Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por LMattosBS » 26 Jun 2014, 23:02

Esquema do amortecedor


1 GÁS
2 Embolo que separa o gás do óleo
3 Câmara superior de óleo
4 Válvula
5 Câmara inferior de óleo
6 Haste
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
sammyrpinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:58
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
Localização: Noroeste Fluminense

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por sammyrpinho » 01 Out 2014, 11:14

Parabéns pelo feito Léo! Sou mais um premiado com o amortecedor fudido! Por enquanto não vazou o óleo todo, aumentei a carga da mola e parece que deu uma sobrevida. Agora começo a estudar possibilidades...ao menos já descartei o original e paralelos..
>> Ténéré 250, AZUL, 2012
>> Titan 150 Mix, PRETA, 2010

Sammyr Pinho
Membro Fundador
Imagem
curta nossa fanpage:
facebook.com/bonsaliadosmg

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Saviczki » 06 Out 2014, 12:13

Bom dia,

Minha tenere esta com 30.000km, e na revisão na cc o mecânico informou que esta com o amortecedor cansado e pra trocar pelo original custa só R$ 1.150,00 rsrs. verifiquei em moto peças da região (Cuiabá) e encontrei um da marca Danniixx por R$ 360,00 alguém sabe me informar se esta marca é boa se presta?

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Natão » 06 Out 2014, 12:56

Caramba, é um absurdo o que pedem por um amortecedor!

Cara, se trocar os 4 amortecedores + molas de um Scenic (original cofap), por exemplo, fica mais barato!

Tudo pra moto é um absurdo extremo!

Eu to quase desistindo, comprando uma CG 150 e um automóvel... transformando a CG em Scrambler... e boa.
Editado pela última vez por Natão em 06 Out 2014, 14:16, em um total de 1 vez.

Saviczki
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 30 Ago 2014, 16:47
Cidade onde mora: Cuiaba/MT

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Saviczki » 06 Out 2014, 14:00

Absurdo mesmo, tenho uma Kia sorento e o amortecedor dela é mais barato que o da moto. mas os fabricantes apostam sempre na paixao pela moto, e aí exageram nos preços.

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 11 Out 2014, 09:58

Pessoal, chegou o meu prêmio. Minha T tem 42000k e há muito vinha sentindo a mesma bater na traseira. Achei que fosse só pelo fato de eu estar um pouquinho acima do peso. Chegou mesmo a furar a rabeta e estragar os biscoitos de um pneu com a patroa na garupa. Não vou dar 1050,00 em um amortecedor pois não sou FDP pra incentivar esse tipo de roubo. Minha pergunta é: alguma alternativa entre os amortecedores da cmotos e o da falcon adaptado? Pessoalmente, por ser leigo em matéria de suspa desconfio que o ideal seria adaptar um amortecedor de uma moto de cc/peso mais ou menos semelhante ao da tezinha. O da tornado não serviria? O da xlx 350 é o mesmo da falcon? e o da xlx 250? Alguém que já tenha testado outras adaptações poderia me ajudar? Não sei mais o que fazer, mas sei o que não fazer: dar R$ 1050,00 emm um amortecedor e incentivar a yamaha a assaltar os usuários de seus produtos. Depois reclamam da má fama.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 11 Out 2014, 14:57

Já tive os dois amortecedores, e posso dizer:

Adaptação de Falcon: ele é mais pesado q o original e um pouco mais duro; pra andar sozinho, peso total menor q 90 kg, foi melhor deixar com a menor pré-carga possível pra conforto. A segurança depende tb da adaptação, tem q mandar fazer num bom torneiro uma peça firme e com altura bem parecida com a do original. Gasto total: $280 com a adaptação no torneiro incluída.

Cmotos preparado: esse tem a vantagem de facilitar futuras manutenções pois a garrafinha de gás tem bico disponível. Além disso por ter mais espaço pra óleo dura mais, e a maciez é basicamente a mesma anterior. Se puder gastar mais, recomendo. Gasto total (enviando o seu pra ele): $700 ou $800, não sei quanto está o serviço agora, mais o frete SEDEX.

Avatar do usuário
jmarcelo
Novato+
Novato+
Mensagens: 44
Registrado em: 13 Jun 2014, 14:04
Cidade onde mora: Santa Cruz Cabralia/BA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por jmarcelo » 11 Out 2014, 22:57

Tenho um cmotos preparado pra 120 kg, era da moto de Roberto Atobá que nos deixou a pouco tempo. Faço 700 sem troca mais frete.

via celular

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 13 Out 2014, 10:48

Amigos. Preciso de algumas informações para tentar fazer minha própria adaptação. Alguém sabe me dizer o cumprimento do amortecedor original da TE? Pelo que pude observara hoje, o da tornado parece ser um pouco maior. O da falcon é algo em torno de 35 cm. Mas como tornado e TE são motos com pesos mais próximos acredito que seria viável uma adaptação se a diferença de cumprimento entre os dois amortecedores não for muito grande e der pra se tirar essa diferença na regulagem da mola. ALGUÉM PODE ME AJUDAR? :nao: não posso me dar ao luxo de enviar meu amortecedor via correios pois preciso da moto pra me deslocar pro trabalho a 160km da minha cidade. Além do quê com 400 dilmas posso adaptar um da tornado(em caso de compatibilidade) sem gastar com mão-de-obra, pois eu mesmo faria a instalação e gastaria apenas com o tornero e, claro com o amortecedor que em minha cidade consigo por 300/280 dilmas.

P.S.: TENHO MÍSEROS 95KG E A PATROA 62KG.

Avatar do usuário
sammyrpinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Jul 2013, 14:58
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
Localização: Noroeste Fluminense

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por sammyrpinho » 20 Out 2014, 17:50

babacosmica escreveu:Amigos. Preciso de algumas informações para tentar fazer minha própria adaptação. Alguém sabe me dizer o cumprimento do amortecedor original da TE? Pelo que pude observara hoje, o da tornado parece ser um pouco maior. O da falcon é algo em torno de 35 cm. Mas como tornado e TE são motos com pesos mais próximos acredito que seria viável uma adaptação se a diferença de cumprimento entre os dois amortecedores não for muito grande e der pra se tirar essa diferença na regulagem da mola. ALGUÉM PODE ME AJUDAR? :nao: não posso me dar ao luxo de enviar meu amortecedor via correios pois preciso da moto pra me deslocar pro trabalho a 160km da minha cidade. Além do quê com 400 dilmas posso adaptar um da tornado(em caso de compatibilidade) sem gastar com mão-de-obra, pois eu mesmo faria a instalação e gastaria apenas com o tornero e, claro com o amortecedor que em minha cidade consigo por 300/280 dilmas.

P.S.: TENHO MÍSEROS 95KG E A PATROA 62KG.

Eu vou adaptar o da falcon mesmo. Já estou até com a amortecedor em mãos e a ideia pronta da peça que vou usar na adaptação, só preciso dos detalhes das buchas e diâmetro dos furos...conversando com o LMattosBS ele me aconselhou a usar aço SAE1045 ou AISI 420 (inox), o cara entende dessas coisas..

Imagem
Preciso ter essas peças para ter noção do furo
vou ver se encontro na CC amanhã
>> Ténéré 250, AZUL, 2012
>> Titan 150 Mix, PRETA, 2010

Sammyr Pinho
Membro Fundador
Imagem
curta nossa fanpage:
facebook.com/bonsaliadosmg

Responder