"SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

"SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por claudio ciarlini » 17 Jun 2014, 16:17

ALOHA!!
TENHO PESQUISADO BASTANTE SOBRE ALGUM GANHO DE POTÊNCIA SEM MUITA PREPARAÇÃO E CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO(ME CORRIJAM SE EU ESTIVER EQUIVOCADO...)
NÃO ADIANTA COLOCAR FILTRO DE AR "ESPORTIVO" DESCARGA MAIS ABERTA, VELA DE IRIDIUM E GASOLINA"PÓDIUM"(ESSA NÃO SERVE PARA MOTORES COM TX DE COMPRESSÃO ABAIXO DE 10:1 QUE É O CASO DA T250)
COLOCANDO ESTES ÍTENS NA MOTOKA VOCÊ ESTÁ EMPOBRECENDO A MISTURA MAIS AINDA NA ALTA ROTAÇÃO...
TEM QUE TER UMA COMPENSAÇÃO QUE SERIA PELO QUE PESQUISEI UMA ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL MAIS EFICIENTE.
ENTÃO FUÇANDO PELA NET VI UM TAL DE "SURICATO" QUE TEORICAMENTE ENRIQUECE A MISTURA DE COMBUSTÍVEL TENDO COMO BENEFÍCIO UM MOTOR MUITO MAIS"ESPERTO"... TEM UM MECÂNICO CHAMADO PORCÃO EU NÃO O CONHEÇO MAS LI ALGUMAS COISAS SOBRE ELE E SEI QUE FAZ ESTE TIPO DE SERVIÇO ALGUÉM AI TEM O CONTATO OU CONHECE ELE?
VALEU...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Fmm4100 » 17 Jun 2014, 20:20

Claudio,

Boa sorte na experiência. Depois posta o resultado, caso encontre o tal Porcão.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por tiagokxuera » 18 Jun 2014, 07:36

Eu tenho informações.
Quando eu tinha a XRE e comecei a perceber os sérios problemas de trinca de cabeçote, apagões etc, comecei a procurar alguma solução. Encontrei esse tal Porcão. Entrei em contato com ele. Na época, ele dizia que estava desenvolvendo um Suricato para a XRE, que a mistura ficaria mais rica etc etc...
Cortando a parte de enrolação, comprei por R$150,00 o Suricato de "testes".
Instalei na bicuda. Por sorte, pedi ao mecânico que deixasse um modo de tira-lo rápido. Ficou um conector que simplesmente cortava o SURICATO do sistema. Assim eu podia fazer os testes com e sem o suricato.
Pois bem, me ofereci para ir na oficina desse Porcão e ele mesmo instalar na minha moto :oremos: :oremos: :oremos: . Ele nunca deu informações precisas. Ele nunca fala coisa com coisa. O equipamento sempre esta em testes, adaptações, vai ficar bom etc etc.

O que eu consegui com o Suricato na minha moto?
1) Aumentar o consumo de 25-30Km/L para 10-15Km/L
2) Desestabilizar completamente a marcha lenta da moto.
3) Desestabilizar completamente o sistema de injeção eletrônica.
4) Só.

Pois bem, acabou que eu vendi a moto (não por esse motivo). Tirei o Suricato e passei pra um amigo que queria fazer alguns testes.

Minha opinião?
Esse tipo de equipamento apenas injeta mais gasolina na mistura. Ou seja: Aumenta o consumo.
Não adianta, não vai sair muita coisa a mais de potência. Esqueça isso. Vai ficar mais linear, vai mudar um pouco, mas pelo consumo, nem pensar. Té não morre em ultrapassagens, não trinca cabeçote. Vai colocar pra que?
Se houvesse milagre, a Y tinha feito já no projeto.
Quer mais potência? a Solução é aumentar o tamanho do Cilindro para 500, 600, 650, 660, 700, 1000, 1200 etc.
Se alguém quiser comprar pra testar e fazer ajustes, é legal. :joinha:
Mas se for comprar pensando que vai ganhar potencia etc, esqueça. Vai se frustrar. :lol:
Quem quiser mais informações: http://xreonline.com.br/viewtopic.php?f ... t=suricato" onclick="window.open(this.href);return false;

Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
Dpomarico
Administrador
Administrador
Mensagens: 1398
Registrado em: 21 Abr 2013, 12:55
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona Norte

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Dpomarico » 18 Jun 2014, 08:31

Eu posso falar com propriedade.

O suricato, atualmente chamado de REDLINE, foi desenvolvido pelo Porcão (nome dele é Arthur), copiando e aprimorando outro "fuel pack" chamado COBRA (americano).
A maioria dos caras que tem HD, tem o REDLINE instalado. Eu usei por um ano.

