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Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 23 Mai 2013, 12:22
por Fmm4100
Quem nunca deixou uma borracha de filtro de óleo agarrada no motor, para depois fazer um chafariz?
Quem nunca deixou o macaco escapulir e amassar o cárter as vésperas de um feriadão?

Só acontece com quem mete a mão pra fazer...

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2013, 10:30
por diegonunes
Alguém recorda qual o tamanho da chave a usar pra tirar a tampa de válvulas e da porca do virabrequim (pra girar o motor e colocar no PMS de compressão)?

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2013, 13:03
por Marcel Valim
Eu não me lembro agora. Sei que tenho porque já usei, mas usa uma régua pra medir a cabeça da porca que dá a medida.
Também tenho essa chave abaixo que utilizo nas regulagens, junto com o cálibre.

Imagem

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2013, 13:39
por Faraho
Meu potente motor tenerastico está um ponei maldito...
Regularei essa semana... se dane meu medo!

Parabéns pelo FVM!

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2013, 17:15
por diegonunes
Pelo que andei vendo, se usa um 15/16" =~ 24mm pras tampas e 14 mm pra girar o virabrequim, amanhã pretendo confirmar.

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 26 Mai 2013, 19:20
por Marcel Valim
Não se esqueçam de retirar a vela pra facilitar o movimento do pistão.

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 27 Mai 2013, 06:11
por allex2000
Isso mesmo diegonunes, no gira é 14mm. Nas tampas usei a inglesa, que vai tranquilo pois não tem muita força ali.

boa sorte, precisando estamos aí!

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Jun 2013, 08:44
por Diel96
galera,
Tava de férias em casa, minha T tá com 22000km, e já de saco cheio dos maus serviços prestados pela autorizada, resolvi regular as válvulas da máquina, comecei desmontando as carenagens e de cara descobri uma falha deixada pela última revisão feita em autorizada, a mangueira de suspiro do tq estava esmagada pelo própio tq, (por isso q estava de vez em quando sentindo um odor de gasoilina), mas segue em frente, fui soltar as tampas das válvulas, outra falha, acho q devido a utilização de ferramenta errada, o sextavado da tampa da válvula de admissao estava danificado, deu um trabalho danado para solta-la, a mesma é de alumínio, e não precisa de muito aperto pois a vedação da mesma com pouco aperto veda muito bem, mas acho que os caras apertaram pra valer, e a tampa quase não solta, após soltar, identifiquei o PMS na compressão, as marcas no magneto e corrente de comando ajuda muito, então calibrei no intervalo de folga recomendado pelo manual de serviço com um calibrador de lâmina, chequei mais umas três vezes rotacionando o motor, levei umas 3 horas para terminar tudo, pois como disse deu muito trabalho soltar a tampa da válvula, mas quando finalizei que fui testar a moto, veio a agradável surpresa, a moto ficou outra, no desempenho, funcionamento do motor, bem menos barulhento, a impressão é que ganhou mais umas 50cc de potência, pois a pegada ficou bem melhor, vibrando bem menos em baixa rotação, fiquei muito feliz, e cheguei a conclussão: Os caras da autorizada fazem de conta que executam a revisão, na verdade só trocam o óleo do motor, pois pelo q percebi, nunca regularam as válvulas, ou se fizeram, que as marcas na tampa demostrava, não sabem fazer.
MARAVILHA, se gostava da T com as válvulas estranguladas, agora funcionando corretamente, estou adorando.

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Jun 2013, 10:01
por Kakko
É isso aí Diel...parabéns pela iniciativa :palmas: ...e olha...tbm acho que nas CCs ( não podemos generalizar ) os caras só fazem o arroz e feijão.....no máximo trocar óleo e esticar a corrente.

Re: Faça você mesmo - Regulagem de válvulas do motor

Enviado: 18 Jun 2013, 11:31
por MaxxTazzi
Desculpe, pode ser uma pergunta besta, na hora do ajuste de admissão verifiquei que é de 0,05 a 0,10, mais qual lamina utilizo?

A de 0,05, a 0,06...e vai até a de 0,10? Ou já pego a de 0,10 e já tá bom?

Só não entendi essa variação, como uma folga ou como um ajuste...