Ganho de performance?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Zepper
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Nov 2013, 23:11
Cidade onde mora: Ribeirão Preto/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Zepper » 01 Dez 2013, 15:35

Até entendi, e é verdade. Porém, sabe que isso é dar um verdadeiro gelo em qualquer empolgação de incrementar a moto. Em outras palavras, desculpem-me a arrogância, mas vamos discutir o quê num fórum de Ténéré 250? Compre outra moto? "Adorei esse seu adesivo do Johnnie Walker no bagageiro", é isso? -_-;;

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Fmm4100 » 01 Dez 2013, 16:00

Pelo visto esse forum deve estar as moscas mesmo, sem nenhum assunto para discutir... Aqui a gente fala sobre a Tenere, porem falar é algo diferente de endeusar.

Por que não busca o contrario. Já que viu falta de interesse na preparação do motor, busca uma galera que realmente entenda da coisa e corre atras da informação.
Prepara o cabeçote, instala o kit de 350cc, põe uma corrente sem retentores, filtro k&n, vela de Ferrari e aquele modulo de injeção paralelo.

Depois conta se o resultado valeu a pena.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Radames Aragon » 01 Dez 2013, 16:54

Zepper, acho q vc devia ler os tópicos do fórum e ver o q andam fazendo. A Teneré 250 não é moto de performance para velocidade, é de eficiência no q faz. Não adianta querer correr mais nela, não é o objetivo.

Avatar do usuário
acfborges
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 310
Registrado em: 23 Dez 2012, 22:12
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por acfborges » 01 Dez 2013, 17:18

Pô Zepper, não entenda dessa maneira!

Estamos compartilhando com você as experiências de quem possivelmente já tentou isso tudo e chegou a essa conclusão.

Tem muita discussão interessante e inteligente aqui, inclusive sobre peças de melhor qualidade(vide rodas de alumínio) e muito mais coisa, além dos passeios e da grande amizade entre o pessoal.

Como disse o Felipe, se você quiser investir de verdade e ter resultados de verdade, também será uma boa experiência pra compartilhar com o pessoal.

Só pra você ter uma ideia, muita gente aqui(incluindo eu) não tem mais Tenere(nenhuma) e permanece aqui pelas discussões e pela amizade com o pessoal.

Dê uma passeada pelo fórum! :joinha:
Zepper escreveu:Até entendi, e é verdade. Porém, sabe que isso é dar um verdadeiro gelo em qualquer empolgação de incrementar a moto. Em outras palavras, desculpem-me a arrogância, mas vamos discutir o quê num fórum de Ténéré 250? Compre outra moto? "Adorei esse seu adesivo do Johnnie Walker no bagageiro", é isso? -_-;;

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ganho de performance?

Mensagem por PauloPinheiro » 01 Dez 2013, 20:42

Zepper escreveu:OK, até entendo que são "casos e casos"... mas posso dizer uma coisa: nas motos 4 cilindros, o que o pessoal faz? Troca escape, filtro de óleo e velas. Se prejudica ou não o motor, se deve ou não passar num dinamômetro, oras, eu não sei... mas há muitos casos. Então, qual é o problema em uma monocilíndrica? Criticaram o escape, só agora o pessoal "criou coragem" e estão trocando.

Bom, voltando ao tópico, eu posso listar o seguinte:
- vela de iridium (DR8EIX);
- pneus lisos (opção de aros p/ motard);
- pinhão maior;
- escape esportivo;
- cabo de vela (procurem Dr.Dog no Youtube).

Frequencias de saudações abertas...