Afinal pra que serve?

1) Esfriar a moto, injetando mais gasolina (isso na HD é importantissimo porque ela literalmente esquenta os bagos)
2) Injetando mais gasolina a moto fica mais "esporte"
3) Existem 4 configurações, botões onde você pode regular o equipamento de acordo com sua tocada

PRÓS

- Aumenta a potência da moto, deixando a tocada mais agressiva
- Resfria o motor
- Padroniza a marcha lenta
- Aumenta a durabilidade do motor, pois ele trabalha mais "gordo" sem forçar

CONTRA

- Aumento do consumo (evidente porque ele injeta mais combustível)


Quando falei com o Porcão, ele estava desenvolvendo para o REDLINE Tenere, pois um amigo tinha pedido.



Minha experiência aqui postada é somente com HDs.
Eu nunca mandei minha HD na oficina do Porcão, exceto para instalação do REDLINE, mas posso dizer que entre os grupos de HD ele é bem conhecido e elogiado.

Só não coloquei o REDLINE novamente porque minha HD Deluxe ainda está na garantia. Na minha antiga 883 eu usei durante 1 ano e tirando a parte do consumo, o resto foi só alegrias.
_________________
Administração/Moderação
Ténéré Club

David Pomarico (Pomarola)
São Paulo / SP

Atual: Suzuki Vstrom XT 650
HD Softail Deluxe 2014
Tenere 250 Azul 2012/2013

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Rammster » 18 Jun 2014, 09:16

a Tenere não tem como alterar o mapa na propria ECU?
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por tiagokxuera » 18 Jun 2014, 10:19

Pomarico,
Eu já tinha lido uma opinião parecida com a sua na internet, de proprietários que instalaram e gostaram.
O que me motivou a comprar o equipamento de "teste"
Nas HD o pessoal fala que melhora mesmo.
Abrass,
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por claudio ciarlini » 19 Jun 2014, 10:10

tiagokxuera escreveu:Pomarico,
Eu já tinha lido uma opinião parecida com a sua na internet, de proprietários que instalaram e gostaram.
O que me motivou a comprar o equipamento de "teste"
Nas HD o pessoal fala que melhora mesmo.
Abrass,
qual modelo vc comprou e onde?
posta ai sua experiência se funcionou para compartilharmos informações e melhorar as motokas. acho que a mistura é muito pobre se pudesse enriquecer um pouco...o que fiz na minha T250 foi limpar e colocar óleo 140 no filtro de ar...até a gora gostei do resultado umas falhadas que dava não tem mais...
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por ivojoseaug » 19 Jun 2014, 13:00

quer algo mais científico? Fuel controller. Pelo menos essa bagaça le o valor dos sensores e te da uma opção gráfica para alterar os parâmetros. Eu instalei na XRE, não serviu pra nada sem um dinamômetro, mas como sei que o FC é compatível com tenere, fica a dica...

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por tiagokxuera » 19 Jun 2014, 16:35

O que eu comprei foi o Suricato do Porcão.
Postei logo acima as impressões.
:mrgreen:
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Luiz Alexandrino
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Nov 2013, 21:22
Cidade onde mora: Bauru/Sp

Re: "SURICATO" Alguem já colocou na motoka?

Mensagem por Luiz Alexandrino » 19 Jun 2014, 23:17

Ola claudio ciarlini, Também sigo pesquisando alternativas pela net para achar algum jeito de fazer com que a TNR ganhe um pouco de performance. Ja tinha visto este tão de Suricato e o Fuel controller, mas ja que todos que instalaram nao conseguiram ter ganhos mais sim somente desregular a moto por falta de um dinamômetro para auxiliar deixei esta alternativa delado.
- Quero pedir a oportunidade de perguntar não somente a você mais a todos os companheiros do forum sobre uma duvida que me surgiu depois de algumas pesquisas.
No meu caso, sou super apaixonado pela minha TNR Laranja e pego muita estrada diariamente e principalmente viagens longas com mistos de subidas e descidas e sempre acho que estou forçando demais a Motoka para que ela continue mantendo uma boa velocidade.
Encontrei na net um pistão da Wiseco 74mm com pino 17, que o vendedor promete quando instalado taxar a moto em compressão 13:1 que acredito ira deixar a moto um pouco melhor na estrada. - Alguém conhece este pistão iria mesmo melhorar ou possibilitar a moto de não perder muito rendimento em retomadas e subidas?

Desculpe a invasão no tema dos outros.

Abraços

Responder