Amortecedor alternativo, opiniões...

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Rogeriogest » 18 Mar 2014, 19:43

Radames Aragon escreveu:Falei mierda, tá R$ 600 mesmo sem a mola especial :shock:
cmotos escreveu:mola 180,00 e 600,00 do amortrcedor base de troca. e se haste riscada 120,00
sedex 42,00 para voltar
Pelo menos o mecânico já resolveu a parada no amortecedor adaptado. Como tenho q comprar um pneu também, vou planejar meu próximo passo... Sem off road por enquanto :cry:
Po mas tu não acabou de colocar os pneus que comprou do Rodrigo?
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 19 Mar 2014, 00:55

Decidi guardar pra uma ER e a Serra da Canastra, q ainda desejo fazer :mrgreen: preciso de tempo e brevê com a patroa... :risadinha:

Ja no 1o dia de Viçosa é possível q faça um trecho em MG...

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 19 Mar 2014, 09:25

PS: com a solda na porca (e arruelas de pressão e lisa) q o mecânico fez a moto está no lugar novamente. Eu já ia me acostumando com o amortecedor ruim, quicando nas ruas, mas q diferença enoooorme :animadao:

O amortecedor de Falcon é mais robusto, por isso, mesmo na posição mais baixa (com menor pré-carga ou coisa assim) continua suficientemente firme e maleável pra andar bem na Té.

Aquele probleminha q falei da altura acho q ficou resolvido, já achei bem mais confortável! :rock: Quero ver com garupa :mrgreen:

Agora, isso não exclui o fato q não tenho mta confiança pra fazer Offs mais duros e ainda estou de olho no amortecedor da CMotos.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 01 Abr 2014, 19:22

Passando aqui pra dizer q decidi encomendar o amortecedor da Cmotos.

Pesou:

- O amortecedor de Falcon da marcha Denshin (chinesa) funcionou bem para o uso comum, mas não aguentou quando fiz Off-road com peso, esgarçou a porca 2x.
- Mesmo funcionando bem, notei que andando sozinho o retorno era mais rápido que o original, embora com garupa fosse muito bom.
- Como já estou andando com o Denshin, mandei para a Cmotos com calma via PAC.

Ainda aconselharia a solução caso o uso da moto não inclua Off-roads com garupa, baú, certas pistas abandonadas de motocross... :risadinha:

Uma vez trocado, vou por à venda o amortecedor Denshin com a adaptação.

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Led-RJ » 01 Abr 2014, 20:23

Mas Radamés, se disse que a porca esgarçou com esse uso, melhor não por esse amortecedor para vender...
Afinal de contas, mesmo que a pessoa não faça esse uso "intenso", uma hora vai acontecer novamente. Apenas vai demorar mais...
Não vale a pena você botar a sua segurança em risco e muito menos a de outros...
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 01 Abr 2014, 20:58

A porca em questão não chega a pôr em risco a segurança, eu andei com ela um bom tempo até perceber isso. O amortecedor só ficou mais duro.

Na verdade estou usando ela agora, o mecânico soldou junto com uma arruela de pressão e parece ter resolvido a questão, estou andando confortavelmente, só q não sei se aguenta se eu resolver fazer outra trilha com ela jogando peso em cima. Se fosse só andar com ela na rua e estrada, não trocaria agora.

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Led-RJ » 01 Abr 2014, 21:03

Ah sim... Tô de olho nessas paradas pq o amortecedor da minha já está pedindo arrego... Creio que terei que trocar muito em breve...
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 01 Abr 2014, 21:13

E lembrando q essa é uma alternativa barata e ainda assim superior aos amortecedores de Lander paralelos.

O mecânico q levo pra fazer as paradas me "proibiu veemente" de colocar um desses, pois estouraram dois com uso banal na mão de outro cliente q já estava fulo da vida e mais outros casos. Esse amortecedor de Falcon teve esses detalhes com meu uso intenso, mas essencialmente está muito bom até agora. :thumbup:

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 06 Mai 2014, 14:10

Pessoal, só pra reiterar q o amortecedor de Falcon adaptado, depois da solda de uma arruela de pressão na porca nova da parte inferior, ficou muito bom e estou quase arrependido de ter encomendado o amortecedor da CMotos, q instalei afinal após um perrengue (e ainda estou de olho).

Recontando a história, fiz a adaptação em janeiro (http://www.tenereclub.com.br/viewtopic. ... =70#p99476" onclick="window.open(this.href);return false;) para curtir as férias com a moto rodando, pq o amortecedor original xoxou com 25 mil kms e todos os consertos custavam na faixa de $400 pra deixar mais-ou-menos ou $600 mandando pra SP não sei por quantos dias. Seguindo uma dica do fórum dos Highlanders, comprei o amortecedor mais barato de Falcon ($179 + frete) e fiz a adaptação num torneiro por $80; logo de cara a melhora era absurda (afinal tava batendo o traseiro no asfalto antes) mas consegui fazer trilhas e rodar com conforto inclusive com garupa - na verdade o amortecedor ficava ainda melhor com o peso de garupa. Até o dia q esgarçou uma porca e ficou dura. Acabei trocando a porca 2x, até q o mecânico sugeriu soldar uma arruela de pressão numa nova porca, e desde então já fiz 3 trilhas, viagens e etc. sem problema nenhum. Mas, quando a porca (pura) havia esgarçado a 2ª vez, encomendei logo o amortecedor da Cmotos enviando meu original para SP - o tal serviço de $600 - pensando q não tinha jeito.

Agora a nova história: instalei o amortecedor da Cmotos com alta expectativa, e visualmente era bonito e profissional, mas não andara nem 100m até minha casa, começou a pingar um óleo do amortecedor. Até o final do dia já havia vazado todo o óleo, e a moto estava somente na mola! Tive q tirar e voltar com o amortecedor de Falcon pra mandar pra SP. O Claudio da Cmotos disse q não identificou problema nenhum, reparou o vazamento e trocou os retentores. Hoje recebi e mandei instalar novamente o novo amortecedor, já andei um pouco mais de 100m e não vi pinga-pinga, vamos ficar de olho... :joinha:

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Amortecedor alternativo, opiniões...

Mensagem por Radames Aragon » 06 Mai 2014, 16:48

Amortecedor Cmotos instalado (por enquanto, sem pinga pinga :thumbup: )





E como deixou a moto alta, to até estranhando :mrgreen:

Responder