycom 300i 2013 branca - 60.00km
Kasinski Mirage 250 2012 - 10.000km

Responder