Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por LMattosBS » 06 Mai 2014, 17:24

Teste em cacaria!!!!

Leonardo Mattos
De algum lugar por ai...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Rogeriogest » 07 Mai 2014, 00:12

Radames Aragon escreveu:Agora a nova história: instalei o amortecedor da Cmotos com alta expectativa, e visualmente era bonito e profissional, mas não andara nem 100m até minha casa, começou a pingar um óleo do amortecedor... O Claudio da Cmotos disse q não identificou problema nenhum, reparou o vazamento e trocou os retentores. :joinha:
Radex, o que o Claudinho falou? Ele não achou nada??? Estranho isso! O meu já rodei uns 1.000km e até agora tá perfeito.
Melhor que o original, To até pensando em mandar fazer o da Sahara também... :crazy:
Radames Aragon escreveu:E como deixou a moto alta, to até estranhando :mrgreen:
É isso aí. A minha Tenere ficou tão alta que nem alcanço mais o pé no chão.
Depois calibrei a suspa dianteira com 10 libs e a frente subiu mais ainda. Agora é só na ponta do pe'.
Tá ruim de parar com a moto no trânsito, mas que tá BONITA PRA C*R*LHO, ISSO TÁ! :rock:

Abrazzzzzz!!!!!!
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 07 Mai 2014, 08:29

Haha, descobri q a sensação de "moto alta", na realidade é q o mecânico sem querer inverteu as hastes do quadro elástico colocando a rabeta o mais alta possível, mas quando eu sento a moto afunda e fica normal. O ruim é q ao descer da moto, ela sobe tanto q parece q vai tombar ou derrubar as motos próximas, rsrs. Vou pedir pra ele corrigir logo.

Puxa, no primeiro teste pra Niterói a moto se saiu muito bem, a sensação é de q tirou peso da frente e até o manejo está mais leve, pq a moto desce mais e absorve as menores irregularidades, é muito suave. Acho q realmente é mais dimensionado e regulado para o peso e porte da Tezinha do q o de Falcon (óbvio, né).

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por LMattosBS » 19 Mai 2014, 17:32

Amortecedor Frankstein... Kkkk

Leonardo Mattos
De algum lugar por ai...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Atobá
Usuário
Usuário
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Fev 2013, 06:35
Cidade onde mora: Santa Cruz Cabrália/Bahia

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Atobá » 31 Mai 2014, 11:20

Olá amigos,
Sai de uma Xre,que no quesito suspensões é um show e parti para uma Té 250 por conta dos sérios problemas no cabeçote da moto do Sr Soichiro.
De cara,freios e suspensões não me agradaram,principalmente para o tipo de viagem que faço em off road.
Preparei a dianteira,que ficou show,mas isto só ressaltou a ineficiência da traseira.Pensei e pesquisei as alternativas e acabei optanto pelo amortecedor da Cmotos.
A moto agora esta perfeita,faltando apenas a aprovação no quesito durabilidade e isto será feito em uma viagem cruzando o pais de extremo a extremo por 8 mil em estradas de terra e mais 8 mil de deslocamentos.
Vamos ver no que vai dar.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 31 Mai 2014, 13:16

Muito legal sua experiência, eu tb coloquei o Cmotos, mas como vc preparou a frente? Eu coloquei Motul 10w e teve excelente resultado.

Mas voltando ao monoshock, segundo o Claudio, devido ao gás comprimido, a durabilidade aumenta pq evita do óleo gerar bolhas, e a manutenção tb fica mais fácil, naquele vasilhame extra. Comprovaremos.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por ivnn » 31 Mai 2014, 13:46

Na minha suspensão traseira, ainda original, já duas vezes tive que aumentar a pressão da mola. Segundo os mecânicos que conversei, não é poque a mola "perde a força", mas é porque o nitrogênio da susp. passou para o óleo, e aí temos que apertar a mola para compensar a perda da pressão do gás. Em outras palavras, daqui a pouco chegará a hora de eu pôr um cmotos na minha também.

Na dianteira pus um par de emuladores de válvula da Ankler, e usei motul 10W. A frente sobe exatamente a espessura dos emuladores (duh), que não é pouco - uns 15mm, se bem me lembro. Preciso regular de novo o farol, que agora pega retrovisor da frente. Meu objetivo com os emuladores foi deixar ela mais macia nas irregularidades maiores do asfalto ruim daqui. Por isso eu reduzi de leve a pressão original das molas dos emuladores. Ficou bom; afunda menos que a original nas frenagens e mesmo assim passa mais macio nos remendos grosseiros das ruas daqui (é inacreditável como a Joao Carlos da Silva Borges (http://goo.gl/maps/f1l93) é remendada e ondulada; é como colcha de retalhos amorrotada. Tem muita rua de terra melhor isso. Tem que maneirar quando tem pacote de ovo no baú.)

Avatar do usuário
Atobá
Usuário
Usuário
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Fev 2013, 06:35
Cidade onde mora: Santa Cruz Cabrália/Bahia

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Atobá » 31 Mai 2014, 16:35

Radames,
Montei uma valvula emuladora e eliminei a função das flautas além de trocar o óleo para Motul 10W.
Melhora muiiiito.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 31 Mai 2014, 16:57

Vai participar do Nacional? Adoraria saber a diferença com essas válvulas emuladoras. O óleo Motul já ajudou muito a copiar o terreno sem transferir vibração, ignora muitas irregularidades, e mesmo em ondulação grandes amacia bastante os impactos.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 11 Jun 2014, 13:31

Volto aqui pra um novo relato e uma dúvida: parece q fui "sorteado" com uma unidade do amortecedor preparado da Cmotos q vazou novamente. Da primeira vez vazou todo o óleo e realmente tava impossível andar com a moto; desta vez levantei a roda traseira pra fazer uma manutenção na corrente e quando olhei pra frente já tinha uma poça de óleo. Nem testei a moto, falei com o Claudio da Cmotos e mandei pra ele essa unidade e devido a todos os perrengues, pedi em troca um amortecedor Kayaba novo, q ele já me mandou.

Mas a dúvida: é normal um amortecedor novo cuspir um pouco de óleo? Alguém já teve essa experiência? Ou isso é sinal de problema de qualquer forma? Pergunto pq ele disse q isso pode ter acontecido com o amortecedor q devolvi pra ele, pq ele me disse q na vdd estava bom, sem problemas, e aquilo teria sido normal. :mudo:

Por via das dúvidas já estou instalando o amortecedor novo, q seria melhor q o original.

Valeu

Responder