Zepper...passei ontem e hoje ao lado da sua cidade....em direção a Bueno de Andrada (Araraquara) comer umas coxinhas deliciosas e confraternizar com uma galera nota 10 de Sampa...ida e volta rodei 1620km das 14:00h de sexta até as 15:00h de hoje.....
Mais e o que tem haver com o tópico....????????????????????
É o seguinte, a minha Tê250, que com muito orgulho chamo de "Viper MK II", tem tudo isso aí que vc quer (menos o pinhão maior...pois perderia em força)...
E além disso tudo, pensando na segurança eu coloquei o jogo de Aeroquips e na frente um disco de freio superdimensionado.....e um protetor de carter............e pensando no conforto eu coloquei um protetor de motor com "mãos francesas"...e protetores de punho com alma de aluminio...etc...etc...........o meu caça tá invocado...(dá uma olhada nas fotos no tópico das teneré azul).
.....Tá fazendo curvas que é uma delicia...o ronco encorpado do escape duplo da Fortuna é ótimo...aonde chega chama atenção!................
.................Mas daí pra ter um aumento em velocidade final...ou até na arrancada...sei não...sei não................e pra que???
Cara, eu tive, antes dela, uma Bandit 650-S...11/11...vermelha...com um Coyote instalado e velas de iridium...q moto!!!...........
Então...dica de amigo...se quiser deixar a sua Tê mais gostosa...macia...nos dedos...faz o que eu fiz...os pneus 110 na frente e 150 atras (Sport Demon) são ótimos e não tem nenhuma trepidação...só mesmo o do cilindro!...rsss...e um escape esportivo então...fica linda!...
........mais se quiser correr...troca de moto!
Espero te ver em Jun no III Nacional....ou então quando nossas estradas se encontrarem... :thumbup:
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Zepper
Novato+
Novato+
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Nov 2013, 23:11
Cidade onde mora: Ribeirão Preto/SP

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Zepper » 01 Dez 2013, 20:52

PauloPinheiro escreveu: Então...dica de amigo...se quiser deixar a sua Tê mais gostosa...macia...nos dedos...faz o que eu fiz...os pneus 110 na frente e 150 atras (Sport Demon) são ótimos e não tem nenhuma trepidação...só mesmo o do cilindro!...rsss...e um escape esportivo então...fica linda!...

Espero te ver em Jun no III Nacional....ou então quando nossas estradas se encontrarem... :thumbup:
Coloca o link do tópico. Sobre os pneus, eu pensei no 90/90-21 na frente, e do mesmo tamanho atrás. Como vc adaptou o paralama frontal?

Avatar do usuário
PauloPinheiro
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 648
Registrado em: 29 Set 2013, 16:59
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ganho de performance?

Mensagem por PauloPinheiro » 01 Dez 2013, 21:15

Zepper escreveu:
PauloPinheiro escreveu: Então...dica de amigo...se quiser deixar a sua Tê mais gostosa...macia...nos dedos...faz o que eu fiz...os pneus 110 na frente e 150 atras (Sport Demon) são ótimos e não tem nenhuma trepidação...só mesmo o do cilindro!...rsss...e um escape esportivo então...fica linda!...

Espero te ver em Jun no III Nacional....ou então quando nossas estradas se encontrarem... :thumbup:
Coloca o link do tópico. Sobre os pneus, eu pensei no 90/90-21 na frente, e do mesmo tamanho atrás. Como vc adaptou o paralama frontal?
Matutando muitooooooooooooooo...rsss...ficou ótimo!
"Vida longa e próspera !!!"

Atual: Tiger Sport 660 "Viper"

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Radames Aragon » 01 Dez 2013, 22:36

Zepper, da uma olhada nesse tópico sobre elevação do paralama dianteiro para pneu 90/90, é uma alteração mto comum:

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=6&t=1762" onclick="window.open(this.href);return false;

Tb quero fazê-la pq parece dar mais segurança na frente e é mais proporcional ao tamanho do nosso tanque. Estou cogitando fazer isso com um pneu mais pra Off pra alternar com pneu comum pra rua.

Isso me lembra o fato de q a Teneré é uma moto de uso misto On/Off, por isso velocidade final cai mais um degrau na importância. Já o "mais torque" seria muito bemvindo... Preparação de suspensão também, para Off.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ganho de performance?

Mensagem por ghamauricio » 02 Dez 2013, 00:33

Opa! Pra melhorar o torque em baixas a vela de iridium resolve bem. Com a original, a moto se treme toda se você acelerar com o giro na casa dos 3.500. Com vela de iridium dá pra acelerar nesta faixa e ela responde melhor.

Também botei pneu 90/90 na frente, MT90 (igual o original) e gostei muito, mas de vez em quando gruda pedrisco e risca o para-lamas por dentro. Se entrar algo maior, pode quebrar o para-lamas... É bom suspendê-lo mesmo!

Abs!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ganho de performance?

Mensagem por Kakko » 02 Dez 2013, 10:14

No caso das FAZERS em comparação com a Ténéré/Lander ( mesmo motor ) acho que tem alguma diferença no mapeamento.

acho também que as antigas Landers e Fazers ainda não tinham sonda lambda e o motor era/é mais nervosinho e gasta mais combustível tbm.

Pelo que já percebi as Fazers andam mais.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder