buenas!
após ler esse tópico notei que eu estava com alguns dos "sintomas" de válvula desregulada e graças aos excelentes passo-a-passos postados fiz a regulagem. Trabalhoso foi tirar o protetor de carenagem do Artesão
de resto as carenagens e regulagem foi tudo rápido.
- tirei o protetor de carenagem (
)
- banco
- lateral esquerda
- terminal do cabo do acelerador
como a de admissão estava dentro da tolerância não foi necessário regulá-la, mas confesso que teria sido difícil regular ela com o tanque lá.
utilizei a 24 mesmo para remoção da tampa de válvula pois não achei a 15/16" na loja.
para o ajuste fino da folga o alicate bico fino foi bem, mas a chave própria teria sido bem prático também
problemas:
- partida a frio cada dia mais difícil, estava pegando na segunda tentativa e com dificuldade
- a 80 km/h estava quase a 5.500 giros, oque fez eu notar a dificuldade em elevar a velocidade... ela ficava com 5.000 giros a 80 km/h
- retomadas de aceleração estavam um pouco lentas
- estranha vibração notada com a mão no tanque a partir de 70 km/h
- motor um pouco mais barulhento que o normal
encontrado:
- válvula de escape estava sem folga nenhuma quando pistão no PMS, oque consequentemente trazia perda de compressão
problemas resolvidos:
- todos, bateu na ignição pegou, motor menos barulhento, vibração no tanque normal, moto mais espertinha, mais forte
tenebrosa: está com 25.000 km e uns quebrados com quase 9,5 meses de uso. média de 100 km diários onde 75% do trecho entre 85 a 100 km/h
um adendo referente aos mexânicos
- liguei num mecânico com fama de açougueiro, cobrou 120
- passei num mecânico que parece ser relaxado, cobrou 50
- liguei no mecânico que conheço a algum tempo e já fiz alguns trabalhos, disse que queria ouvir e andar na moto pois achou estranho ter válvula desregulada com 25.000 km de uso
e foram eles que motivaram meu "faça você mesmo"