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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 12 Mai 2015, 09:57
por ivojoseaug
nerywfilho escreveu:Pessoal, estou instalando faróis auxiliares e gostaria de utilizar uma +12V pós ignição, qual o local melhor pra tirar? Obs: não preciso de muita capacidade de corrente pois utilizarei apenas pra chavear um relé que alimentará os faróis direto da bateria.
No manual de serviços tem o esquema elétrico com a cor dos fios, da pra vc identificar o pós chave e escolher um que esteja mais acessível. Se você olhar no comando do farol, abrir o interruptor, verá o fio "vivo" que leva energia até esse comando, pode puxar dele, mas ele é pós fusível. Se vc tirar o banco da moto, na caixa de fusíveis, da pra verificar se o 12V antes dos fusíveis é pós chave ou pré chave, acho que é pré chave, mas não tenho certeza. Existe uns links aqui no fórum pra baixar o manual de serviços, se tiver interesse, é muito util.

Sobre o relé, eu usaria um relé em estado sólido. Relés mecânicos em moto dão toda pinta que vão pifar quando vc mais precisar.

Porém, se tiver a suficiente experiência em eletrônica e quiser seguir por esse caminho, nos informe dos resultados.

Abs.

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 12 Mai 2015, 11:10
por nerywfilho
ivojoseaug escreveu:
nerywfilho escreveu:Pessoal, estou instalando faróis auxiliares e gostaria de utilizar uma +12V pós ignição, qual o local melhor pra tirar? Obs: não preciso de muita capacidade de corrente pois utilizarei apenas pra chavear um relé que alimentará os faróis direto da bateria.
No manual de serviços tem o esquema elétrico com a cor dos fios, da pra vc identificar o pós chave e escolher um que esteja mais acessível. Se você olhar no comando do farol, abrir o interruptor, verá o fio "vivo" que leva energia até esse comando, pode puxar dele, mas ele é pós fusível. Se vc tirar o banco da moto, na caixa de fusíveis, da pra verificar se o 12V antes dos fusíveis é pós chave ou pré chave, acho que é pré chave, mas não tenho certeza. Existe uns links aqui no fórum pra baixar o manual de serviços, se tiver interesse, é muito util.

Sobre o relé, eu usaria um relé em estado sólido. Relés mecânicos em moto dão toda pinta que vão pifar quando vc mais precisar.

Porém, se tiver a suficiente experiência em eletrônica e quiser seguir por esse caminho, nos informe dos resultados.

Abs.
Obrigado pelas dicas, vou procurar o diagrama elétrico no manual de serviços. Sobre o relé, eu havia feito uma placa de circuito impresso para um pequeno relé eletromecânico com diodo de proteção e os bornes de conexão dos cabos. Mas a idéia do relé de estado solido realmente é ótima, mas eleva consideravelmente o custo! Entrei com minha dúvida no tópico, pois acreditei que alguem já saberia qual o melhor ponto pós chave para tirar o +12V.
Obrigado!

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 12 Mai 2015, 11:14
por nerywfilho
Outra ideia que tive foi usar um opto-acoplador, pois estes consigo mais facilmente (em minha cidade não consigo rele de estado solido SSR).

Sobre o SSR, acho que uma grande desvantagem dele seja o fato dele ser mais sensível a ruídos e ter uma corrente de fuga maior que o relé convencional.

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 12 Mai 2015, 16:28
por ivojoseaug
nerywfilho escreveu:Outra ideia que tive foi usar um opto-acoplador, pois estes consigo mais facilmente (em minha cidade não consigo rele de estado solido SSR).

Sobre o SSR, acho que uma grande desvantagem dele seja o fato dele ser mais sensível a ruídos e ter uma corrente de fuga maior que o relé convencional.

Opto acoplador garante o isolamento do circuito, talvez seja uma boa pedida, mas não me parece essencial. Sobre o relé em estado sólido, podes desenvolver no EWB um baseado em FET, podendo chavear dezenas de amperes. A idéia é usar um relé em estado sólido ou acoplamento otico de baixa amperagem para chavear um FET, que pode lidar com 10, 20 amperes facilmente.

Sobre a corrente de fuga, alguns mA apenas, nada pra se preocupar.

E dizem que a diversão é o desenvolvimento da solução...

A maioria dos projetos da internet são opto acoplados porque os circuitos de alta e baixa amperagem precisam ser isolados e porque trabalham com tensões diferentes...nesse caso específico, não me lembro de motivos para isolar o circuito de alta e de baixa de modo que, numa analise preliminar, faria com FET ou BJT.

Olha que massa:

http://www.sabereletronica.com.br/artig ... l=&start=1" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 20 Mai 2015, 07:57
por nerywfilho
http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 89#p149389" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 20 Mai 2015, 10:25
por plegolas
diegonunes escreveu::joinha:
Chegou o retificador!!! :urrruuu: :joinha:

Agora vou poder motocar novamente hehehe. :rock:
Valeu Diego!
Grande abraço!

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 21 Mai 2015, 17:47
por vdfritz
meu freio dianteiro não está acionando a luz de freio, o freio traseiro funciona normalmente
os fios estão conectados lá e ainda não testei se a chavinha ta fechando contato, se a chavinha estiver boa, alguém tem ideia de onde mexer?

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 21 Mai 2015, 18:29
por diegonunes
plegolas, show!

Sucesso.

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 05 Jan 2016, 12:56
por Stefano
Pessoal to com o mesmo problema de alguns ai, bateria não estava carregando, começou a apresentar dificuldade pra partida a umas semanas e ontem fiquei não mão.
Levei no mecânico e ele trocou a bateria por uma de outra moto, e continuou sem carregar, ele condenou o retificador. Da pra pensar em outra possibilidade ou é isso mesmo? Pra testar o retificador é só subir o giro é ver quantos volts da? Ele disse que continuou dando 12,4V da própria bateria... Ténéré 13/13 2 anos e 4 meses de uso e 29mil km

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Enviado: 05 Jan 2016, 18:20
por diegonunes
Stefano, a geração de energia na verdade precisa ter uma tensão entre 13,5 e 14V em média tanto na marcha lenta quanto em alta rotação e com o farol ligado. Na rotação de trabalho, ali pelos 5 mil rpm, deve está bem próximo dos 14V. Essa verificação deve ser feita com uma bateria boa e previamente carregada.

Se a moto apresenta a tensão que você informou, existe um grande indício de que seja o retificador. Porém esse não é o único item que causa falha no sistema de carga, outro componente que pode entrar nessa lista é o estator.

O teste ideal seria usar um retificador igual e sabidamente em perfeito funcionamento, assim fecha o diagnóstico com total certeza.