Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por ivojoseaug » 12 Mai 2015, 09:57

nerywfilho escreveu:Pessoal, estou instalando faróis auxiliares e gostaria de utilizar uma +12V pós ignição, qual o local melhor pra tirar? Obs: não preciso de muita capacidade de corrente pois utilizarei apenas pra chavear um relé que alimentará os faróis direto da bateria.
No manual de serviços tem o esquema elétrico com a cor dos fios, da pra vc identificar o pós chave e escolher um que esteja mais acessível. Se você olhar no comando do farol, abrir o interruptor, verá o fio "vivo" que leva energia até esse comando, pode puxar dele, mas ele é pós fusível. Se vc tirar o banco da moto, na caixa de fusíveis, da pra verificar se o 12V antes dos fusíveis é pós chave ou pré chave, acho que é pré chave, mas não tenho certeza. Existe uns links aqui no fórum pra baixar o manual de serviços, se tiver interesse, é muito util.

Sobre o relé, eu usaria um relé em estado sólido. Relés mecânicos em moto dão toda pinta que vão pifar quando vc mais precisar.

Porém, se tiver a suficiente experiência em eletrônica e quiser seguir por esse caminho, nos informe dos resultados.

Abs.

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por nerywfilho » 12 Mai 2015, 11:10

ivojoseaug escreveu:
nerywfilho escreveu:Pessoal, estou instalando faróis auxiliares e gostaria de utilizar uma +12V pós ignição, qual o local melhor pra tirar? Obs: não preciso de muita capacidade de corrente pois utilizarei apenas pra chavear um relé que alimentará os faróis direto da bateria.
No manual de serviços tem o esquema elétrico com a cor dos fios, da pra vc identificar o pós chave e escolher um que esteja mais acessível. Se você olhar no comando do farol, abrir o interruptor, verá o fio "vivo" que leva energia até esse comando, pode puxar dele, mas ele é pós fusível. Se vc tirar o banco da moto, na caixa de fusíveis, da pra verificar se o 12V antes dos fusíveis é pós chave ou pré chave, acho que é pré chave, mas não tenho certeza. Existe uns links aqui no fórum pra baixar o manual de serviços, se tiver interesse, é muito util.

Sobre o relé, eu usaria um relé em estado sólido. Relés mecânicos em moto dão toda pinta que vão pifar quando vc mais precisar.

Porém, se tiver a suficiente experiência em eletrônica e quiser seguir por esse caminho, nos informe dos resultados.

Abs.
Obrigado pelas dicas, vou procurar o diagrama elétrico no manual de serviços. Sobre o relé, eu havia feito uma placa de circuito impresso para um pequeno relé eletromecânico com diodo de proteção e os bornes de conexão dos cabos. Mas a idéia do relé de estado solido realmente é ótima, mas eleva consideravelmente o custo! Entrei com minha dúvida no tópico, pois acreditei que alguem já saberia qual o melhor ponto pós chave para tirar o +12V.
Obrigado!
"Para que usar drogas, se existem as motos"

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por nerywfilho » 12 Mai 2015, 11:14

Outra ideia que tive foi usar um opto-acoplador, pois estes consigo mais facilmente (em minha cidade não consigo rele de estado solido SSR).

Sobre o SSR, acho que uma grande desvantagem dele seja o fato dele ser mais sensível a ruídos e ter uma corrente de fuga maior que o relé convencional.
"Para que usar drogas, se existem as motos"

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por ivojoseaug » 12 Mai 2015, 16:28

nerywfilho escreveu:Outra ideia que tive foi usar um opto-acoplador, pois estes consigo mais facilmente (em minha cidade não consigo rele de estado solido SSR).

Sobre o SSR, acho que uma grande desvantagem dele seja o fato dele ser mais sensível a ruídos e ter uma corrente de fuga maior que o relé convencional.

Opto acoplador garante o isolamento do circuito, talvez seja uma boa pedida, mas não me parece essencial. Sobre o relé em estado sólido, podes desenvolver no EWB um baseado em FET, podendo chavear dezenas de amperes. A idéia é usar um relé em estado sólido ou acoplamento otico de baixa amperagem para chavear um FET, que pode lidar com 10, 20 amperes facilmente.

Sobre a corrente de fuga, alguns mA apenas, nada pra se preocupar.

E dizem que a diversão é o desenvolvimento da solução...

A maioria dos projetos da internet são opto acoplados porque os circuitos de alta e baixa amperagem precisam ser isolados e porque trabalham com tensões diferentes...nesse caso específico, não me lembro de motivos para isolar o circuito de alta e de baixa de modo que, numa analise preliminar, faria com FET ou BJT.

Olha que massa:

http://www.sabereletronica.com.br/artig ... l=&start=1" onclick="window.open(this.href);return false;

nerywfilho
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 05 Mai 2014, 16:39
Cidade onde mora: PASS

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por nerywfilho » 20 Mai 2015, 07:57

http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... 89#p149389" onclick="window.open(this.href);return false;
"Para que usar drogas, se existem as motos"

plegolas
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 249
Registrado em: 18 Fev 2013, 23:18
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por plegolas » 20 Mai 2015, 10:25

diegonunes escreveu::joinha:
Chegou o retificador!!! :urrruuu: :joinha:

Agora vou poder motocar novamente hehehe. :rock:
Valeu Diego!
Grande abraço!
Não sou mais o membro TNC mais ao sul do Brasil... :/

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por vdfritz » 21 Mai 2015, 17:47

meu freio dianteiro não está acionando a luz de freio, o freio traseiro funciona normalmente
os fios estão conectados lá e ainda não testei se a chavinha ta fechando contato, se a chavinha estiver boa, alguém tem ideia de onde mexer?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 21 Mai 2015, 18:29

plegolas, show!

Sucesso.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Stefano » 05 Jan 2016, 12:56

Pessoal to com o mesmo problema de alguns ai, bateria não estava carregando, começou a apresentar dificuldade pra partida a umas semanas e ontem fiquei não mão.
Levei no mecânico e ele trocou a bateria por uma de outra moto, e continuou sem carregar, ele condenou o retificador. Da pra pensar em outra possibilidade ou é isso mesmo? Pra testar o retificador é só subir o giro é ver quantos volts da? Ele disse que continuou dando 12,4V da própria bateria... Ténéré 13/13 2 anos e 4 meses de uso e 29mil km

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 05 Jan 2016, 18:20

Stefano, a geração de energia na verdade precisa ter uma tensão entre 13,5 e 14V em média tanto na marcha lenta quanto em alta rotação e com o farol ligado. Na rotação de trabalho, ali pelos 5 mil rpm, deve está bem próximo dos 14V. Essa verificação deve ser feita com uma bateria boa e previamente carregada.

Se a moto apresenta a tensão que você informou, existe um grande indício de que seja o retificador. Porém esse não é o único item que causa falha no sistema de carga, outro componente que pode entrar nessa lista é o estator.

O teste ideal seria usar um retificador igual e sabidamente em perfeito funcionamento, assim fecha o diagnóstico com total certeza.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder