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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 02 Jan 2015, 11:31
por Tomás Stringhini
Poxa, achei que desse pra por as lâminas sem tirar o tanque, entao compensa regular já que vai tirar

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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 02 Jan 2015, 12:04
por vdfritz
só não recomendo tirar com o tanque cheio, pesa pra burro hehe

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 12 Fev 2015, 00:56
por Thiago Gonçalves
Muito bom esse tópico.
Comprei minha tenere com 21.000 km e esta com quase 33.000 e acho q ela esta sofrendo pra passar dos 120 e a saída não esta tao legal.
Comprei o reparo do TPS para trocar tbm, pois esta morrendo na chuva e aproveitar pra verificar as válvulas.

Valeu galera.
Li o relato de todos e vou encarar essa encrenca kkk

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 13 Mai 2015, 20:58
por rodrigovk
Fiz besteira, eu acho.

Hoje aproveitei que tive que tirar a bateria, e já que eu estava com a mão na massa, fiz o procedimento completo. (Incluindo a limpeza no filtro de ar).
Tudo certo, aparentemente sem problemas. Montei a moto, liguei... Tudo parecia normal (a marcha lenta ficou um pouquinho mais acelerada, mas acho que era porque as duas válvulas estavam estranguladas, mais apertadas do que deveria). Mas quando saí com a moto ela começou a fazer um barulho.
Achei que parecia um barulho tipo de sopro, mas ouvindo melhor, talvez seja um "tic tic tic", algo assim, que acompanha a rotação do motor. Alguma ideia? Alguém tem uma sugestão do que eu posso ter feito errado? :-/

ATUALIZAÇÃO: Levei no mecânico de confiança, ele refez toda a regulagem que eu tinha feito errado. :P
Ele disse que eu errei o PMS, que esse motor é meio chato mesmo de deixar as marcas alinhadas, então as folgas ficaram muito soltas (26 em uma e 18 em outra).
Também disse que ele prefere regular esse motor com 10 na admissão e 14 no escape, ou seja, nos limites superiores da indicação da Yamaha. - Estou sentindo a moto menos barulhenta e respondendo melhor. Estava precisando regular de qualquer jeito (mesmo antes de eu mexer).

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Mai 2015, 08:11
por hdbatistela85
Não é que VC fez besteira , na primeira vez sempre temos mais dificuldades , logo VC vai estar regulando as válvulas de olho fechado, abraços

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Mai 2015, 15:50
por Kakko
vdfritz escreveu:só não recomendo tirar com o tanque cheio, pesa pra burro hehe
rsrs...isso é porque vc nunca tirou um tanque cheio da Tenere 600 :mrgreen:

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Mai 2015, 15:51
por edvar
Opa ja ia perguntar isso de qual folga usar
Minha dúvida é a seguinte, usando a valvula em de admissao com 0,05 de folga qual a vantagem e usando em 0,10?
No escape a mesma coisa, o que é melhor? usar o limite inferior ou superior?

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 23 Mai 2015, 13:35
por murilo.cps
Eu só te digo uma coisa! quando levei na concessionaria eles nao desmotaram tudo isso... regularam sem conferir o alinhamento dos riscos, Para falar a verdade eu acho que paguei por um serviço que eles nem fizeram, pois o consumo nao alterou e o barulho tambem nao!

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2015, 16:49
por spencer.chedid
Empolguei lendo este tópico e acabei de comprar um calibre de folga e um regulador de válvula, indicado por alguém aí pra cima :rock:

https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... libex-9381" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... 3595100013" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 01 Jun 2015, 22:43
por nilsondeltic
Fmm4100 escreveu:Vai um pouco de mais do mesmo, mas tenho umas fotos a mais:

Detalhes que podem ajudar
- Antes de remover as tampas e vela, de uma pincelada em toda sujeira que possa vir a cair dentro do motor;
- Moedas de 0,25 e 0,05 para soltar as tampas do virabrequim e da janela do PMS
- Atenção ao PMS, pois os dois devem estar apontados para as marcações
- Dá para fazer sem tirar o tanque, mas fica bem mais complicado
- Uma chave inglesa ajudar a remover as tampas das valvulas

Motor frio e devidamente depenada
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Tampa da admissão
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Tampa do escape
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Detalhe da conexão do tanque. Tem que apertar dos dois lados que sai com facilidade.
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A moeda ajuda a não marcar as tampas
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O miseravel não tinha 0,05, dai a chave serviu
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Tampas e vela removidas
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Marcações alinhadas (o ideal é girar o virabrequim varias vezes até tudo ficar casado. Tinha hora que não batia...)
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Chave L 14 para posicionar o virabrequim. Chave estria 17 para alinhar a coroa do comando

Admissão - Calibre de 0,05 passou folgado e o de 0,10 não passou. Está dentro da faixa de 0,05 a 0,10 e não precisei mexer
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Escape - Folga de 0,8 a 013 - O de 0,10 não passou, por isso regulei para deixar entre 0,10 e 0,13
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0,15 não passou
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Pronta para uso
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Detalhe que a Lander do fundo nunca viu terra... Vai entender

Na pratica senti a moto menos sacolejante nos na faixa de 3 e 4kRPM.
Amigo, tem que tirar a vela também?