Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 21 Out 2014, 18:49

Será que não dá pra adaptar a mola do original no da falcon? Quais os efeitos de tal adaptação? forçaria demais o amortecedor?

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Roots_Rider » 14 Nov 2014, 15:01

jmarcelo escreveu:Tenho um cmotos preparado pra 120 kg, era da moto de Roberto Atobá que nos deixou a pouco tempo. Faço 700 sem troca mais frete.

via celular
Pra 600 0u pra 250? Com garrafinha ou é o original preparado?
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 10 Dez 2014, 11:09

Quem quiser um da FALCON pra adapatar... tenho um zerado. Marca FNA. Paguei R$ 370,00 nele, mas torro por 300,00.

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 23 Dez 2014, 15:32

Meu caso só resolvi depois de gastar uma grana considerável, mas espero que minha experiência contribua para ajudar todos que tiverem o azar de ver estourada a peça pela qual as concessionárias mais roubam, digo, lucram, nas costas dos otários clientes.
Primeiro comprei um amortecedor paralelo da falcon (sabem quanto custa o original? melhor nem citar...) da marca FNA. Fui ao melhor torneiro da cidade, todo eufórico e o mesmo me disse que não dava pra adaptar uma bucha pois a mesma ficaria presa, não trabalharia e blá, blá, blá... mas tinha um da tenere pra me vender - que na verdade era da lander (incrível como todo mundo acha que são motos exatamente iguais) e eu não tnha mais grana pra comprar. Comentando com um vendedor em uma concessionária, o mesmo disse que dispunha de um da lander da marca FNA e que já tinha vendido 11 unidades e nunca precisou acionar a garantia. Acreditem: apelei pro cartão da minha velhinha e parcelei em 4 vezes. Amortecedor super macio, mudou o conforto da água pro vinho (até por que qualquer coisa é melhor que amortecedor estourado). Só um porém. Ganhei de brinde um empeno na parte traseira do chassi devido a pancadas com excesso de peso, consequência do amortecedor estourado. A rabeta baixou muito e sempre dava a impressão de que a moto selava mais que o normal quando eu montava. Resolvi arriscar adaptar o da falcon, mas utilizando a bucha do da lender e... BINGO! As roscas são exatamente iguais. Qual não foi minha alegria quando, ao desmontar os dois amortecedores constatei que só teria o trabalho de rosquear a peça da bucha do da lander no da falcon. Optei por eliminar o guarada-pó, pois a tampa que segura a cabeça da bucha no da lander não tem o furo do suspiro. Melhor ainda, ficou na medida exata. A moto melhorou 1000% nas curvas. Em algumas irregularidades tenho a impressão que quica um pouco, mas nada que incomode demais. Desempenei o chassi e estou em nova lua-de-mel com a motoca. Tá difícil postar as fotos. Mas assim que puder compartilharei.

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 24 Dez 2014, 10:05

Agora sim, acho que vou conseguir postar as fotos. Vamos lá.
Imagem Amortecedor paralelo da lander marca FNA desmontado.
ImagemAmortecedor paralelo da falcon, marca FNA, desmontado. A cor foi uma cagad* que eu mesmo fiz aproveitando um restinho de spray que usei pra pintar uma peça de decoração.
Imagem As duas "cabeças" inferiores dos amortecedores. O garfo (da esquerda) é do da falcon; o da direita é da lander. Observe que retirei sem cortar nada. São de tamanhos muito próximos se não iguais, não medi.
Imagem As duas "tampas/chapas" que seguram a mola na parte inferior. Observe que o da falcon tem um furinho que serve como suspiro no caso do guarda-pó "vedar" com sujeira. Optei por não por o guarda pó a fim de aproveitar a tampa do da lander pois como esta é côncava, dava pra rosquear mais a cabeça com a bucha sem comprimir muito a mola.
Imagem A mortecedor da falcon com guarda-pó e a tampa inferior. Observe que ela é plana.
Imagem Agora com a tampa do da lander. Observe que essa tampa é côncava, vamos dizer assim, e como é mais fina também, optei por usá-la a fim de rosquear mais na hora da montagem.
Imagem acima o amortecedor da falcon;abaixo, o da lander. Observe que as roscas são iguais embora se tenha menos fio de rosca no da falcon. Os cursos são diferentes, sendo mais curto no da falcon.
O bicho montado.ImagemImagemImagem
O bicho instalado Imagem Imagem Agora com flash :DImagem Continuo achando que a moto tá quicando, principalmente com garupa, mas não chega a ser desconfortável. Como disse anteriormente, qualquer coisa é melhor do que amortecedor estourado. Espero ter contribuído.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por diegonunes » 24 Dez 2014, 10:48

A questão é que o amortecedor é ajustado pra o peso da moto e ângulos da Falcon, por isso a desarmonia no funcionamento.

