AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Fmm4100 » 02 Out 2013, 21:53

Faz o reparo na sua peça, pois acredito que vai ficar funcionando como antes.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 02 Out 2013, 21:59

É isso mesmo que vou fazer. Obrigado pela ajuda amigo. Me ajudou bastante mesmo!
Imagem

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 02 Out 2013, 22:43

Fmm4100

Você estava certo amigo, o sensor que eu quebrei se chama (IAT) sensor de temperatura do ar de admissão.

Olha o site que achei explicando sobre sensores hibridos, muito interessante : http://motordomundo.wordpress.com/2011/ ... r-hibrido/" onclick="window.open(this.href);return false; . Agra sei realmente o que é esse sensor e para que serve.
Imagem

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por oscarmaxi » 03 Out 2013, 09:23

Lopesga,
Bom dia.

1º passo: muita calma nessa hora...
Sinceramente, acho difícil fazer o reparo nessa peça. Se você não tem habilidade para isso, pode até piorar a situação. Se piorar, vai te restar pesquisar na internet por essa peça, mas, como já disseram acima, tomando muito cuidado com a procedência, pois se essa pequena quebra já te aborreceu tanto, imagine quem perde a moto e ainda, mediante violência...
Se os dois fiozinhos estiverem bem no centro do pino, sugiro que você dê uma pequena desgastada vertical em cada fio e pingue uma gotinha de solda em cada extremidade (serão quatro extremidades), de forma que quanto você juntar as duas partes do pino, esses pinguinhos de solda façam contato entre si. A solda, acho, é uma boa solução por ser material mole, aí você pode tirar eventuais excessos com uma lixinha, até ajustar com perfeição os contatos.
Um desbaste lateral até alcançar os fiozinhos pelas laterais, pode deixar muito sem encaixe as duas partes do pininho que serão reunidas, dificultando um ajuste perfeito.
Se der, faça um ou dois sulcos verticais no sentido longitudinal do pininho e encaixe ali um ou dois preguinhos bem fininhos antes de colar, para reforçar a emenda.
E boa sorte.
Agora se nada disso der certo, o que lhe resta é pesquisar na internet mesmo. Não parta do princípio de que tudo que é vendido de segunda mão é produto de roubo. Às vezes, alguém arrebentou a moto num acidente e precisa mesmo vender o que lhe sobrou, até para se tratar. Se você conseguir pesquisar a origem, não vejo por que gastar um pau e seiscentos na concessionária... Aí sim será um roubo de verdade...
Abraços.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por diegonunes » 03 Out 2013, 10:32

Ah Yamaha não vende sensor híbrido separado do corpo, ou morre num corpo interno na CC que custa uns R$ 1.500,00 ou vai ter que correr atrás.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 03 Out 2013, 10:34

Muito obrigado oscarmaxi. Me deu excelentes idéias para resolver o problema. Acho mesmo que o reparo é muito dificil ser feito por se tratar de uma peça muito pequena. To vendo na net esse site : http://www.mte-thomson.com.br/site/pt/catalogos/" onclick="window.open(this.href);return false; . Essa empresa que fabrica esses sensores, olhei o nome da empresa na foto que postei na primeira pagina. Interessante pois, pode ajudar muita gente se essa empresa vender essa peça separada.
Imagem

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 03 Out 2013, 10:59

Esse site ai em cima está com projeto do sensor hibrido da fazer/lander/tenere em fase de conclusão, provavelmente em 30 dias será disponibilizado para venda. Então fica a dica pra quem tiver problema somente com essa peça.
Imagem

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 03 Out 2013, 17:32

Eu consegui chegar nos dois fiozinhos que o pino possui e também consigo ver os dois fiozinhos do sensor, sendo assim é possivel a solda como o osacarmaxi disse. O problema é que fui em uma loja de som e pedi para o cara soldar, ele disse que é muito complicado por se tratar de um fio extremamente pequeno. Acredito que o melhor mesmo é ir numa auto eletrica né ? E pedir para pingar uma gota em cada extremidade e depois junta-las ? Alguém sabe dizer se esse processo é simples ? Não tem perigo de qndo eu for pingar solda nas duas extremidades do fio que está no sensor e a solda cair no plastico e derreter ?. Teria que pingar solda no pino e no sensor de ponta cabeça para nao pingar né ? . Mais tarde posto a foto do sensor já aparecendo os fiozinhos.
Imagem

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Fmm4100 » 03 Out 2013, 17:41

Leva numa casa de eletrônica.
O processo é simples, mas o cara tem que ser cuidadoso e fazer com boa vontade.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Lopesga
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 30 Set 2013, 18:55
Cidade onde mora: Limeira/SP

Re: AJUDA!! SENSOR HIBRIDO QUEBROU O PININHO.

Mensagem por Lopesga » 03 Out 2013, 17:59

Entendii!! Vou fazer isso mesmo, levar numa casa de eletronica então. Uma pergunta, quando eu soldar os dois fios, ficará aquele espaço mostrando os dois fios soldados, eu pensei da seguinte maneira: Moldar esse espaço com durepox, de uma maneira que fique do tamanho do pino a moldura do durepox e após fazer essa moldura dar um acabamento com um produto que chama Plati Film da Quimatic, é um tipo de cola que onde é colocado vira borracha, e fazendo isso ja iria proteger bastante o pininho. Para fazer o acabamento eu pensei em colocar uma proteção redonda de fora a fora no pino de uma maneira que eu consiga aplicar esse produto dentro dessa proteção e depois que estiver seco esse produto eu pego e ranco a proteção e tenho a moldura qse que exata do pino. O unico problema de fazer isso é saber em qual superficie essa cola não pegue muito bem, para não colar minha proteção junto ao pino. Tive essa idéia com base nesse post no forum xtzlander : http://xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=19&t=9973" onclick="window.open(this.href);return false; . Será que da certo essa ideia ? Alguém tem alguma observação ?
Imagem

Responder