Página 1 de 2

Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 25 Nov 2013, 17:25
por Fabio_joinville
Pessoal gostaria de saber se aquela graxeira que tem na balança funciona mesmo, pois o próprio atendente da concessionária me falou que a graxa não chega até o eixo da balança, porque se for o caso terei que desmontar para engraxar pois que todos sabem, a moto não vem engraxada de fábrica.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 25 Nov 2013, 19:57
por noellen
Funciona meia boca, beeeem meia boca :thumbdown:

mas o problema não é a engraxadeira em si, mas sim o tipo de link que a Yamaha coloca :pdavida:

O pessoal mais experiente pode vir aqui colocar mais informações, mas...

Conforme pode observar nas imagens que peguei desse tópico: viewtopic.php?f=27&t=2548&hilit=buchas

Eixo
Imagem

Bucha
Imagem

Entre a bucha e o eixo não há espaço para ter graxa pra valer e para que através do bico "a nova graxa" consiga atingir a peça como um todo, no fim acaba uma raspando na outra da mesma forma, e por isso vai desgastando e fazendo barulho. Claro que desmontar e colocar graxa a cada 5 mil kms em média ameniza o problema e principalmente o barulho, mas não resolve, pois o atrito vai ocorrer do mesmo jeito.

Em comparação, abaixo segue um exemplo do kit da Tornado

Imagem

Note que é um rolamento, onde permite espaço para que a graxa permaneça, e uma engraxadeira aí permitiria que a nova graxa atingisse a peça como um todo devido os espaços.

Imagem

Para resolver o problema, há vários casos que trocam o kit original por rolamentos, meu mecânico mesmo fez isso na minha Lander, e nem sinal de problema ou qualquer barulho, e já rodei quase 25 mil kms desde que ele fez o serviço.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 25 Nov 2013, 21:28
por MaxxTazzi
A minha 2013 já segue com rolamentos estriados transversais de fábrica. Enfim, coisas de projeto e custos da montadora que não vamos nos estressar, mais caso a sua seja a antiga compre o kit que vende em casas de rolamentos melhores que originais e o preço, claro menor, agora não tenho os códigos em breve lhe passo.

De qualquer jeito tem o passo a passo nos tutoriais aqui no fórum na desmontagem dos links e eixo principal. No início parece trabalhoso e demorado, mais depois fica fácil tendo um cavalete central ou cavalete e em 1:00 faz isso.

Na minha faço a cada 10 mil, dura mais, porém para certificar.

Na dos meus amigos que faço sempre com 10mil ainda está bem lubrificado todo o conjunto. Nada de WD hein! Só pra limpar.

Uso graxa branca de uso marítimo, de lítio, um pouco mais cara porém maior proteção contra água. Vende nas casas de rolamento e é uma beleza.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 25 Nov 2013, 22:42
por ghamauricio
Funciona perfeitamente sim! Tem que bombear até sair pelas laterais.

Eu coloquei também os parafusos e buchas da Keplek que vêm com um bico pra graxeira cada um. Desta maneira, não é necessário desmontar o link da suspensão pra lubrificar, basta meter graxa pelo bico.

De fato, sempre que ela começa a rangir é falta de graxa NO EIXO (balança elástica, como chamam, que é o eixo da balança em si, e não no link). Mas foi a mlehor coisa que eu fiz! A Keplek também vende um eixo para a balança com este bico, pra quem preferir (é meio chato encaixar a graxeira naquele bico dabalança).

http://www.keplek.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Abs!

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 25 Nov 2013, 22:53
por diegonunes
Funciona perfeitamente, o problema é falta de compromisso de quem mexe na moto.

Minha moto é 2010/2011 e nunca apresentou chiado ou problema no quadro elástico. Segredo? Graxa pelo graxeiro até esborrar a cada 5 mil km.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 26 Nov 2013, 00:29
por Fabio_joinville
Minha está com pouco mais de 4 mil Km, é 2012 modelo 2013 na cor bege, engraxei os links
nesse final de semana, sabe, aquelas quatro buchas e os roletes e mesmo assim está ringindo,
Estavav pensano em abrir para engraxar, porém vou ver se a graxeira resolve caso contrario
vou por a mão na massa mesmo ou melhor na graxa.
Abraço amigos, obrigado por responderem.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 26 Nov 2013, 09:10
por Kakko
O certo é enfiar graxa até sair pelas pontas...teoricamente vai entrando graxa nova e expulsando a velha.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 26 Nov 2013, 09:31
por Fmm4100
Isso quando existe a tal graxa...

A minha foi no processo arcaico mesmo, desmontando e lubrificando.
Já tem mais de 10000km que fiz isso e até agora nada de chiado, mesmo após rios, lamas, chuvas, lavagens e outros fatores.

Acho que lavar na água e sabão ajuda bastante, evitando diesel e querosene nessas partes.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 26 Nov 2013, 10:40
por MaxxTazzi
Olha tem este sistema, acho benéfico claro, mais rápido, mais não tanto eficiente quanto desmontar. Desmontando além de limpar corretamente você pode averiguar se as peças estão dentro dos conformes e de forma preventiva prever já algo.

Para os desavisados afrouxem os parafusos, me deu arrepios um colega querer colocar graxa e metendo pressão e estourando bico da engraxadeira. E coloque bastante graxa realmente como falaram até sair a velha ou sair a nova, pois como Fmm falou, se tiver rsrs.

As buchas das antigas se lubrificadas corretamente duram, mais não tanto quanto aos modelos novos. O Kit Keplek é muito bem vindo, mais precisa ir em um lugar especializado para tal instalar as mesmas, em casa se tiver ferramentas, tempo e paciência vá em frente.

Re: Graxadeira da balança funciona mesmo?

Enviado: 29 Nov 2013, 14:51
por lucacsm
Sinto informar, mas não funciona. Comprei uma engraxadeira. Fiz o processo de injetar graxa através do bico. Chega uma hora que a graxa não entra mais e começa a voltar. Fui me informar e me disseram para levar em oficinas de caminhão. Lá a graxa é injetada com pressão. Dessa maneira deve funcionar bem.

Abraços a todos