Acho que nos resta três opções mesmo:

- Um novo;
- Remanufaturar numa empresa decente e
- Valvular.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por babacosmica » 24 Dez 2014, 16:33

Ainda acho que a questão é a mola e uma mola menos potente demoraria um pouco mais a retornar diminuindo o pula pula. Mas li relato de usuários satisfeitíssimos com a adaptação.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por wtecpro » 19 Jan 2015, 10:57

Muito interessante este tópico. Já estou começando a sentir meu amortecedor cansado e pelo que li aqui neste tópico, o da Cmotos me parece a melhor opção quando eu for trocar. Obrigado a todos pelos relatos que já me ajudaram a fazer uma boa escolha.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
rodrigovk
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Abr 2014, 18:06
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por rodrigovk » 27 Mar 2015, 09:47

Vim contar minha experiência com o amortecedor da Cmotos.
O atendimento foi muito bom, a loja é super confiável. (O amortecedor remanufaturado da Té que não é!)

Em novembro troquei o amortecedor da Teneré pelo modelo remanufaturado, com cilindro de gás. Com a mão de obra, não saiu barato (algo em torno de mil reais). Então fui fazer uma viagem com a esposa, 2000Km. Peguei um pouco de estrada de terra (errei o caminho - duas vezes!)

Depois desse trecho de terra, senti o amortecedor um pouco mais duro, mas achei que era coisa da minha cabeça, e segui viagem.
De volta a Campinas, nem pensei mais no amortecedor. Talvez eu tenha rodado como amortecedor antigo estourado tanto tempo, que acostumei que esse é o padrão da Teneré.

Enfim, ontem parei a moto em casa para almoçar, e quando saí, tinha vazado todo o óleo - o amortecedor estourou. Isso num dia comum, em uma semana que eu só andei sozinho, sem garupa. Trocando e-mails com a loja, ele me disse que isso só acontece quando o amortecedor passa do limite de carga (o que até pode ter acontecido na viagem, mas com certeza não essa semana).

O problema é que o custo de mão de obra da cmotos é muito cara. É 160 reais só para remover o amortecedor da moto. Para arrumar, vai ficar mais 290! Ou seja, 450 reais para arrumar um amortecedor que deu problema com só quatro meses de uso! (A garantia é de 3 meses).

Talvez o amortecedor da Teneré não seja forte o bastante para ser remanufaturado. Eles mesmo avisam que esse amortecedor quebra se você abusar (imagino que abusar seja fazer trilha, coisa que não faço). Mas é complicado ter uma teneré e não poder nem sair do asfalto. Talvez o amortecedor top de linha deles Kabaya) seja uma boa opção pelo mesmo preço do original Yamaha.
Mas definitivamente NÃO RECOMENDO o remanufaturado da Teneré...

Vou procurar uma oficina especializada em amortecedor aqui em Campinas para ver se consigo arrumar esse pagando menos na mão de obra... Pior é que estou numa pindaíba... :P

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 27 Mar 2015, 10:58

Rodrigo, sei exatamente pelo q vc passou, e relatei aqui no fórum também.

Mandei meu amortecedor original ruim para a Cmotos e recebi imediatamente (por Sedex) um novo, com garrafa de gás. Legal até aí, então mandei instalar perto de casa (coisa de 50m). Mas foi só parar no estacionamento do prédio e começou a pingar! Comigo não durou absolutamente nada.

Solicitei atendimento, mandei de volta e tb tive q pagar de novo o serviço de retirada. Ao receberem, o Claudio me ligou e disse q não havia nada de errado! Mesmo tendo vazado todo o óleo espontaneamente. Ele me mandou novamente, e, ao chegar, VAZOU de novo.

Aí me irritei, liguei pra ele e combinamos assim: somei todo o custo de mão de obra de retirada e colocada do amortecedor (menos a primeira do antigo e a última do novo), mais os 2 sedex, e um desconto pra ele me enviar um Kayaba.

E fim da história, estou feliz com o Kayaba... :/

Responder