Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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diegonunes
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Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 27 Nov 2013, 13:24

Galera, com o intuito de reunir informações técnicas e experiências práticas a cerca do sistema elétrico da nossa querida coruja, proponho que reunamos nesse tópico toda e qualquer informação sobre o assunto, seja do sistema de carga, ignição até fios e lâmpadas.

Aproveitando, quero expor uma situação que está ocorrendo com a minha TNR. A danada tá gerando 13.8v com farol aceso, quando o comum é 14.1-14.2v.

O fato é que pode ser que isso não esteja efetuando a carga na bateria como deve, ocasionado uma baixa capacidade de partida na moto. Quando simulo 3 ou 4 partidas consecutivas por exemplo, com farol aceso, a moto funciona, mas nota-se que o motor de partida gira pesado, o painel pisca e a luz de injeção mantem-se em torno de 2 segundos acesa e apaga, sintoma clássico de baixa tensão.

Peço aos companheiro que tenham multímetro e um pouco de intimidade com o assunto, que se possível verifique a tensão que a moto está gerando. Para isso, basta tirar o banco, dar partida na moto, manter o farol aceso e mendir a tensão contínua (DC) diretamente nos polos da bateria, em marcha lenta e em 5.000 RPM.

É apenas para consulta. Apesar de 13.8V ser considerado uma tensão razoável, muitos especialistas em elétrica de motos não aceitam nada menor que 14v como valores ideais.

Fico grato desde já.
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Kakko » 27 Nov 2013, 13:36

Olá Diego....meu multímetro queimou, senão veria logo isso....porém posso te adiantar uma coisa...

isso está cheirando à bateria esgotada. Geralmente quando uma beteria está com pouca carga...ou prestes a dar pau, quando se faz o teste de carga (V), direto pelos pólos, é comum ter uma leitura aquém do normal, ou seja marca-se menos do que deveria.

...mas isso não quer dizer que não esteja com pau no regulador de voltagem...ou ainda no estator.

Provavelmente bateria....mas veja se não está com mau contato nos cabos/bornes.

abração :joinha:
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 27 Nov 2013, 13:47

Sim, certamente, no entanto essa precaução foi tomada, testei com outra bateria e a tensão gerada foi a mesma.

Já, testando com outro retificador, a tensão ficou 14-14.2, rs.
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Kakko » 27 Nov 2013, 14:46

bingo !!
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Nov 2013, 16:53

Diego, mais mesmo gerando 13.8 ou vamos supor na pior gerando 11.5 (minimo é 12,8 conforme fabricante), com um retificador problemático ela carrega, mais em maior tempo. Ou se gera maior corrente, mais fritando a bateria e sua vida útil sendo consumida. Outra veja se está tudo bem com seu magneto (estator), também pode estar não gerando o necessário, as vezes só limpeza.

13.5 ainda é considerado normal, 0.5 pra mais e pra menos não vai fazer uma diferença brutal, tens que ver se seu retificador está gerando a corrente no pulso necessário.

1 - Seu retificador deve, está pelo seu relato danificado ou com os conectores com zinabre. Uso devido fadiga, muita partida uma em cima da outra ou instalação de sistema externa que sobrecarregue o sistema que tenta equalizar o sistema e fica forçando.

2 - Já veio com problema de fábrica.

3 - até não pode ser ele, mais como já fez a 1º e por eliminação é quase que 99%.
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por LMattosBS » 27 Nov 2013, 17:06

Bom vou acompanhar de perto... Elétrica não e meu forte...
So uma duvida 2,5 anos 86.000km e a bateria ainda e original... quando dá pau e de uma vez só ou vai mostrar sinais como acima?
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por Faraho » 27 Nov 2013, 17:13

A minha bateria (da te..) ta igual a do lmatosbs... Dois anos e meio... E 70k rodados...

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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 27 Nov 2013, 17:40

Maxx, você está completamente correto. Do jeito que tá, da pra usar, só demora mais pra carregar. O medo é essa porra abrir o bico de uma vez no meio do nada, kkkk.

Eu tive o cuidado de testar todo o sistema de carga da moto. Mudei bateria, troquei de retificador, fiz teste de fuga, comparei os parâmetros do estator (resistência e tensão alternada fornecida) com outra moto e está tudo dentro dos parâmetros, menos quando uso o retificador que está na moto, rs.

Acabei de chegar da CC onde o mecânico tirou o retificador de uma moto nova e colocou na minha, novamente, mais uma vez, a moto passou a gerar 14.1-14.2, instantaneamente.

O diagnóstico tá dado. Ou eu continuado usando o retificador atual levando mais tempo pra carregar a bateria e correndo o risco de pifar, ou compro outro, rs.

Se alguém ai tiver acesso a motos de desmanche/leilão, favor me avisar, é quase sempre muito mais em conta.
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por MaxxTazzi » 27 Nov 2013, 18:23

Bem, é difícil sabermos a origem mesmo sendo de desmanche, conheço que acho e me parece trabalhar dentro das conformidades. Os preços são um pouco mais caros que os desmanches famosos que conhecemos, por questão obvia e sempre peça nota fiscal. Mas o retificador usado na média de R$180,00 + frete = http://leonemotopecas2010.mercadoshops. ... aha_279xJM.

Novo média de R$300,00, original na loja Yamaha do Centro.

Uma pena o da Lander não dar, devido ao seu farol único e corrente diferente o regulador é para outro parametro, pois é barato novo cerca de R$100 modelo e marcas originais...
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Re: Tudo sobre Elétrica TNR 250cc (Tópico Único)

Mensagem por diegonunes » 27 Nov 2013, 18:59

Sabe quanto é o retificador aqui em Recife, com desconto de 20% que consigo? R$ 560,00!!! :crazy:

Esse Leone tá anunciando no Mercado Livre também, mandei uma pergunta pra consultar o part number exato da peça.

Obrigado.

:thumbup:
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